Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Araújo, Cláudia Helena dos Santos
Data de Publicação: 2016
Outros Autores: Peixoto, Joana
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639484
Resumo: O presente artigo - fruto de pesquisa concluída - discute a docência online tomada como prática pedagógica mediada por tecnologias digitais em rede. O pensamento marcado pelo determinismo tecnológico tende a considerar que tais tecnologias representam um novo paradigma pedagógico, pressupondo que as potencialidades técnicas dos meios comunicacionais em rede se transferem automaticamente para as práticas pedagógicas. Verificamos então uma confusão entre o objeto empírico (tecnologias digitais em rede) e o objeto teórico (um paradigma educacional compatível com o nosso tempo). No enfrentamento desta questão de ordem teórico-metodológica, propomos a adoção de uma abordagem dialética para o tratamento do tema, tomando como referência a noção de instrumento na perspectiva da abordagem instrumental (Rabardel). A partir daí, tratamos de algumas implicações importantes para análise da docência online  quando se considera os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) como instrumento.
id UNICAMP-19_57d33cc87bf71aa3b25d3678f5f826dd
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8639484
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em redeTecnologias e educação. Docência online. Abordagem instrumental. Ambientes virtuais de aprendizagem.Tecnologias e educação. Docência online. Abordagem instrumental. Ambientes virtuais de aprendizagem.O presente artigo - fruto de pesquisa concluída - discute a docência online tomada como prática pedagógica mediada por tecnologias digitais em rede. O pensamento marcado pelo determinismo tecnológico tende a considerar que tais tecnologias representam um novo paradigma pedagógico, pressupondo que as potencialidades técnicas dos meios comunicacionais em rede se transferem automaticamente para as práticas pedagógicas. Verificamos então uma confusão entre o objeto empírico (tecnologias digitais em rede) e o objeto teórico (um paradigma educacional compatível com o nosso tempo). No enfrentamento desta questão de ordem teórico-metodológica, propomos a adoção de uma abordagem dialética para o tratamento do tema, tomando como referência a noção de instrumento na perspectiva da abordagem instrumental (Rabardel). A partir daí, tratamos de algumas implicações importantes para análise da docência online  quando se considera os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) como instrumento.Universidade Estadual de Campinas2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de abordagem dialéticaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863948410.20396/etd.v18i2.8639484ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 404-417ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 404-417ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 404-4171676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639484/13322https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639484/19590Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Cláudia Helena dos SantosPeixoto, Joana2016-10-08T10:51:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8639484Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:15.925745ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede
title Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede
spellingShingle Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede
Araújo, Cláudia Helena dos Santos
Tecnologias e educação. Docência online. Abordagem instrumental. Ambientes virtuais de aprendizagem.
Tecnologias e educação. Docência online. Abordagem instrumental. Ambientes virtuais de aprendizagem.
title_short Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede
title_full Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede
title_fullStr Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede
title_full_unstemmed Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede
title_sort Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede
author Araújo, Cláudia Helena dos Santos
author_facet Araújo, Cláudia Helena dos Santos
Peixoto, Joana
author_role author
author2 Peixoto, Joana
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Araújo, Cláudia Helena dos Santos
Peixoto, Joana
dc.subject.por.fl_str_mv Tecnologias e educação. Docência online. Abordagem instrumental. Ambientes virtuais de aprendizagem.
Tecnologias e educação. Docência online. Abordagem instrumental. Ambientes virtuais de aprendizagem.
topic Tecnologias e educação. Docência online. Abordagem instrumental. Ambientes virtuais de aprendizagem.
Tecnologias e educação. Docência online. Abordagem instrumental. Ambientes virtuais de aprendizagem.
description O presente artigo - fruto de pesquisa concluída - discute a docência online tomada como prática pedagógica mediada por tecnologias digitais em rede. O pensamento marcado pelo determinismo tecnológico tende a considerar que tais tecnologias representam um novo paradigma pedagógico, pressupondo que as potencialidades técnicas dos meios comunicacionais em rede se transferem automaticamente para as práticas pedagógicas. Verificamos então uma confusão entre o objeto empírico (tecnologias digitais em rede) e o objeto teórico (um paradigma educacional compatível com o nosso tempo). No enfrentamento desta questão de ordem teórico-metodológica, propomos a adoção de uma abordagem dialética para o tratamento do tema, tomando como referência a noção de instrumento na perspectiva da abordagem instrumental (Rabardel). A partir daí, tratamos de algumas implicações importantes para análise da docência online  quando se considera os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) como instrumento.
publishDate 2016
dc.date.none.fl_str_mv 2016-07-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa de abordagem dialética
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639484
10.20396/etd.v18i2.8639484
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639484
identifier_str_mv 10.20396/etd.v18i2.8639484
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639484/13322
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639484/19590
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 404-417
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 404-417
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 404-417
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653360791552