Escreviver: o ensino como ato poético em tempos de pandemia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Sobral, Ayanne Priscilla Alves
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Castello Branco, Lucia
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670437
Resumo: O texto propõe uma reflexão acerca da noção lacaniana de “ato psicanalítico”, articulando-o às ideias de “ato poético”, em sua dimensão ética e política. Propõe-se pensar, a partir das ideias de Jacques Lacan, acerca de seu próprio ensino, e de Maria Gabriela Llansol, sobre o ensino por ela e Augusto Joaquim conduzido na Escola da Rua de Namur, na Bélgica, nos anos 1970, sobre a potência de vida do “ensino como ato poético” na universidade federal brasileira, sobretudo no período de 2020 a 2022, quando fomos atropelados pelo real de uma pandemia e pela realidade de um governo mortífero no Brasil. Escrito em parceria entre uma aluna e uma professora, o artigo pretende construir uma reflexão teórica a partir de uma experiência de ensino, tanto na perspectiva do docente quanto na do discente, o que já culminou na escrita de um livro em parceria, que se propõe a dar os primeiros passos em direção a um conceito – o de “psicanálise literária”--, a ser desdobrado pela aluna na construção de sua tese de doutorado. Articulada ao “escreviver” – noção a ser desenvolvida pela docente em sua atual pesquisa do CNPq -- , a psicanálise literária aposta na escrita e no ato poético como “passagens de vida” no contexto das universidades públicas brasileiras, mais do que nunca ameaçadas de morte.
id UNICAMP-19_49bfe66d8f36c7c369a54e89d82481c0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8670437
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Escreviver: o ensino como ato poético em tempos de pandemiaEscreviver: teaching as a poetical act in pandemic timesEscreviver: la enseñanza como acto poético en tiempos de pandemiaActo psicoanalíticoActo poético EnseñandoPsychoanalytic actPoetic act TeachingAto psicanalíticoAto poéticoEnsinoO texto propõe uma reflexão acerca da noção lacaniana de “ato psicanalítico”, articulando-o às ideias de “ato poético”, em sua dimensão ética e política. Propõe-se pensar, a partir das ideias de Jacques Lacan, acerca de seu próprio ensino, e de Maria Gabriela Llansol, sobre o ensino por ela e Augusto Joaquim conduzido na Escola da Rua de Namur, na Bélgica, nos anos 1970, sobre a potência de vida do “ensino como ato poético” na universidade federal brasileira, sobretudo no período de 2020 a 2022, quando fomos atropelados pelo real de uma pandemia e pela realidade de um governo mortífero no Brasil. Escrito em parceria entre uma aluna e uma professora, o artigo pretende construir uma reflexão teórica a partir de uma experiência de ensino, tanto na perspectiva do docente quanto na do discente, o que já culminou na escrita de um livro em parceria, que se propõe a dar os primeiros passos em direção a um conceito – o de “psicanálise literária”--, a ser desdobrado pela aluna na construção de sua tese de doutorado. Articulada ao “escreviver” – noção a ser desenvolvida pela docente em sua atual pesquisa do CNPq -- , a psicanálise literária aposta na escrita e no ato poético como “passagens de vida” no contexto das universidades públicas brasileiras, mais do que nunca ameaçadas de morte.The text proposes a reflection on the Lacanian notion of "psychoanalytic act", articulating it to the ideas of "poetic act", in its ethical and political dimension. It is proposed to think, from the ideas of Jacques Lacan, about his own teaching, and of Maria Gabriela Llansol, about the teaching by her and Augusto Joaquim conducted at Escola da Rua de Namur, in Belgium, in the 1970s, about the life power of "teaching as a poetic act" at the Brazilian federal university, especially in the period from 2020 to 2022, when we were run over by the real of a pandemic and by the reality of a deadly government in Brazil. Written in partnership between a student and a teacher, the article intends to build a theoretical reflection from a teaching experience, both from the teacher's and the student's perspective, which has already culminated in the writing of a book in partnership, which proposes to take the first steps towards a concept - that of "literary psychoanalysis"--, to be unfolded by the student in the construction of her doctoral thesis. Articulated with "Escreviver" - a notion to be developed by the professor in her current CNPq research - literary psychoanalysis bets on writing and the poetic act as "life passages" in the context of Brazilian public universities, which are more than ever threatened with death.  