O processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/565 |
Resumo: | A presente pesquisa tem como objetivo descrever as características do processo de alfabetização escolar desenvolvido numa perspectiva crítica. Organizou-se uma amostra selecionada composta por quatro educadores que apresentavam uma concepção de alfabetização considerada moderna, de acordo com critérios previamente definidos. Através de entrevistas recorrentes, coletaram-se relatos verbais visando identificar como o processo de alfabetização escolar pode colaborar com a formação do cidadão crítico. A análise final dos dados possibilitou identificar quatro conjuntos temáticos, por sua vez desdobrados em categorias e sub-categorias: caracterização do cidadão crítico; papel da escola na formação do cidadão crítico; crítica às práticas pedagógicas tradicionais; princípios teórico-metodológicos do processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica. |
id |
UNICAMP-19_2ba348a1627a54803ce76ca71680a4ab |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/565 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
O processo de alfabetização escolar numa perspectiva críticaAlfabetização crítica. Alfabetização e cidadania. Leitura/escrita.BRASEDA presente pesquisa tem como objetivo descrever as características do processo de alfabetização escolar desenvolvido numa perspectiva crítica. Organizou-se uma amostra selecionada composta por quatro educadores que apresentavam uma concepção de alfabetização considerada moderna, de acordo com critérios previamente definidos. Através de entrevistas recorrentes, coletaram-se relatos verbais visando identificar como o processo de alfabetização escolar pode colaborar com a formação do cidadão crítico. A análise final dos dados possibilitou identificar quatro conjuntos temáticos, por sua vez desdobrados em categorias e sub-categorias: caracterização do cidadão crítico; papel da escola na formação do cidadão crítico; crítica às práticas pedagógicas tradicionais; princípios teórico-metodológicos do processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica. Universidade Estadual de Campinas2009-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/56510.20396/etd.v2i1.565ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-146ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-146ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-1461676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/565/580Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Sérgio Antonio da SilvaAmaral, Cíntia Wolf do2017-03-17T13:07:21Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/565Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:30.486979ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica |
title |
O processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica |
spellingShingle |
O processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica Leite, Sérgio Antonio da Silva Alfabetização crítica. Alfabetização e cidadania. Leitura/escrita. BRASED |
title_short |
O processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica |
title_full |
O processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica |
title_fullStr |
O processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica |
title_full_unstemmed |
O processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica |
title_sort |
O processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica |
author |
Leite, Sérgio Antonio da Silva |
author_facet |
Leite, Sérgio Antonio da Silva Amaral, Cíntia Wolf do |
author_role |
author |
author2 |
Amaral, Cíntia Wolf do |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Sérgio Antonio da Silva Amaral, Cíntia Wolf do |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Alfabetização crítica. Alfabetização e cidadania. Leitura/escrita. BRASED |
topic |
Alfabetização crítica. Alfabetização e cidadania. Leitura/escrita. BRASED |
description |
A presente pesquisa tem como objetivo descrever as características do processo de alfabetização escolar desenvolvido numa perspectiva crítica. Organizou-se uma amostra selecionada composta por quatro educadores que apresentavam uma concepção de alfabetização considerada moderna, de acordo com critérios previamente definidos. Através de entrevistas recorrentes, coletaram-se relatos verbais visando identificar como o processo de alfabetização escolar pode colaborar com a formação do cidadão crítico. A análise final dos dados possibilitou identificar quatro conjuntos temáticos, por sua vez desdobrados em categorias e sub-categorias: caracterização do cidadão crítico; papel da escola na formação do cidadão crítico; crítica às práticas pedagógicas tradicionais; princípios teórico-metodológicos do processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/565 10.20396/etd.v2i1.565 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/565 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v2i1.565 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/565/580 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-146 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-146 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-146 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216649883713536 |