Motivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Repositório Institucional da UnB |
Texto Completo: | http://repositorio.unb.br/handle/10482/14026 |
Resumo: | O objetivo deste estudo foi investigar a percepção de 100 alunos, dos gêneros masculino e feminino, da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular do Distrito Federal, sobre motivação em Matemática, bem como seu desempenho em um teste de criatividade e em um teste de criatividade em Matemática. A Escala de Motivação em Matemática, o Teste Torrance de Pensamento Criativo e o Teste de Criatividade em Matemática foram utilizados na pesquisa. Para a análise dos dados foi empregado o teste t de Student. Os resultados indicaram que, quanto à motivação em relação à Matemática, os alunos do gênero masculino demonstraram percepção mais favorável em relação a dois dos seis fatores da escala aplicada: “Jogos e Desafios” e “Resolução de Problemas”, enquanto os alunos do gênero feminino demonstraram percepção mais favorável apenas em relação ao fator “Hábitos de Estudo”. Não foram observadas diferenças significativas entre alunos dos gêneros masculino e feminino quanto às medidas de criatividade. Porém, os alunos do gênero masculino apresentaram desempenho superior em comparação aos do gênero feminino em relação à criatividade em Matemática. _______________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
id |
UNB_8d3fd7b11d4b4085513bc0fb313b45cb |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.unb.br:10482/14026 |
network_acronym_str |
UNB |
network_name_str |
Repositório Institucional da UnB |
repository_id_str |
|
spelling |
Motivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino MédioMotivation and creativity in Mathematics : a comparative study between second school female and male studentsMatemática - estudo e ensinoCriatividade (Educação)Professores de matemáticaO objetivo deste estudo foi investigar a percepção de 100 alunos, dos gêneros masculino e feminino, da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular do Distrito Federal, sobre motivação em Matemática, bem como seu desempenho em um teste de criatividade e em um teste de criatividade em Matemática. A Escala de Motivação em Matemática, o Teste Torrance de Pensamento Criativo e o Teste de Criatividade em Matemática foram utilizados na pesquisa. Para a análise dos dados foi empregado o teste t de Student. Os resultados indicaram que, quanto à motivação em relação à Matemática, os alunos do gênero masculino demonstraram percepção mais favorável em relação a dois dos seis fatores da escala aplicada: “Jogos e Desafios” e “Resolução de Problemas”, enquanto os alunos do gênero feminino demonstraram percepção mais favorável apenas em relação ao fator “Hábitos de Estudo”. Não foram observadas diferenças significativas entre alunos dos gêneros masculino e feminino quanto às medidas de criatividade. Porém, os alunos do gênero masculino apresentaram desempenho superior em comparação aos do gênero feminino em relação à criatividade em Matemática. _______________________________________________________________________________________________________ ABSTRACTThe purpose of this study was to investigate the perception of 100 students, males and females, attending 3rd year of a private Secondary School in the Federal District, with respect to motivation in Mathematics, as well as their performance in a creativity test and in a creativity test in Mathematics. The Scale of Motivation in Mathematics, the Torrance Tests of Creative Thinking and the Creativity Test in Mathematics were administered. The results indicated that, as for motivation in relation to Mathematics, male students demonstrated more favorable perception in relation to two of the six factors of the administered scale: “Games and Challenges” and “Problem Resolution”, while female students demonstrated a more favorable perception just in relation to the factor “Study Habits.” There were no significant differences among boys and girl students concerning creativity measures. However, the male students presented superior performance when compared to female students in relation to creativity in Mathematics.Faculdade de Educação (FE)Departamento de Políticas Públicas e Gestão da Educação (FE PGE)Faculdade de Educação da UNICAMP2013-08-23T18:53:48Z2013-08-23T18:53:48Z2009-10info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleapplication/pdfGONTIJO, Cleyton Hércules; FLEITH, Denise de Souza. Motivação e criatividade em Matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 10, p.147-167, out. 2009. Número Especial. