O processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Sérgio Antonio da Silva
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Amaral, Cíntia Wolf do
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/565
Resumo: A presente pesquisa tem como objetivo descrever as características do processo de alfabetização escolar desenvolvido numa perspectiva crítica. Organizou-se uma amostra selecionada composta por quatro educadores que apresentavam uma concepção de alfabetização considerada moderna, de acordo com critérios previamente definidos. Através de entrevistas recorrentes, coletaram-se relatos verbais visando identificar como o processo de alfabetização escolar pode colaborar com a formação do cidadão crítico. A análise final dos dados possibilitou identificar quatro conjuntos temáticos, por sua vez desdobrados em categorias e sub-categorias: caracterização do cidadão crítico; papel da escola na formação do cidadão crítico; crítica às práticas pedagógicas tradicionais; princípios teórico-metodológicos do processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica. 
id UNICAMP-19_2ba348a1627a54803ce76ca71680a4ab
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/565
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling O processo de alfabetização escolar numa perspectiva críticaAlfabetização crítica. Alfabetização e cidadania. Leitura/escrita.BRASEDA presente pesquisa tem como objetivo descrever as características do processo de alfabetização escolar desenvolvido numa perspectiva crítica. Organizou-se uma amostra selecionada composta por quatro educadores que apresentavam uma concepção de alfabetização considerada moderna, de acordo com critérios previamente definidos. Através de entrevistas recorrentes, coletaram-se relatos verbais visando identificar como o processo de alfabetização escolar pode colaborar com a formação do cidadão crítico. A análise final dos dados possibilitou identificar quatro conjuntos temáticos, por sua vez desdobrados em categorias e sub-categorias: caracterização do cidadão crítico; papel da escola na formação do cidadão crítico; crítica às práticas pedagógicas tradicionais; princípios teórico-metodológicos do processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica. Universidade Estadual de Campinas2009-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/56510.20396/etd.v2i1.565ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-146ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-146ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-1461676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/565/580Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Sérgio Antonio da SilvaAmaral, Cíntia Wolf do2017-03-17T13:07:21Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/565Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:30.486979ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica
title O processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica
spellingShingle O processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica
Leite, Sérgio Antonio da Silva
Alfabetização crítica. Alfabetização e cidadania. Leitura/escrita.
BRASED
title_short O processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica
title_full O processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica
title_fullStr O processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica
title_full_unstemmed O processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica
title_sort O processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica
author Leite, Sérgio Antonio da Silva
author_facet Leite, Sérgio Antonio da Silva
Amaral, Cíntia Wolf do
author_role author
author2 Amaral, Cíntia Wolf do
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Sérgio Antonio da Silva
Amaral, Cíntia Wolf do
dc.subject.por.fl_str_mv Alfabetização crítica. Alfabetização e cidadania. Leitura/escrita.
BRASED
topic Alfabetização crítica. Alfabetização e cidadania. Leitura/escrita.
BRASED
description A presente pesquisa tem como objetivo descrever as características do processo de alfabetização escolar desenvolvido numa perspectiva crítica. Organizou-se uma amostra selecionada composta por quatro educadores que apresentavam uma concepção de alfabetização considerada moderna, de acordo com critérios previamente definidos. Através de entrevistas recorrentes, coletaram-se relatos verbais visando identificar como o processo de alfabetização escolar pode colaborar com a formação do cidadão crítico. A análise final dos dados possibilitou identificar quatro conjuntos temáticos, por sua vez desdobrados em categorias e sub-categorias: caracterização do cidadão crítico; papel da escola na formação do cidadão crítico; crítica às práticas pedagógicas tradicionais; princípios teórico-metodológicos do processo de alfabetização escolar numa perspectiva crítica. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/565
10.20396/etd.v2i1.565
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/565
identifier_str_mv 10.20396/etd.v2i1.565
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/565/580
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-146
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-146
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 1 (2000): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 117-146
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216649883713536