Montagem do pensamento e da escrita acadêmica em educação: conversações entre Deleuze e Didi-Huberman
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650463 |
Resumo: | Este artigo toma o conceito de montagem operado na filosofia e nas artes por Deleuze e Didi-Huberman, realizando certa extração para compor uma problematização da montagem do pensamento e da escrita em educação. Toma-se, assim, a montagem como procedimento filosófico, gesto político e criação artística. Quando escrevemos em educação, sobre educação, para educadores, produzimos imagens de pensamento por meio de tais produções. Interessa, então, apreender os funcionamentos desse conceito para operá-lo nos deslocamentos possíveis do que se pensa e se escreve em educação, em especial, na escrita acadêmica. Entendemos que tomar a escrita como montagem do pensamento poderia operar como certa problematização do pensamento dogmático em educação. |
id |
UNICAMP-19_2e999d36a985949687423d8f3e3ae2bd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650463 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Montagem do pensamento e da escrita acadêmica em educação: conversações entre Deleuze e Didi-HubermanMontagem. Pensamento. Escrita acadêmica. Educação.EducaçãoFilosofia da EducaçãoEste artigo toma o conceito de montagem operado na filosofia e nas artes por Deleuze e Didi-Huberman, realizando certa extração para compor uma problematização da montagem do pensamento e da escrita em educação. Toma-se, assim, a montagem como procedimento filosófico, gesto político e criação artística. Quando escrevemos em educação, sobre educação, para educadores, produzimos imagens de pensamento por meio de tais produções. Interessa, então, apreender os funcionamentos desse conceito para operá-lo nos deslocamentos possíveis do que se pensa e se escreve em educação, em especial, na escrita acadêmica. Entendemos que tomar a escrita como montagem do pensamento poderia operar como certa problematização do pensamento dogmático em educação.Universidade Estadual de Campinas2019-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa; Revisão de literatura;application/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865046310.20396/etd.v21i1.8650463ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 23-46ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 23-46ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 23-461676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650463/18994https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650463/19814Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRodrigues, ElisandroSchuler, Betina2019-01-10T11:02:16Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650463Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:25.351248ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Montagem do pensamento e da escrita acadêmica em educação: conversações entre Deleuze e Didi-Huberman |
title |
Montagem do pensamento e da escrita acadêmica em educação: conversações entre Deleuze e Didi-Huberman |
spellingShingle |
Montagem do pensamento e da escrita acadêmica em educação: conversações entre Deleuze e Didi-Huberman Rodrigues, Elisandro Montagem. Pensamento. Escrita acadêmica. Educação. Educação Filosofia da Educação |
title_short |
Montagem do pensamento e da escrita acadêmica em educação: conversações entre Deleuze e Didi-Huberman |
title_full |
Montagem do pensamento e da escrita acadêmica em educação: conversações entre Deleuze e Didi-Huberman |
title_fullStr |
Montagem do pensamento e da escrita acadêmica em educação: conversações entre Deleuze e Didi-Huberman |
title_full_unstemmed |
Montagem do pensamento e da escrita acadêmica em educação: conversações entre Deleuze e Didi-Huberman |
title_sort |
Montagem do pensamento e da escrita acadêmica em educação: conversações entre Deleuze e Didi-Huberman |
author |
Rodrigues, Elisandro |
author_facet |
Rodrigues, Elisandro Schuler, Betina |
author_role |
author |
author2 |
Schuler, Betina |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rodrigues, Elisandro Schuler, Betina |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Montagem. Pensamento. Escrita acadêmica. Educação. Educação Filosofia da Educação |
topic |
Montagem. Pensamento. Escrita acadêmica. Educação. Educação Filosofia da Educação |
description |
Este artigo toma o conceito de montagem operado na filosofia e nas artes por Deleuze e Didi-Huberman, realizando certa extração para compor uma problematização da montagem do pensamento e da escrita em educação. Toma-se, assim, a montagem como procedimento filosófico, gesto político e criação artística. Quando escrevemos em educação, sobre educação, para educadores, produzimos imagens de pensamento por meio de tais produções. Interessa, então, apreender os funcionamentos desse conceito para operá-lo nos deslocamentos possíveis do que se pensa e se escreve em educação, em especial, na escrita acadêmica. Entendemos que tomar a escrita como montagem do pensamento poderia operar como certa problematização do pensamento dogmático em educação. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-01-08 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa; Revisão de literatura; |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650463 10.20396/etd.v21i1.8650463 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650463 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v21i1.8650463 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650463/18994 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650463/19814 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 23-46 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 23-46 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 1 (2019): Multiplicidade como resistência; 23-46 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653928071168 |