Seleção do conhecimento como operação antagônica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Le Ravallec, Carmen Teresa Gabriel
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rocha, Ana Angelita da
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8645893
Resumo: O presente artigo busca rever a trajetória de Michael f. d. Young (1971; 2000; 2008; 2010; 2011, 2014) para discutir a significação da seleção do conhecimento escolar. Tal proposta tensiona o debate do conhecimento escolar à luz da teoria política, a partir da discussão de antagonismo empreendida por Ernesto Laclau e seus interlocutores (2000; 2005). Com essa tessitura teórica, o artigo defende a relação entre o conhecimento escolar e uma abordagem da teoria política que valorizar a função epistemológica da escola, em tempos de reformas curriculares em escala nacional.
id UNICAMP-19_3b5b7ad4b5311269a77138cb3e879f85
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645893
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Seleção do conhecimento como operação antagônicaTeoria curricular. Antagonismo. Conhecimento escolar.Teoria CurricularPolítica CurricularO presente artigo busca rever a trajetória de Michael f. d. Young (1971; 2000; 2008; 2010; 2011, 2014) para discutir a significação da seleção do conhecimento escolar. Tal proposta tensiona o debate do conhecimento escolar à luz da teoria política, a partir da discussão de antagonismo empreendida por Ernesto Laclau e seus interlocutores (2000; 2005). Com essa tessitura teórica, o artigo defende a relação entre o conhecimento escolar e uma abordagem da teoria política que valorizar a função epistemológica da escola, em tempos de reformas curriculares em escala nacional.Universidade Estadual de Campinas2017-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864589310.20396/etd.v19i3.8645893ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 844-863ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 844-863ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 844-8631676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8645893/16245Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLe Ravallec, Carmen Teresa GabrielRocha, Ana Angelita da2018-04-13T15:34:36Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645893Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:17.946374ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Seleção do conhecimento como operação antagônica
title Seleção do conhecimento como operação antagônica
spellingShingle Seleção do conhecimento como operação antagônica
Le Ravallec, Carmen Teresa Gabriel
Teoria curricular. Antagonismo. Conhecimento escolar.
Teoria Curricular
Política Curricular
title_short Seleção do conhecimento como operação antagônica
title_full Seleção do conhecimento como operação antagônica
title_fullStr Seleção do conhecimento como operação antagônica
title_full_unstemmed Seleção do conhecimento como operação antagônica
title_sort Seleção do conhecimento como operação antagônica
author Le Ravallec, Carmen Teresa Gabriel
author_facet Le Ravallec, Carmen Teresa Gabriel
Rocha, Ana Angelita da
author_role author
author2 Rocha, Ana Angelita da
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Le Ravallec, Carmen Teresa Gabriel
Rocha, Ana Angelita da
dc.subject.por.fl_str_mv Teoria curricular. Antagonismo. Conhecimento escolar.
Teoria Curricular
Política Curricular
topic Teoria curricular. Antagonismo. Conhecimento escolar.
Teoria Curricular
Política Curricular
description O presente artigo busca rever a trajetória de Michael f. d. Young (1971; 2000; 2008; 2010; 2011, 2014) para discutir a significação da seleção do conhecimento escolar. Tal proposta tensiona o debate do conhecimento escolar à luz da teoria política, a partir da discussão de antagonismo empreendida por Ernesto Laclau e seus interlocutores (2000; 2005). Com essa tessitura teórica, o artigo defende a relação entre o conhecimento escolar e uma abordagem da teoria política que valorizar a função epistemológica da escola, em tempos de reformas curriculares em escala nacional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-07-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Revisão de Literatura
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8645893
10.20396/etd.v19i3.8645893
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8645893
identifier_str_mv 10.20396/etd.v19i3.8645893
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8645893/16245
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 844-863
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 844-863
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 844-863
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653424754688