A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2014 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Paidéi@ |
Texto Completo: | https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/360 |
Resumo: | O presente artigo visa analisar a importância da Educação a Distância - EaD - na formação superior das pessoas com deficiência visual, perpassando por um breve histórico da EaD no Brasil demonstrando o auxílio da tecnologia para a disseminação desta modalidade, bem como pela acessibilidade dessas pessoas ao modelo de educação que se apresenta como democratização do conhecimento, abordando ainda os mecanismos que o deficiente visual utiliza para compreender a realidade a qual estará inserido. Nesse sentido, a Educação a Distância na perspectiva da inclusão é entendida como aquela que acolhe a todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem independente de suas diferenças. A EaD, aliada à tecnologia qualifica esses novos profissionais para atuarem no mercado de trabalho e auxilia as empresas a empregarem pessoas mais preparadas para cumprirem suas tarefas. |
id |
UNIMES-1_d4ba54eef9205890ff0d04339419d379 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/360 |
network_acronym_str |
UNIMES-1 |
network_name_str |
Paidéi@ |
repository_id_str |
|
spelling |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUALEAD, Educação a Distância, educaçãoaducação a distância, deficiência visual, acessibilidadeO presente artigo visa analisar a importância da Educação a Distância - EaD - na formação superior das pessoas com deficiência visual, perpassando por um breve histórico da EaD no Brasil demonstrando o auxílio da tecnologia para a disseminação desta modalidade, bem como pela acessibilidade dessas pessoas ao modelo de educação que se apresenta como democratização do conhecimento, abordando ainda os mecanismos que o deficiente visual utiliza para compreender a realidade a qual estará inserido. Nesse sentido, a Educação a Distância na perspectiva da inclusão é entendida como aquela que acolhe a todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem independente de suas diferenças. A EaD, aliada à tecnologia qualifica esses novos profissionais para atuarem no mercado de trabalho e auxilia as empresas a empregarem pessoas mais preparadas para cumprirem suas tarefas.Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância2014-02-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersion"Avaliado por Pares"application/pdfhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/360Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 5, n. 9 (2014)19826109reponame:Paidéi@instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)instacron:UNIMESporhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/360/357Guedes, Denyseinfo:eu-repo/semantics/openAccess2014-07-31T19:00:26Zoai:ojs.server1.unimesvirtual.com.br:article/360Revistahttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/PRIhttps://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/oairevistapaideia@unimesvirtual.com.br ||1982-61091982-6109opendoar:2014-07-31T19:00:26Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
title |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
spellingShingle |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL Guedes, Denyse EAD, Educação a Distância, educação aducação a distância, deficiência visual, acessibilidade |
title_short |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
title_full |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
title_fullStr |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
title_full_unstemmed |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
title_sort |
A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA - EAD - COMO INSTRUMENTO DE ACESSIBILIDADE AO ENSINO SUPERIOR PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL |
author |
Guedes, Denyse |
author_facet |
Guedes, Denyse |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Guedes, Denyse |
dc.subject.por.fl_str_mv |
EAD, Educação a Distância, educação aducação a distância, deficiência visual, acessibilidade |
topic |
EAD, Educação a Distância, educação aducação a distância, deficiência visual, acessibilidade |
description |
O presente artigo visa analisar a importância da Educação a Distância - EaD - na formação superior das pessoas com deficiência visual, perpassando por um breve histórico da EaD no Brasil demonstrando o auxílio da tecnologia para a disseminação desta modalidade, bem como pela acessibilidade dessas pessoas ao modelo de educação que se apresenta como democratização do conhecimento, abordando ainda os mecanismos que o deficiente visual utiliza para compreender a realidade a qual estará inserido. Nesse sentido, a Educação a Distância na perspectiva da inclusão é entendida como aquela que acolhe a todos os envolvidos no processo de ensino e aprendizagem independente de suas diferenças. A EaD, aliada à tecnologia qualifica esses novos profissionais para atuarem no mercado de trabalho e auxilia as empresas a empregarem pessoas mais preparadas para cumprirem suas tarefas. |
publishDate |
2014 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2014-02-13 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion "Avaliado por Pares" |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/360 |
url |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/360 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.unimesvirtual.com.br/index.php/paideia/article/view/360/357 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
publisher.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância |
dc.source.none.fl_str_mv |
Revista Paidéi@ - Revista Científica de Educação a Distância; v. 5, n. 9 (2014) 19826109 reponame:Paidéi@ instname:Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) instacron:UNIMES |
instname_str |
Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
instacron_str |
UNIMES |
institution |
UNIMES |
reponame_str |
Paidéi@ |
collection |
Paidéi@ |
repository.name.fl_str_mv |
Paidéi@ - Universidade Metropolitana de Santos (UNIMES) |
repository.mail.fl_str_mv |
revistapaideia@unimesvirtual.com.br || |
_version_ |
1798313274699153408 |