Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Fonseca, Marília Saldanha da
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/948
Resumo: Pesquisas reconhecem a presença de drogas psicotrópicas nas escolas e abuso dessas substâncias entre alunos. Apontam a necessidade de melhorar a formação de professores em prevenção ao consumo de drogas. Estudos demonstram que o contexto da sala se aula e a atuação do professor são elementos determinantes para assegurar o interesse e o entusiasmo na aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi investigar se as atuais práticas docentes são apropriadas à demanda do abuso de drogas entre estudantes. Realizou-se uma intervenção pedagógica entre professoras (23) de educação básica fundamentada no método dialético: tese, antítese e síntese. No presente estudo, o planejamento e a estruturação da intervenção tiveram como foco criar um clima que viabilizasse a motivação para aprender dos professores participantes. Os resultados mostram que a construção de um ambiente de aprendizagem estimulante está associado à motivação de quem aprende. Além disso, sugerem que as propostas inconsistentes do início da intervenção foram se redefinindo até a formulação de propostas novas e adequadas ao contexto social, evidenciando articulação de conhecimentos sobre prevenção ao uso de drogas. 
id UNICAMP-19_3611ded1bf2434ed64f137c578792ad8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/948
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionaisFormação de professores. Drogas-abuso. Drogas-prevenção. Motivação.Formação de professoresPesquisas reconhecem a presença de drogas psicotrópicas nas escolas e abuso dessas substâncias entre alunos. Apontam a necessidade de melhorar a formação de professores em prevenção ao consumo de drogas. Estudos demonstram que o contexto da sala se aula e a atuação do professor são elementos determinantes para assegurar o interesse e o entusiasmo na aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi investigar se as atuais práticas docentes são apropriadas à demanda do abuso de drogas entre estudantes. Realizou-se uma intervenção pedagógica entre professoras (23) de educação básica fundamentada no método dialético: tese, antítese e síntese. No presente estudo, o planejamento e a estruturação da intervenção tiveram como foco criar um clima que viabilizasse a motivação para aprender dos professores participantes. Os resultados mostram que a construção de um ambiente de aprendizagem estimulante está associado à motivação de quem aprende. Além disso, sugerem que as propostas inconsistentes do início da intervenção foram se redefinindo até a formulação de propostas novas e adequadas ao contexto social, evidenciando articulação de conhecimentos sobre prevenção ao uso de drogas. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/94810.20396/etd.v10in.esp..948ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 329-346ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 329-346ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 329-3461676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/948/963Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Marília Saldanha da2017-09-11T14:38:50Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/948Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:53.609593ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais
title Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais
spellingShingle Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais
Fonseca, Marília Saldanha da
Formação de professores. Drogas-abuso. Drogas-prevenção. Motivação.
Formação de professores
title_short Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais
title_full Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais
title_fullStr Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais
title_full_unstemmed Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais
title_sort Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais
author Fonseca, Marília Saldanha da
author_facet Fonseca, Marília Saldanha da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Fonseca, Marília Saldanha da
dc.subject.por.fl_str_mv Formação de professores. Drogas-abuso. Drogas-prevenção. Motivação.
Formação de professores
topic Formação de professores. Drogas-abuso. Drogas-prevenção. Motivação.
Formação de professores
description Pesquisas reconhecem a presença de drogas psicotrópicas nas escolas e abuso dessas substâncias entre alunos. Apontam a necessidade de melhorar a formação de professores em prevenção ao consumo de drogas. Estudos demonstram que o contexto da sala se aula e a atuação do professor são elementos determinantes para assegurar o interesse e o entusiasmo na aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi investigar se as atuais práticas docentes são apropriadas à demanda do abuso de drogas entre estudantes. Realizou-se uma intervenção pedagógica entre professoras (23) de educação básica fundamentada no método dialético: tese, antítese e síntese. No presente estudo, o planejamento e a estruturação da intervenção tiveram como foco criar um clima que viabilizasse a motivação para aprender dos professores participantes. Os resultados mostram que a construção de um ambiente de aprendizagem estimulante está associado à motivação de quem aprende. Além disso, sugerem que as propostas inconsistentes do início da intervenção foram se redefinindo até a formulação de propostas novas e adequadas ao contexto social, evidenciando articulação de conhecimentos sobre prevenção ao uso de drogas. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-11-06
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/948
10.20396/etd.v10in.esp..948
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/948
identifier_str_mv 10.20396/etd.v10in.esp..948
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/948/963
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 329-346
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 329-346
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 329-346
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651540463616