El texto propone una reflexión sobre la noción lacaniana de "acto psicoanalítico", articulándola a las ideas de "acto poético", en su dimensión ética y política. Se propone pensar, a partir de las ideas de Jacques Lacan, sobre su propia enseñanza, y de María Gabriela Llansol, sobre la enseñanza impartida por ella y Augusto Joaquim en la Escola da Rua de Namur, en Bélgica, en la década de 1970, sobre el poder vital de la “enseñanza como acto poético” en la universidad federal brasileña, especialmente en el período de 2020 a 2022, cuando fuimos atropellados por lo real de una pandemia y por la realidad de un gobierno mortífero en Brasil. Escrito en coautoría entre un estudiante y un docente, el artículo pretende construir una reflexión teórica a partir de una experiencia docente, tanto en la perspectiva del docente como en la del estudiante, que ya culminó en la escritura de un libro en coautoría, que propone tomar la primeros pasos hacia un concepto -- el de "psicoanálisis literario"--, a ser desplegado por la estudiante en la construcción de su tesis doctoral. Articulado con la "Escreviver" - noción a ser desarrollada por la profesora en su actual investigación del CNPq - el psicoanálisis literario apuesta por la escritura y el acto poético como "pasajes de vida" en el contexto de las universidades públicas brasileñas, más que nunca amenazadas de muerte.Universidade Estadual de Campinas2023-03-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/867043710.20396/etd.v25i00.8670437ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023009ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023009ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e0230091676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670437/31728Brasil; 2020-2022Brazil; 2020-2022Brasil; 2020-2022Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSobral, Ayanne Priscilla AlvesCastello Branco, Lucia2024-01-10T21:04:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8670437Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2024-01-10T21:04:57ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Escreviver: o ensino como ato poético em tempos de pandemia
Escreviver: teaching as a poetical act in pandemic times
Escreviver: la enseñanza como acto poético en tiempos de pandemia
title Escreviver: o ensino como ato poético em tempos de pandemia
spellingShingle Escreviver: o ensino como ato poético em tempos de pandemia
Sobral, Ayanne Priscilla Alves
Acto psicoanalítico
Acto poético
Enseñando
Psychoanalytic act
Poetic act
Teaching
Ato psicanalítico
Ato poético
Ensino
title_short Escreviver: o ensino como ato poético em tempos de pandemia
title_full Escreviver: o ensino como ato poético em tempos de pandemia
title_fullStr Escreviver: o ensino como ato poético em tempos de pandemia
title_full_unstemmed Escreviver: o ensino como ato poético em tempos de pandemia
title_sort Escreviver: o ensino como ato poético em tempos de pandemia
author Sobral, Ayanne Priscilla Alves
author_facet Sobral, Ayanne Priscilla Alves
Castello Branco, Lucia
author_role author
author2 Castello Branco, Lucia
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Sobral, Ayanne Priscilla Alves
Castello Branco, Lucia
dc.subject.por.fl_str_mv Acto psicoanalítico
Acto poético
Enseñando
Psychoanalytic act
Poetic act
Teaching
Ato psicanalítico
Ato poético
Ensino
topic Acto psicoanalítico
Acto poético
Enseñando
Psychoanalytic act
Poetic act
Teaching
Ato psicanalítico
Ato poético
Ensino
description O texto propõe uma reflexão acerca da noção lacaniana de “ato psicanalítico”, articulando-o às ideias de “ato poético”, em sua dimensão ética e política. Propõe-se pensar, a partir das ideias de Jacques Lacan, acerca de seu próprio ensino, e de Maria Gabriela Llansol, sobre o ensino por ela e Augusto Joaquim conduzido na Escola da Rua de Namur, na Bélgica, nos anos 1970, sobre a potência de vida do “ensino como ato poético” na universidade federal brasileira, sobretudo no período de 2020 a 2022, quando fomos atropelados pelo real de uma pandemia e pela realidade de um governo mortífero no Brasil. Escrito em parceria entre uma aluna e uma professora, o artigo pretende construir uma reflexão teórica a partir de uma experiência de ensino, tanto na perspectiva do docente quanto na do discente, o que já culminou na escrita de um livro em parceria, que se propõe a dar os primeiros passos em direção a um conceito – o de “psicanálise literária”--, a ser desdobrado pela aluna na construção de sua tese de doutorado. Articulada ao “escreviver” – noção a ser desenvolvida pela docente em sua atual pesquisa do CNPq -- , a psicanálise literária aposta na escrita e no ato poético como “passagens de vida” no contexto das universidades públicas brasileiras, mais do que nunca ameaçadas de morte.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-03-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670437
10.20396/etd.v25i00.8670437
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670437
identifier_str_mv 10.20396/etd.v25i00.8670437
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8670437/31728
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; 2020-2022
Brazil; 2020-2022
Brasil; 2020-2022
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023009
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023009
ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e023009
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216649727475712