Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Miranda, Carlos Eduardo Albuquerque
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Prado, Guilherme do Val Toledo
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/991
Resumo: O objetivo deste artigo é apresentar a experiência de EAD da disciplina ‘Escola, Gestão e Cultura’ no ‘Curso de Especialização em Gestão Educacional’ (CEGE) oferecido pela Faculdade de Educação da Unicamp. A proposta de EAD desta disciplina é trabalhar com educação visual e produção de narrativas de professores. Utilizamos as ferramentas de comunicação do ambiente virtual TelEduc para implementar uma dinâmica pedagógica assincrônica de trabalho docente. Esta dinâmica se apresenta como alternativa à lógica de concomitância entre parte presencial e parte em EAD do CEGE. Os resultados apresentados permitem-nos refletir sobre as potencialidades pedagógicas das tecnologias de informação e comunicação e alguns posicionamentos em relação ao trabalho docente em EAD. 
id UNICAMP-19_3a673a639d5e8aad82b027ab00df801e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/991
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativasCultura. Educação a distância. Trabalho docente. Educação visual. Narrativa.Educação a distânciaEducação visualO objetivo deste artigo é apresentar a experiência de EAD da disciplina ‘Escola, Gestão e Cultura’ no ‘Curso de Especialização em Gestão Educacional’ (CEGE) oferecido pela Faculdade de Educação da Unicamp. A proposta de EAD desta disciplina é trabalhar com educação visual e produção de narrativas de professores. Utilizamos as ferramentas de comunicação do ambiente virtual TelEduc para implementar uma dinâmica pedagógica assincrônica de trabalho docente. Esta dinâmica se apresenta como alternativa à lógica de concomitância entre parte presencial e parte em EAD do CEGE. Os resultados apresentados permitem-nos refletir sobre as potencialidades pedagógicas das tecnologias de informação e comunicação e alguns posicionamentos em relação ao trabalho docente em EAD. Universidade Estadual de Campinas2009-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/99110.20396/etd.v10i2.991ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 310-329ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 310-329ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 310-3291676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/991/1006Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Carlos Eduardo AlbuquerquePrado, Guilherme do Val Toledo2017-09-12T14:23:49Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/991Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:55.991487ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas
title Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas
spellingShingle Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas
Miranda, Carlos Eduardo Albuquerque
Cultura. Educação a distância. Trabalho docente. Educação visual. Narrativa.
Educação a distância
Educação visual
title_short Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas
title_full Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas
title_fullStr Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas
title_full_unstemmed Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas
title_sort Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas
author Miranda, Carlos Eduardo Albuquerque
author_facet Miranda, Carlos Eduardo Albuquerque
Prado, Guilherme do Val Toledo
author_role author
author2 Prado, Guilherme do Val Toledo
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Miranda, Carlos Eduardo Albuquerque
Prado, Guilherme do Val Toledo
dc.subject.por.fl_str_mv Cultura. Educação a distância. Trabalho docente. Educação visual. Narrativa.
Educação a distância
Educação visual
topic Cultura. Educação a distância. Trabalho docente. Educação visual. Narrativa.
Educação a distância
Educação visual
description O objetivo deste artigo é apresentar a experiência de EAD da disciplina ‘Escola, Gestão e Cultura’ no ‘Curso de Especialização em Gestão Educacional’ (CEGE) oferecido pela Faculdade de Educação da Unicamp. A proposta de EAD desta disciplina é trabalhar com educação visual e produção de narrativas de professores. Utilizamos as ferramentas de comunicação do ambiente virtual TelEduc para implementar uma dinâmica pedagógica assincrônica de trabalho docente. Esta dinâmica se apresenta como alternativa à lógica de concomitância entre parte presencial e parte em EAD do CEGE. Os resultados apresentados permitem-nos refletir sobre as potencialidades pedagógicas das tecnologias de informação e comunicação e alguns posicionamentos em relação ao trabalho docente em EAD. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-07
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/991
10.20396/etd.v10i2.991
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/991
identifier_str_mv 10.20396/etd.v10i2.991
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/991/1006
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 310-329
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 310-329
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 310-329
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651601281024