Mulheres em projetos de educação pelo/para o cinema

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gusmão, Milene de Cássia Silveira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Santos, Raquel Costa, Duarte, Rosalia Maria
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647550
Resumo: Este artigo descreve a inserção e a trajetória de cinco mulheres pioneiras nas ações de educação para o cinema, a partir dos anos 1950, no Brasil e na América Latina. Analiticamente, trata-se de indagar como as mulheres passaram a ocupar lugares de mediação nas experiências de formação pelo/para o cinema, uma vez que os fazeres relativos aos saberes cinematográficos estiveram e ainda estão marcados pela majoritária presença masculina. Para isto recorre-se aos modelos conceituais de Norbert Elias e Pierre Bourdieu, que consideram as redes relacionais humanas no fluxo do tempo, observadas as interdependências e também as interações entre as estruturas sociais, as práticas e as trajetórias coletivas e individuais no espaço de possibilidades. Argumenta-se, ainda, que a ação dessas mulheres ofereceu as bases sobre as quais se construiu uma tradição de forte atuação feminina no campo das relações entre cinema e educação.      
id UNICAMP-19_5f3c3b9ec3eda8a983fed1e00e5784af
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647550
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Mulheres em projetos de educação pelo/para o cinemaMulheres. Educação. Cinema. América Latina.CinemaEducaçãoProcessos de FormaçãoEste artigo descreve a inserção e a trajetória de cinco mulheres pioneiras nas ações de educação para o cinema, a partir dos anos 1950, no Brasil e na América Latina. Analiticamente, trata-se de indagar como as mulheres passaram a ocupar lugares de mediação nas experiências de formação pelo/para o cinema, uma vez que os fazeres relativos aos saberes cinematográficos estiveram e ainda estão marcados pela majoritária presença masculina. Para isto recorre-se aos modelos conceituais de Norbert Elias e Pierre Bourdieu, que consideram as redes relacionais humanas no fluxo do tempo, observadas as interdependências e também as interações entre as estruturas sociais, as práticas e as trajetórias coletivas e individuais no espaço de possibilidades. Argumenta-se, ainda, que a ação dessas mulheres ofereceu as bases sobre as quais se construiu uma tradição de forte atuação feminina no campo das relações entre cinema e educação.      Universidade Estadual de Campinas2017-04-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfimage/jpeghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864755010.20396/etd.v19i2.8647550ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 456-481ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 456-481ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 456-4811676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647550/15708https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647550/19905Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGusmão, Milene de Cássia SilveiraSantos, Raquel CostaDuarte, Rosalia Maria2018-04-13T15:35:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647550Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:20.750271ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Mulheres em projetos de educação pelo/para o cinema
title Mulheres em projetos de educação pelo/para o cinema
spellingShingle Mulheres em projetos de educação pelo/para o cinema
Gusmão, Milene de Cássia Silveira
Mulheres. Educação. Cinema. América Latina.
Cinema
Educação
Processos de Formação
title_short Mulheres em projetos de educação pelo/para o cinema
title_full Mulheres em projetos de educação pelo/para o cinema
title_fullStr Mulheres em projetos de educação pelo/para o cinema
title_full_unstemmed Mulheres em projetos de educação pelo/para o cinema
title_sort Mulheres em projetos de educação pelo/para o cinema
author Gusmão, Milene de Cássia Silveira
author_facet Gusmão, Milene de Cássia Silveira
Santos, Raquel Costa
Duarte, Rosalia Maria
author_role author
author2 Santos, Raquel Costa
Duarte, Rosalia Maria
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gusmão, Milene de Cássia Silveira
Santos, Raquel Costa
Duarte, Rosalia Maria
dc.subject.por.fl_str_mv Mulheres. Educação. Cinema. América Latina.
Cinema
Educação
Processos de Formação
topic Mulheres. Educação. Cinema. América Latina.
Cinema
Educação
Processos de Formação
description Este artigo descreve a inserção e a trajetória de cinco mulheres pioneiras nas ações de educação para o cinema, a partir dos anos 1950, no Brasil e na América Latina. Analiticamente, trata-se de indagar como as mulheres passaram a ocupar lugares de mediação nas experiências de formação pelo/para o cinema, uma vez que os fazeres relativos aos saberes cinematográficos estiveram e ainda estão marcados pela majoritária presença masculina. Para isto recorre-se aos modelos conceituais de Norbert Elias e Pierre Bourdieu, que consideram as redes relacionais humanas no fluxo do tempo, observadas as interdependências e também as interações entre as estruturas sociais, as práticas e as trajetórias coletivas e individuais no espaço de possibilidades. Argumenta-se, ainda, que a ação dessas mulheres ofereceu as bases sobre as quais se construiu uma tradição de forte atuação feminina no campo das relações entre cinema e educação.      
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-04-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647550
10.20396/etd.v19i2.8647550
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647550
identifier_str_mv 10.20396/etd.v19i2.8647550
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647550/15708
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647550/19905
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 456-481
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 456-481
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 2 (2017): Cinema, educação e seus processos de formação; 456-481
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653791756288