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2059/1864>. Acesso em: 23 ago. 2013.http://repositorio.unb.br/handle/10482/14026ETD - Educação Temática Digital - Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons (Atribuição-NãoComercial 3.0 Brasil (CC BY-NC 3.0 BR)). Fonte: http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/index. Acesso em: 23 ago. 2013.info:eu-repo/semantics/openAccessGontijo, Cleyton HérculesFleith, Denise de Souzaporreponame:Repositório Institucional da UnBinstname:Universidade de Brasília (UnB)instacron:UNB2023-08-29T17:23:47Zoai:repositorio.unb.br:10482/14026Repositório InstitucionalPUBhttps://repositorio.unb.br/oai/requestrepositorio@unb.bropendoar:2023-08-29T17:23:47Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Motivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio Motivation and creativity in Mathematics : a comparative study between second school female and male students |
title |
Motivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio |
spellingShingle |
Motivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio Gontijo, Cleyton Hércules Matemática - estudo e ensino Criatividade (Educação) Professores de matemática |
title_short |
Motivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio |
title_full |
Motivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio |
title_fullStr |
Motivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio |
title_full_unstemmed |
Motivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio |
title_sort |
Motivação e criatividade em Matemática : um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio |
author |
Gontijo, Cleyton Hércules |
author_facet |
Gontijo, Cleyton Hércules Fleith, Denise de Souza |
author_role |
author |
author2 |
Fleith, Denise de Souza |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Gontijo, Cleyton Hércules Fleith, Denise de Souza |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Matemática - estudo e ensino Criatividade (Educação) Professores de matemática |
topic |
Matemática - estudo e ensino Criatividade (Educação) Professores de matemática |
description |
O objetivo deste estudo foi investigar a percepção de 100 alunos, dos gêneros masculino e feminino, da 3ª série do Ensino Médio de uma escola particular do Distrito Federal, sobre motivação em Matemática, bem como seu desempenho em um teste de criatividade e em um teste de criatividade em Matemática. A Escala de Motivação em Matemática, o Teste Torrance de Pensamento Criativo e o Teste de Criatividade em Matemática foram utilizados na pesquisa. Para a análise dos dados foi empregado o teste t de Student. Os resultados indicaram que, quanto à motivação em relação à Matemática, os alunos do gênero masculino demonstraram percepção mais favorável em relação a dois dos seis fatores da escala aplicada: “Jogos e Desafios” e “Resolução de Problemas”, enquanto os alunos do gênero feminino demonstraram percepção mais favorável apenas em relação ao fator “Hábitos de Estudo”. Não foram observadas diferenças significativas entre alunos dos gêneros masculino e feminino quanto às medidas de criatividade. Porém, os alunos do gênero masculino apresentaram desempenho superior em comparação aos do gênero feminino em relação à criatividade em Matemática. _______________________________________________________________________________________________________ ABSTRACT |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10 2013-08-23T18:53:48Z 2013-08-23T18:53:48Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
GONTIJO, Cleyton Hércules; FLEITH, Denise de Souza. Motivação e criatividade em Matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 10, p.147-167, out. 2009. Número Especial. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2059/1864>. Acesso em: 23 ago. 2013. http://repositorio.unb.br/handle/10482/14026 |
identifier_str_mv |
GONTIJO, Cleyton Hércules; FLEITH, Denise de Souza. Motivação e criatividade em Matemática: um estudo comparativo entre alunas e alunos de Ensino Médio. ETD – Educação Temática Digital, Campinas, v. 10, p.147-167, out. 2009. Número Especial. Disponível em: <http://www.fae.unicamp.br/revista/index.php/etd/article/view/2059/1864>. Acesso em: 23 ago. 2013. |
url |
http://repositorio.unb.br/handle/10482/14026 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da UNICAMP |
publisher.none.fl_str_mv |
Faculdade de Educação da UNICAMP |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Repositório Institucional da UnB instname:Universidade de Brasília (UnB) instacron:UNB |
instname_str |
Universidade de Brasília (UnB) |
instacron_str |
UNB |
institution |
UNB |
reponame_str |
Repositório Institucional da UnB |
collection |
Repositório Institucional da UnB |
repository.name.fl_str_mv |
Repositório Institucional da UnB - Universidade de Brasília (UnB) |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@unb.br |
_version_ |
1814508303663759360 |