Políticas de formação de professores em Angola: trajetória e desafios
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Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671233 |
Resumo: | Este artigo tem como objeto de estudo as políticas desenvolvidas pelo Ministério de Educação de Angola para a formação de professores desde a promulgação da Constituição da República, em 2010, até a aprovação do Regime Jurídico da Formação Inicial de Educadores da Infância, de Professores do Ensino Primário e de Professores do Ensino Secundário, em 2020. Elege como objetivo a análise da trajetória da política educacional de formação de professores em Angola no período anunciado, com vistas a identificar seus desdobramentos no campo da prescrição normativa. Trata-se de uma pesquisa documental, desenvolvida a partir do levantamento e análise do Estatuto do Subsistema de Formação de Professores (2011), da Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino (2016) e do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente (2018), culminando com o Regime Jurídico da Formação Inicial de Educadores de Infância, de Professores do Ensino Primário e de Professores do Ensino Secundário, editado em 2020. O estudo pretende contribuir para a identificação da trajetória das políticas de formação de professores em Angola, visando apontar os desafios que se apresentam no plano da implementação. |
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Políticas de formação de professores em Angola: trajetória e desafiosTeacher education policies in Angola: trajectory and challengesPolíticas de formación docente em Angola: trayectoria y desafíosEducational policiesTeacher trainingTeaching professionPolíticas educativasFormación de profesoresProfesión docentePolíticas educacionaisFormação de professoresProfissão docenteEste artigo tem como objeto de estudo as políticas desenvolvidas pelo Ministério de Educação de Angola para a formação de professores desde a promulgação da Constituição da República, em 2010, até a aprovação do Regime Jurídico da Formação Inicial de Educadores da Infância, de Professores do Ensino Primário e de Professores do Ensino Secundário, em 2020. Elege como objetivo a análise da trajetória da política educacional de formação de professores em Angola no período anunciado, com vistas a identificar seus desdobramentos no campo da prescrição normativa. Trata-se de uma pesquisa documental, desenvolvida a partir do levantamento e análise do Estatuto do Subsistema de Formação de Professores (2011), da Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino (2016) e do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente (2018), culminando com o Regime Jurídico da Formação Inicial de Educadores de Infância, de Professores do Ensino Primário e de Professores do Ensino Secundário, editado em 2020. O estudo pretende contribuir para a identificação da trajetória das políticas de formação de professores em Angola, visando apontar os desafios que se apresentam no plano da implementação.This article has as its object of study the policies developed by the Ministry of Education of Angola for the teacher training since the Constitution of the Republic promulgation, in 2010, until the approval of the Legal Regime for the Initial Training of Early Childhood Educators, of Teaching Teachers Primary and Secondary Education Teachers, in 2020. It chooses as its objective the analysis of the trajectory of the educational policy for teacher training in Angola in the announced period, with a view to identifying its developments in the field of normative prescription. This is a documentary research, developed from the survey and analysis of the Teacher Training Subsystem Statute (2011), the Basic Law of the Education and Teaching System (2016), the National Program for Training and Personnel Management Teacher (2018), culminating with the Legal Regime for the Initial Training of Early Childhood Educators, Primary School Teachers and Secondary School Teachers, published in 2020. The study aims to contribute to the identification of trajectory in the field of teacher training policies in Angola, aiming to point out the challenges that are presented in terms of implementation.Este artículo tiene como objeto de estudio las políticas desarrolladas por el Ministerio de Educación de Angola para la formación de docentes desde la promulgación de la Constitución de la República, en 2010, hasta la aprobación del Régimen Jurídico para la Formación Inicial de Educadores de la Primera Infancia, de Profesores de Enseñanza Básica y Profesores de Enseñanza Secundaria, en 2020. Tiene como objetivo el análisis de la trayectoria de la política educativa para la formación de profesores en Angola en el período anunciado, con miras a identificar sus desarrollos en el campo de la normativa prescripción. Se trata de una investigación documental, desarrollada a partir del levantamiento y análisis del Estatuto del Subsistema de Formación Docente (2011), la Ley Básica del Sistema de Educación y Enseñanza (2016), el Programa Nacional de Formación y Gestión de Personal Docente (2018), culminando con el Régimen Jurídico para la Formación Inicial de Educadores de la Primera Infancia, Profesores de Enseñanza Básica y Profesores de Enseñanza Secundaria, publicado en 2020. El estudio pretende contribuir a la identificación de trayectoria en el campo de las políticas de formación docente en Angola, con el objetivo de señalar los desafíos que se presentan en términos de implementación.Universidade Estadual de Campinas2023-10-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/867123310.20396/etd.v25i00.8671233ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023053ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023053ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e0230531676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671233/32594Brasil; ContemporâneoBrazil; Contemporary Brasil; ContemporáneoCopyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessBrás, Chocolate AdãoScaff, Elisangela Alves da Silva2024-01-10T21:04:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671233Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2024-01-10T21:04:57ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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Este artigo tem como objeto de estudo as políticas desenvolvidas pelo Ministério de Educação de Angola para a formação de professores desde a promulgação da Constituição da República, em 2010, até a aprovação do Regime Jurídico da Formação Inicial de Educadores da Infância, de Professores do Ensino Primário e de Professores do Ensino Secundário, em 2020. Elege como objetivo a análise da trajetória da política educacional de formação de professores em Angola no período anunciado, com vistas a identificar seus desdobramentos no campo da prescrição normativa. Trata-se de uma pesquisa documental, desenvolvida a partir do levantamento e análise do Estatuto do Subsistema de Formação de Professores (2011), da Lei de Bases do Sistema de Educação e Ensino (2016) e do Programa Nacional de Formação e Gestão do Pessoal Docente (2018), culminando com o Regime Jurídico da Formação Inicial de Educadores de Infância, de Professores do Ensino Primário e de Professores do Ensino Secundário, editado em 2020. O estudo pretende contribuir para a identificação da trajetória das políticas de formação de professores em Angola, visando apontar os desafios que se apresentam no plano da implementação. |
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