Seleção do conhecimento como operação antagônica
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8645893 |
Resumo: | O presente artigo busca rever a trajetória de Michael f. d. Young (1971; 2000; 2008; 2010; 2011, 2014) para discutir a significação da seleção do conhecimento escolar. Tal proposta tensiona o debate do conhecimento escolar à luz da teoria política, a partir da discussão de antagonismo empreendida por Ernesto Laclau e seus interlocutores (2000; 2005). Com essa tessitura teórica, o artigo defende a relação entre o conhecimento escolar e uma abordagem da teoria política que valorizar a função epistemológica da escola, em tempos de reformas curriculares em escala nacional. |
id |
UNICAMP-19_3b5b7ad4b5311269a77138cb3e879f85 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645893 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Seleção do conhecimento como operação antagônicaTeoria curricular. Antagonismo. Conhecimento escolar.Teoria CurricularPolítica CurricularO presente artigo busca rever a trajetória de Michael f. d. Young (1971; 2000; 2008; 2010; 2011, 2014) para discutir a significação da seleção do conhecimento escolar. Tal proposta tensiona o debate do conhecimento escolar à luz da teoria política, a partir da discussão de antagonismo empreendida por Ernesto Laclau e seus interlocutores (2000; 2005). Com essa tessitura teórica, o artigo defende a relação entre o conhecimento escolar e uma abordagem da teoria política que valorizar a função epistemológica da escola, em tempos de reformas curriculares em escala nacional.Universidade Estadual de Campinas2017-07-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresRevisão de Literaturaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864589310.20396/etd.v19i3.8645893ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 844-863ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 844-863ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 844-8631676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8645893/16245Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLe Ravallec, Carmen Teresa GabrielRocha, Ana Angelita da2018-04-13T15:34:36Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8645893Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:17.946374ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Seleção do conhecimento como operação antagônica |
title |
Seleção do conhecimento como operação antagônica |
spellingShingle |
Seleção do conhecimento como operação antagônica Le Ravallec, Carmen Teresa Gabriel Teoria curricular. Antagonismo. Conhecimento escolar. Teoria Curricular Política Curricular |
title_short |
Seleção do conhecimento como operação antagônica |
title_full |
Seleção do conhecimento como operação antagônica |
title_fullStr |
Seleção do conhecimento como operação antagônica |
title_full_unstemmed |
Seleção do conhecimento como operação antagônica |
title_sort |
Seleção do conhecimento como operação antagônica |
author |
Le Ravallec, Carmen Teresa Gabriel |
author_facet |
Le Ravallec, Carmen Teresa Gabriel Rocha, Ana Angelita da |
author_role |
author |
author2 |
Rocha, Ana Angelita da |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Le Ravallec, Carmen Teresa Gabriel Rocha, Ana Angelita da |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria curricular. Antagonismo. Conhecimento escolar. Teoria Curricular Política Curricular |
topic |
Teoria curricular. Antagonismo. Conhecimento escolar. Teoria Curricular Política Curricular |
description |
O presente artigo busca rever a trajetória de Michael f. d. Young (1971; 2000; 2008; 2010; 2011, 2014) para discutir a significação da seleção do conhecimento escolar. Tal proposta tensiona o debate do conhecimento escolar à luz da teoria política, a partir da discussão de antagonismo empreendida por Ernesto Laclau e seus interlocutores (2000; 2005). Com essa tessitura teórica, o artigo defende a relação entre o conhecimento escolar e uma abordagem da teoria política que valorizar a função epistemológica da escola, em tempos de reformas curriculares em escala nacional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-07-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Revisão de Literatura |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8645893 10.20396/etd.v19i3.8645893 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8645893 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v19i3.8645893 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8645893/16245 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 844-863 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 844-863 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 3 (2017): Explorando o conhecimento matemático através das conexões polissêmicas da etnomatemática; 844-863 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653424754688 |