A escrita sociográfica como didática transcriadora e produtora de presença
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635647 |
Resumo: | O texto apresenta alguns aspectos da literatura de Georges Perec com o intuito de discernir sobre uma escrita sociográfica que atue como uma didática transcriadora do cotidiano e produtora de presença — presença produzida por um modo de operar a escritura com a finalidade de recriar atmosferas e estados de espírito constituídos por elementos pouco desenvolvidos do movimento de uma aula, isto é, da relação com suas materialidades em fluxo. Procura se orientar na escrita sociográfica de Perec para poder dar a ler o encontro dos corpos docentes e discentes com os da outras matérias de seus entornos e que afetam, também, seus intelectos. Trata-se de desenvolver procedimentos para uma didática transcriadora do cotidiano se apropriando da leitura e escrita literária como pensamento. |
id |
UNICAMP-19_24716c795f569d6248a52c165d683594 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635647 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A escrita sociográfica como didática transcriadora e produtora de presençaSociografia. Didática. Transcriação. Escrileituras.EducaçãoO texto apresenta alguns aspectos da literatura de Georges Perec com o intuito de discernir sobre uma escrita sociográfica que atue como uma didática transcriadora do cotidiano e produtora de presença — presença produzida por um modo de operar a escritura com a finalidade de recriar atmosferas e estados de espírito constituídos por elementos pouco desenvolvidos do movimento de uma aula, isto é, da relação com suas materialidades em fluxo. Procura se orientar na escrita sociográfica de Perec para poder dar a ler o encontro dos corpos docentes e discentes com os da outras matérias de seus entornos e que afetam, também, seus intelectos. Trata-se de desenvolver procedimentos para uma didática transcriadora do cotidiano se apropriando da leitura e escrita literária como pensamento.Universidade Estadual de Campinas2015-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionRevisão de literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863564710.20396/etd.v17i2.8635647ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 271-288ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 271-288ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 271-2881676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635647/7078Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAdó, Máximo Daniel LamelaCorazza, Sandra Mara2017-08-07T13:48:55Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635647Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:14.253315ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A escrita sociográfica como didática transcriadora e produtora de presença |
title |
A escrita sociográfica como didática transcriadora e produtora de presença |
spellingShingle |
A escrita sociográfica como didática transcriadora e produtora de presença Adó, Máximo Daniel Lamela Sociografia. Didática. Transcriação. Escrileituras. Educação |
title_short |
A escrita sociográfica como didática transcriadora e produtora de presença |
title_full |
A escrita sociográfica como didática transcriadora e produtora de presença |
title_fullStr |
A escrita sociográfica como didática transcriadora e produtora de presença |
title_full_unstemmed |
A escrita sociográfica como didática transcriadora e produtora de presença |
title_sort |
A escrita sociográfica como didática transcriadora e produtora de presença |
author |
Adó, Máximo Daniel Lamela |
author_facet |
Adó, Máximo Daniel Lamela Corazza, Sandra Mara |
author_role |
author |
author2 |
Corazza, Sandra Mara |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Adó, Máximo Daniel Lamela Corazza, Sandra Mara |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Sociografia. Didática. Transcriação. Escrileituras. Educação |
topic |
Sociografia. Didática. Transcriação. Escrileituras. Educação |
description |
O texto apresenta alguns aspectos da literatura de Georges Perec com o intuito de discernir sobre uma escrita sociográfica que atue como uma didática transcriadora do cotidiano e produtora de presença — presença produzida por um modo de operar a escritura com a finalidade de recriar atmosferas e estados de espírito constituídos por elementos pouco desenvolvidos do movimento de uma aula, isto é, da relação com suas materialidades em fluxo. Procura se orientar na escrita sociográfica de Perec para poder dar a ler o encontro dos corpos docentes e discentes com os da outras matérias de seus entornos e que afetam, também, seus intelectos. Trata-se de desenvolver procedimentos para uma didática transcriadora do cotidiano se apropriando da leitura e escrita literária como pensamento. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Revisão de literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635647 10.20396/etd.v17i2.8635647 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635647 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v17i2.8635647 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635647/7078 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 271-288 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 271-288 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 271-288 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653304168448 |