Representações didáticas do Brasil colonial
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/644 |
Resumo: | Este artigo analisa as representações criadas pelos livros didáticos da disciplina sobre o Brasil colonial, procurando perceber como as proposições lançadas por autores como K. F. Von Martius, Francisco Adolfo Varnhagen e João Capistrano de Abreu constituíram uma ordem discursiva para a escrita da sua história em livros e livros didáticos a partir da segunda metade do século XIX e ao longo do século passado. |
id |
UNICAMP-19_4889613f2a45a09205906e828e96526d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/644 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Representações didáticas do Brasil colonialHistória. Ensino. Livro didático. Brasil-Colônia.HistóriaBrasil-ColôniaEste artigo analisa as representações criadas pelos livros didáticos da disciplina sobre o Brasil colonial, procurando perceber como as proposições lançadas por autores como K. F. Von Martius, Francisco Adolfo Varnhagen e João Capistrano de Abreu constituíram uma ordem discursiva para a escrita da sua história em livros e livros didáticos a partir da segunda metade do século XIX e ao longo do século passado. Universidade Estadual de Campinas2008-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/64410.20396/etd.v8i2.644ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 53-68ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 53-68ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 53-681676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/644/659Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRibeiro, Renilson Rosa2017-03-31T09:58:51Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/644Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:35.219310ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Representações didáticas do Brasil colonial |
title |
Representações didáticas do Brasil colonial |
spellingShingle |
Representações didáticas do Brasil colonial Ribeiro, Renilson Rosa História. Ensino. Livro didático. Brasil-Colônia. História Brasil-Colônia |
title_short |
Representações didáticas do Brasil colonial |
title_full |
Representações didáticas do Brasil colonial |
title_fullStr |
Representações didáticas do Brasil colonial |
title_full_unstemmed |
Representações didáticas do Brasil colonial |
title_sort |
Representações didáticas do Brasil colonial |
author |
Ribeiro, Renilson Rosa |
author_facet |
Ribeiro, Renilson Rosa |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ribeiro, Renilson Rosa |
dc.subject.por.fl_str_mv |
História. Ensino. Livro didático. Brasil-Colônia. História Brasil-Colônia |
topic |
História. Ensino. Livro didático. Brasil-Colônia. História Brasil-Colônia |
description |
Este artigo analisa as representações criadas pelos livros didáticos da disciplina sobre o Brasil colonial, procurando perceber como as proposições lançadas por autores como K. F. Von Martius, Francisco Adolfo Varnhagen e João Capistrano de Abreu constituíram uma ordem discursiva para a escrita da sua história em livros e livros didáticos a partir da segunda metade do século XIX e ao longo do século passado. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/644 10.20396/etd.v8i2.644 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/644 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v8i2.644 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/644/659 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 53-68 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 53-68 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 53-68 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216650268540928 |