Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/991 |
Resumo: | O objetivo deste artigo é apresentar a experiência de EAD da disciplina ‘Escola, Gestão e Cultura’ no ‘Curso de Especialização em Gestão Educacional’ (CEGE) oferecido pela Faculdade de Educação da Unicamp. A proposta de EAD desta disciplina é trabalhar com educação visual e produção de narrativas de professores. Utilizamos as ferramentas de comunicação do ambiente virtual TelEduc para implementar uma dinâmica pedagógica assincrônica de trabalho docente. Esta dinâmica se apresenta como alternativa à lógica de concomitância entre parte presencial e parte em EAD do CEGE. Os resultados apresentados permitem-nos refletir sobre as potencialidades pedagógicas das tecnologias de informação e comunicação e alguns posicionamentos em relação ao trabalho docente em EAD. |
id |
UNICAMP-19_3a673a639d5e8aad82b027ab00df801e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/991 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativasCultura. Educação a distância. Trabalho docente. Educação visual. Narrativa.Educação a distânciaEducação visualO objetivo deste artigo é apresentar a experiência de EAD da disciplina ‘Escola, Gestão e Cultura’ no ‘Curso de Especialização em Gestão Educacional’ (CEGE) oferecido pela Faculdade de Educação da Unicamp. A proposta de EAD desta disciplina é trabalhar com educação visual e produção de narrativas de professores. Utilizamos as ferramentas de comunicação do ambiente virtual TelEduc para implementar uma dinâmica pedagógica assincrônica de trabalho docente. Esta dinâmica se apresenta como alternativa à lógica de concomitância entre parte presencial e parte em EAD do CEGE. Os resultados apresentados permitem-nos refletir sobre as potencialidades pedagógicas das tecnologias de informação e comunicação e alguns posicionamentos em relação ao trabalho docente em EAD. Universidade Estadual de Campinas2009-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/99110.20396/etd.v10i2.991ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 310-329ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 310-329ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 310-3291676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/991/1006Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMiranda, Carlos Eduardo AlbuquerquePrado, Guilherme do Val Toledo2017-09-12T14:23:49Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/991Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:55.991487ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas |
title |
Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas |
spellingShingle |
Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas Miranda, Carlos Eduardo Albuquerque Cultura. Educação a distância. Trabalho docente. Educação visual. Narrativa. Educação a distância Educação visual |
title_short |
Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas |
title_full |
Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas |
title_fullStr |
Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas |
title_full_unstemmed |
Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas |
title_sort |
Experiência de EAD na formação de gestores educacionais: educação visual e construção de narrativas |
author |
Miranda, Carlos Eduardo Albuquerque |
author_facet |
Miranda, Carlos Eduardo Albuquerque Prado, Guilherme do Val Toledo |
author_role |
author |
author2 |
Prado, Guilherme do Val Toledo |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Miranda, Carlos Eduardo Albuquerque Prado, Guilherme do Val Toledo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Cultura. Educação a distância. Trabalho docente. Educação visual. Narrativa. Educação a distância Educação visual |
topic |
Cultura. Educação a distância. Trabalho docente. Educação visual. Narrativa. Educação a distância Educação visual |
description |
O objetivo deste artigo é apresentar a experiência de EAD da disciplina ‘Escola, Gestão e Cultura’ no ‘Curso de Especialização em Gestão Educacional’ (CEGE) oferecido pela Faculdade de Educação da Unicamp. A proposta de EAD desta disciplina é trabalhar com educação visual e produção de narrativas de professores. Utilizamos as ferramentas de comunicação do ambiente virtual TelEduc para implementar uma dinâmica pedagógica assincrônica de trabalho docente. Esta dinâmica se apresenta como alternativa à lógica de concomitância entre parte presencial e parte em EAD do CEGE. Os resultados apresentados permitem-nos refletir sobre as potencialidades pedagógicas das tecnologias de informação e comunicação e alguns posicionamentos em relação ao trabalho docente em EAD. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/991 10.20396/etd.v10i2.991 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/991 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v10i2.991 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/991/1006 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 310-329 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 310-329 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 310-329 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651601281024 |