Necessidades psicológicas básicas: definições operacionais na docência universitária
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644789 |
Resumo: | A Self-Determination Theory (SDT) pressupõe que a qualidade autônoma da motivação resulta da interação equilibrada entre demandas internas do self e nutrientes contextuais, a partir da satisfação das necessidades psicológicas básicas (NPB) de autonomia, competência e pertencimento. Este estudo qualitativo teve por objetivo explorar as definições operacionais das NPB no âmbito da docência na Educação Superior. Para tanto, a amostra de professores universitários respondeu, de forma anônima e voluntária, a três questões abertas abordando a temática, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Como resultado, emergiram sete descritores operacionais para definir Autonomia, além de uma subcategoria crítica; sete para Competência e cinco para Pertencimento, detalhados e debatidos em consonância à docência. Embora circunscritos a uma amostra, são resultados potencialmente relevantes para subsidiar a compreensão e os avanços no campo motivacional, bem como para a promoção de políticas voltadas à satisfação e ao bem-estar psicológico do profissional docente da Educação Superior. |
id |
UNICAMP-19_4bfc6d10e072bf6638439f5a1cf2eb2c |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644789 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Necessidades psicológicas básicas: definições operacionais na docência universitáriaEducação superior. Docentes. Motivação. Necessidades psicológicas básicas.EducaçãoA Self-Determination Theory (SDT) pressupõe que a qualidade autônoma da motivação resulta da interação equilibrada entre demandas internas do self e nutrientes contextuais, a partir da satisfação das necessidades psicológicas básicas (NPB) de autonomia, competência e pertencimento. Este estudo qualitativo teve por objetivo explorar as definições operacionais das NPB no âmbito da docência na Educação Superior. Para tanto, a amostra de professores universitários respondeu, de forma anônima e voluntária, a três questões abertas abordando a temática, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Como resultado, emergiram sete descritores operacionais para definir Autonomia, além de uma subcategoria crítica; sete para Competência e cinco para Pertencimento, detalhados e debatidos em consonância à docência. Embora circunscritos a uma amostra, são resultados potencialmente relevantes para subsidiar a compreensão e os avanços no campo motivacional, bem como para a promoção de políticas voltadas à satisfação e ao bem-estar psicológico do profissional docente da Educação Superior.Universidade Estadual de Campinas2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa Empírica; Qualitativa;application/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864478910.20396/etd.v19i2.8644789ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 510-531ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 510-531ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 510-5311676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644789/15710https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644789/19591Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessDavoglio, Tarcia RitaTimm, Jordana WruckSantos, Bettina Steren dosConzatti, Fernanda de Brito Kulmann2018-04-13T15:35:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644789Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:17.694246ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Necessidades psicológicas básicas: definições operacionais na docência universitária |
title |
Necessidades psicológicas básicas: definições operacionais na docência universitária |
spellingShingle |
Necessidades psicológicas básicas: definições operacionais na docência universitária Davoglio, Tarcia Rita Educação superior. Docentes. Motivação. Necessidades psicológicas básicas. Educação |
title_short |
Necessidades psicológicas básicas: definições operacionais na docência universitária |
title_full |
Necessidades psicológicas básicas: definições operacionais na docência universitária |
title_fullStr |
Necessidades psicológicas básicas: definições operacionais na docência universitária |
title_full_unstemmed |
Necessidades psicológicas básicas: definições operacionais na docência universitária |
title_sort |
Necessidades psicológicas básicas: definições operacionais na docência universitária |
author |
Davoglio, Tarcia Rita |
author_facet |
Davoglio, Tarcia Rita Timm, Jordana Wruck Santos, Bettina Steren dos Conzatti, Fernanda de Brito Kulmann |
author_role |
author |
author2 |
Timm, Jordana Wruck Santos, Bettina Steren dos Conzatti, Fernanda de Brito Kulmann |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Davoglio, Tarcia Rita Timm, Jordana Wruck Santos, Bettina Steren dos Conzatti, Fernanda de Brito Kulmann |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação superior. Docentes. Motivação. Necessidades psicológicas básicas. Educação |
topic |
Educação superior. Docentes. Motivação. Necessidades psicológicas básicas. Educação |
description |
A Self-Determination Theory (SDT) pressupõe que a qualidade autônoma da motivação resulta da interação equilibrada entre demandas internas do self e nutrientes contextuais, a partir da satisfação das necessidades psicológicas básicas (NPB) de autonomia, competência e pertencimento. Este estudo qualitativo teve por objetivo explorar as definições operacionais das NPB no âmbito da docência na Educação Superior. Para tanto, a amostra de professores universitários respondeu, de forma anônima e voluntária, a três questões abertas abordando a temática, analisadas por meio da Análise Textual Discursiva. Como resultado, emergiram sete descritores operacionais para definir Autonomia, além de uma subcategoria crítica; sete para Competência e cinco para Pertencimento, detalhados e debatidos em consonância à docência. Embora circunscritos a uma amostra, são resultados potencialmente relevantes para subsidiar a compreensão e os avanços no campo motivacional, bem como para a promoção de políticas voltadas à satisfação e ao bem-estar psicológico do profissional docente da Educação Superior. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-04-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa Empírica; Qualitativa; |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644789 10.20396/etd.v19i2.8644789 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644789 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v19i2.8644789 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644789/15710 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644789/19591 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 510-531 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 510-531 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 510-531 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653416366080 |