A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Guedes, Denyse
Data de Publicação: 2014
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Paidéi@
Texto Completo: https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/360
Resumo: O presente artigo visa analisar a importância da Educação a Distância - EaD - na formação superior das pessoas com deficiência visual, perpassando por um breve histórico da EaD no Brasil demonstrando o auxílio da tecnologia para a disseminação desta modalidade, bem como pela acessibilidade dessas pessoas ao modelo de educação que se apresenta como democratização do conhecimento, abordando ainda os mecanismos que o deficiente visual utiliza para compreender a realidade a qual estará inserido. Nesse sentido, a Educação a Distância na perspectiva da inclusão é entendida como aquela que acolhe a todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem independente de suas diferenças. A EaD, aliada à tecnologia qualifica esses novos profissionais para atuarem no mercado de trabalho e auxilia as empresas a empregarem pessoas mais preparadas para cumprirem suas tarefas.
id UNIMES-1_d4ba54eef9205890ff0d04339419d379
oai_identifier_str oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/360
network_acronym_str UNIMES-1
network_name_str Paidéi@
repository_id_str
spelling A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUALEAD, Educação a Distância, educaçãoaducação a distância, deficiência visual, acessibilidadeO presente artigo visa analisar a importância da Educação a Distância - EaD - na formação superior das pessoas com deficiência visual, perpassando por um breve histórico da EaD no Brasil demonstrando o auxílio da tecnologia para a disseminação desta modalidade, bem como pela acessibilidade dessas pessoas ao modelo de educação que se apresenta como democratização do conhecimento, abordando ainda os mecanismos que o deficiente visual utiliza para compreender a realidade a qual estará inserido. Nesse sentido, a Educação a Distância na perspectiva da inclusão é entendida como aquela que acolhe a todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem independente de suas diferenças. A EaD, aliada à tecnologia qualifica esses novos profissionais para atuarem no mercado de trabalho e auxilia as empresas a empregarem pessoas mais preparadas para cumprirem suas tarefas.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância2014-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/360Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 5, n. 9 (2014)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/360/357Guedes, Denyseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-31T19:00:26Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/360Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2014-07-31T19:00:26Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false
dc.title.none.fl_str_mv A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
title A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
spellingShingle A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Guedes, Denyse
EAD, Educação a Distância, educação
aducação a distância, deficiência visual, acessibilidade
title_short A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
title_full A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
title_fullStr A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
title_full_unstemmed A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
title_sort A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
author Guedes, Denyse
author_facet Guedes, Denyse
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Guedes, Denyse
dc.subject.por.fl_str_mv EAD, Educação a Distância, educação
aducação a distância, deficiência visual, acessibilidade
topic EAD, Educação a Distância, educação
aducação a distância, deficiência visual, acessibilidade
description O presente artigo visa analisar a importância da Educação a Distância - EaD - na formação superior das pessoas com deficiência visual, perpassando por um breve histórico da EaD no Brasil demonstrando o auxílio da tecnologia para a disseminação desta modalidade, bem como pela acessibilidade dessas pessoas ao modelo de educação que se apresenta como democratização do conhecimento, abordando ainda os mecanismos que o deficiente visual utiliza para compreender a realidade a qual estará inserido. Nesse sentido, a Educação a Distância na perspectiva da inclusão é entendida como aquela que acolhe a todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem independente de suas diferenças. A EaD, aliada à tecnologia qualifica esses novos profissionais para atuarem no mercado de trabalho e auxilia as empresas a empregarem pessoas mais preparadas para cumprirem suas tarefas.
publishDate 2014
dc.date.none.fl_str_mv 2014-02-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
"Avaliado por Pares"
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/360
url https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/360
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/360/357
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
publisher.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância
dc.source.none.fl_str_mv Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 5, n. 9 (2014)
19826109
reponame:Paidéi@
instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron:UNIMES
instname_str Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
instacron_str UNIMES
institution UNIMES
reponame_str Paidéi@
collection Paidéi@
repository.name.fl_str_mv Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)
repository.mail.fl_str_mv revistapaideia@unimesvirtual.com.br ||
_version_ 1798313274699153408