Reabrir ou não reabrir as escolas? : uso político das evidências durante a pandemia de Covid-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Martins, Erika Moreira
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8669975
Resumo: O artigo analisa o uso político das evidências no debate sobre a reabertura de escolas durante a pandemia de Covid-19 e seu desdobramento: a proposição do Projeto de Lei nº 5595/2020 que proíbe a suspensão das aulas presenciais na educação básica e superior durante pandemias e calamidades públicas. Metodologicamente, analisamos as posições e evidências utilizadas por distintos atores, publicadas em periódicos de grande circulação entre janeiro de 2020 e julho de 2021. À medida em que os atores são contextualizados e as evidências são confrontadas, fica mais explícita a influência dos interesses políticos e econômicos. Ou seja, as evidências são selecionadas e filtradas por meio de lentes políticas particulares para serem usadas como munição da defesa de uma causa, para fazer avançar uma agenda de reformas e converter direitos em serviços. Nosso argumento vai além do instrumentalismo do uso das ‘evidências baseadas em políticas’ em si, avançando para os critérios específicos utilizados para validar e democratizar o debate sobre o conhecimento, o uso político das evidências e as finalidades da política em questão. Concluímos que a evidência, representando um conhecimento informado é um dentre outros elementos do processo de tomada de decisão justo e democrático.
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spelling Reabrir ou não reabrir as escolas? : uso político das evidências durante a pandemia de Covid-19To reopen or not to reopen schools? political use of evidence during the Covid-19 pandemic¿Reabrir o no reabrir las escuelas? uso político de evidéncias durante la pandemia de Covid-19Política basada en evidenciaGrupo de cabildeoCovid-19 (pandemia)Reforma educativaPolítica baseada em evidênciasGrupo de interesseContexto pandêmico - COVID-19Reforma educacionalEvidence-based policyInterest groupCovid-19 (pandemics)Educational reform – BrazilO artigo analisa o uso político das evidências no debate sobre a reabertura de escolas durante a pandemia de Covid-19 e seu desdobramento: a proposição do Projeto de Lei nº 5595/2020 que proíbe a suspensão das aulas presenciais na educação básica e superior durante pandemias e calamidades públicas. Metodologicamente, analisamos as posições e evidências utilizadas por distintos atores, publicadas em periódicos de grande circulação entre janeiro de 2020 e julho de 2021. À medida em que os atores são contextualizados e as evidências são confrontadas, fica mais explícita a influência dos interesses políticos e econômicos. Ou seja, as evidências são selecionadas e filtradas por meio de lentes políticas particulares para serem usadas como munição da defesa de uma causa, para fazer avançar uma agenda de reformas e converter direitos em serviços. Nosso argumento vai além do instrumentalismo do uso das ‘evidências baseadas em políticas’ em si, avançando para os critérios específicos utilizados para validar e democratizar o debate sobre o conhecimento, o uso político das evidências e as finalidades da política em questão. Concluímos que a evidência, representando um conhecimento informado é um dentre outros elementos do processo de tomada de decisão justo e democrático.The article analyzes the political use of evidence in the debate on the reopening of schools during the Covid-19 pandemic and its unfolding: the proposition of Bill nº 5595/2020 that prohibits the suspension of face-to-face classes in basic and higher education during pandemics and public calamities. Methodologically, we analyze the positions and evidence used by different actors, published in mainstream periodicals between January 2020 and July 2021. As the actors are contextualized and the evidence is confronted, the influence of political and economic interests becomes more explicit. That is, evidence is selected and filtered through a particular political lens to be used as ammunition for advocacy, to advance a reform agenda, and to convert rights into services. Our argument goes beyond the instrumentalism of the use of ‘policy-based evidence’ per se, moving on to the specific criteria used to validate and democratize the debate about knowledge, the political use of evidence, and the purposes of the policy in question. We conclude that evidence, representing informed knowledge, is one among other elements of a fair and democratic decision-making process.El artículo analiza el uso político de la evidencia en el debate sobre la reapertura de las escuelas durante la pandemia del Covid-19 y su despliegue: la proposición del proyecto de ley nº 5595/2020 que prohíbe la suspensión de las clases en la enseñanza básica y superior durante las pandemias y calamidades públicas. Metodológicamente, analizamos las posiciones y evidencias utilizadas por diferentes actores, publicadas en periódicos de amplia circulación entre enero de 2020 y julio de 2021. A medida que se contextualizan los actores y se confrontan las evidencias, la influencia de los intereses políticos y económicos se vuelve más explícita. Es decir, la evidencia es seleccionada y filtrada a través de lentes políticos particulares para utilizarlas como munición en la defensa de una causa, para promover una agenda de reformas y para convertir los derechos en servicios. Nuestro argumento va más allá del instrumentalismo del uso de la ‘evidencia basada en políticas’ per se, pasando a los criterios específicos utilizados para validar y democratizar el debate sobre el conocimiento, el uso político de la evidencia y los propósitos de la política en cuestión. Concluimos que la evidencia, al representar el conocimiento informado, es uno entre otros elementos de un proceso de toma de decisiones justo y democrático.Universidade Estadual de Campinas2023-12-12info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/866997510.20396/etd.v25i00.8669975ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023072ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023072ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e0230721676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8669975/32992Brasil; ContemporâneoBrazil; Contemporary Brasil; ContemporáneoCopyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessMartins, Erika Moreira2024-01-10T21:04:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8669975Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2024-01-10T21:04:57ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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