Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639484 |
Resumo: | O presente artigo - fruto de pesquisa concluída - discute a docência online tomada como prática pedagógica mediada por tecnologias digitais em rede. O pensamento marcado pelo determinismo tecnológico tende a considerar que tais tecnologias representam um novo paradigma pedagógico, pressupondo que as potencialidades técnicas dos meios comunicacionais em rede se transferem automaticamente para as práticas pedagógicas. Verificamos então uma confusão entre o objeto empírico (tecnologias digitais em rede) e o objeto teórico (um paradigma educacional compatível com o nosso tempo). No enfrentamento desta questão de ordem teórico-metodológica, propomos a adoção de uma abordagem dialética para o tratamento do tema, tomando como referência a noção de instrumento na perspectiva da abordagem instrumental (Rabardel). A partir daí, tratamos de algumas implicações importantes para análise da docência online quando se considera os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) como instrumento. |
id |
UNICAMP-19_57d33cc87bf71aa3b25d3678f5f826dd |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8639484 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em redeTecnologias e educação. Docência online. Abordagem instrumental. Ambientes virtuais de aprendizagem.Tecnologias e educação. Docência online. Abordagem instrumental. Ambientes virtuais de aprendizagem.O presente artigo - fruto de pesquisa concluída - discute a docência online tomada como prática pedagógica mediada por tecnologias digitais em rede. O pensamento marcado pelo determinismo tecnológico tende a considerar que tais tecnologias representam um novo paradigma pedagógico, pressupondo que as potencialidades técnicas dos meios comunicacionais em rede se transferem automaticamente para as práticas pedagógicas. Verificamos então uma confusão entre o objeto empírico (tecnologias digitais em rede) e o objeto teórico (um paradigma educacional compatível com o nosso tempo). No enfrentamento desta questão de ordem teórico-metodológica, propomos a adoção de uma abordagem dialética para o tratamento do tema, tomando como referência a noção de instrumento na perspectiva da abordagem instrumental (Rabardel). A partir daí, tratamos de algumas implicações importantes para análise da docência online quando se considera os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) como instrumento.Universidade Estadual de Campinas2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa de abordagem dialéticaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863948410.20396/etd.v18i2.8639484ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 404-417ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 404-417ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 404-4171676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639484/13322https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639484/19590Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAraújo, Cláudia Helena dos SantosPeixoto, Joana2016-10-08T10:51:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8639484Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:15.925745ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede |
title |
Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede |
spellingShingle |
Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede Araújo, Cláudia Helena dos Santos Tecnologias e educação. Docência online. Abordagem instrumental. Ambientes virtuais de aprendizagem. Tecnologias e educação. Docência online. Abordagem instrumental. Ambientes virtuais de aprendizagem. |
title_short |
Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede |
title_full |
Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede |
title_fullStr |
Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede |
title_full_unstemmed |
Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede |
title_sort |
Docência online: trabalho pedagógico mediado por tecnologias digitais em rede |
author |
Araújo, Cláudia Helena dos Santos |
author_facet |
Araújo, Cláudia Helena dos Santos Peixoto, Joana |
author_role |
author |
author2 |
Peixoto, Joana |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Araújo, Cláudia Helena dos Santos Peixoto, Joana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologias e educação. Docência online. Abordagem instrumental. Ambientes virtuais de aprendizagem. Tecnologias e educação. Docência online. Abordagem instrumental. Ambientes virtuais de aprendizagem. |
topic |
Tecnologias e educação. Docência online. Abordagem instrumental. Ambientes virtuais de aprendizagem. Tecnologias e educação. Docência online. Abordagem instrumental. Ambientes virtuais de aprendizagem. |
description |
O presente artigo - fruto de pesquisa concluída - discute a docência online tomada como prática pedagógica mediada por tecnologias digitais em rede. O pensamento marcado pelo determinismo tecnológico tende a considerar que tais tecnologias representam um novo paradigma pedagógico, pressupondo que as potencialidades técnicas dos meios comunicacionais em rede se transferem automaticamente para as práticas pedagógicas. Verificamos então uma confusão entre o objeto empírico (tecnologias digitais em rede) e o objeto teórico (um paradigma educacional compatível com o nosso tempo). No enfrentamento desta questão de ordem teórico-metodológica, propomos a adoção de uma abordagem dialética para o tratamento do tema, tomando como referência a noção de instrumento na perspectiva da abordagem instrumental (Rabardel). A partir daí, tratamos de algumas implicações importantes para análise da docência online quando se considera os ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) como instrumento. |
publishDate |
2016 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2016-07-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa de abordagem dialética |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639484 10.20396/etd.v18i2.8639484 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639484 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v18i2.8639484 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639484/13322 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8639484/19590 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 404-417 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 404-417 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 404-417 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653360791552 |