Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/948 |
Resumo: | Pesquisas reconhecem a presença de drogas psicotrópicas nas escolas e abuso dessas substâncias entre alunos. Apontam a necessidade de melhorar a formação de professores em prevenção ao consumo de drogas. Estudos demonstram que o contexto da sala se aula e a atuação do professor são elementos determinantes para assegurar o interesse e o entusiasmo na aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi investigar se as atuais práticas docentes são apropriadas à demanda do abuso de drogas entre estudantes. Realizou-se uma intervenção pedagógica entre professoras (23) de educação básica fundamentada no método dialético: tese, antítese e síntese. No presente estudo, o planejamento e a estruturação da intervenção tiveram como foco criar um clima que viabilizasse a motivação para aprender dos professores participantes. Os resultados mostram que a construção de um ambiente de aprendizagem estimulante está associado à motivação de quem aprende. Além disso, sugerem que as propostas inconsistentes do início da intervenção foram se redefinindo até a formulação de propostas novas e adequadas ao contexto social, evidenciando articulação de conhecimentos sobre prevenção ao uso de drogas. |
id |
UNICAMP-19_3611ded1bf2434ed64f137c578792ad8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/948 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionaisFormação de professores. Drogas-abuso. Drogas-prevenção. Motivação.Formação de professoresPesquisas reconhecem a presença de drogas psicotrópicas nas escolas e abuso dessas substâncias entre alunos. Apontam a necessidade de melhorar a formação de professores em prevenção ao consumo de drogas. Estudos demonstram que o contexto da sala se aula e a atuação do professor são elementos determinantes para assegurar o interesse e o entusiasmo na aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi investigar se as atuais práticas docentes são apropriadas à demanda do abuso de drogas entre estudantes. Realizou-se uma intervenção pedagógica entre professoras (23) de educação básica fundamentada no método dialético: tese, antítese e síntese. No presente estudo, o planejamento e a estruturação da intervenção tiveram como foco criar um clima que viabilizasse a motivação para aprender dos professores participantes. Os resultados mostram que a construção de um ambiente de aprendizagem estimulante está associado à motivação de quem aprende. Além disso, sugerem que as propostas inconsistentes do início da intervenção foram se redefinindo até a formulação de propostas novas e adequadas ao contexto social, evidenciando articulação de conhecimentos sobre prevenção ao uso de drogas. Universidade Estadual de Campinas2009-11-06info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/94810.20396/etd.v10in.esp..948ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 329-346ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 329-346ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 329-3461676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/948/963Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFonseca, Marília Saldanha da2017-09-11T14:38:50Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/948Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:53.609593ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais |
title |
Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais |
spellingShingle |
Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais Fonseca, Marília Saldanha da Formação de professores. Drogas-abuso. Drogas-prevenção. Motivação. Formação de professores |
title_short |
Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais |
title_full |
Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais |
title_fullStr |
Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais |
title_full_unstemmed |
Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais |
title_sort |
Práticas pedagógicas em prevenção ao abuso de drogas: aspectos motivacionais |
author |
Fonseca, Marília Saldanha da |
author_facet |
Fonseca, Marília Saldanha da |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Fonseca, Marília Saldanha da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Drogas-abuso. Drogas-prevenção. Motivação. Formação de professores |
topic |
Formação de professores. Drogas-abuso. Drogas-prevenção. Motivação. Formação de professores |
description |
Pesquisas reconhecem a presença de drogas psicotrópicas nas escolas e abuso dessas substâncias entre alunos. Apontam a necessidade de melhorar a formação de professores em prevenção ao consumo de drogas. Estudos demonstram que o contexto da sala se aula e a atuação do professor são elementos determinantes para assegurar o interesse e o entusiasmo na aprendizagem. O objetivo desse trabalho foi investigar se as atuais práticas docentes são apropriadas à demanda do abuso de drogas entre estudantes. Realizou-se uma intervenção pedagógica entre professoras (23) de educação básica fundamentada no método dialético: tese, antítese e síntese. No presente estudo, o planejamento e a estruturação da intervenção tiveram como foco criar um clima que viabilizasse a motivação para aprender dos professores participantes. Os resultados mostram que a construção de um ambiente de aprendizagem estimulante está associado à motivação de quem aprende. Além disso, sugerem que as propostas inconsistentes do início da intervenção foram se redefinindo até a formulação de propostas novas e adequadas ao contexto social, evidenciando articulação de conhecimentos sobre prevenção ao uso de drogas. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-11-06 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/948 10.20396/etd.v10in.esp..948 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/948 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v10in.esp..948 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/948/963 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 329-346 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 329-346 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 (2009): Número Especial: "Motivação"; 329-346 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651540463616 |