Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Côco, Valdete
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Alves, Kallyne Kafuri
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635586
Resumo: No contexto de afirmação da Educação Infantil (EI) integrada aos sistemas de ensino, abordamos a gestão das instituições em articulação com as reflexões sobre a relação entre as famílias e as escolas. Nesse contexto, tomamos como foco de estudo as entradas e saídas cotidianas das crianças na EI mediante uma pesquisa qualitativa realizada em um Centro Municipal de Ensino Infantil. Inspiradas em princípios teórico-metodológicos bakhtinianos, acenamos para a potência dos encontros que constituem a vida dos pares do trabalho, mobilizando aprendizagens formativas implicadas com o delineamento institucional em interação com o conjunto das lutas por políticas para a EI.
id UNICAMP-19_5ff4457093d6cbd02b88398b5430148d
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635586
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantilEducação infantil. Gestão institucional. Formação de profissionais. Relação família-escola. Entradas e saídas.Educação InfantilGestão institucionalFormação de profissionais. Relação família-escolaEntradas e saídasNo contexto de afirmação da Educação Infantil (EI) integrada aos sistemas de ensino, abordamos a gestão das instituições em articulação com as reflexões sobre a relação entre as famílias e as escolas. Nesse contexto, tomamos como foco de estudo as entradas e saídas cotidianas das crianças na EI mediante uma pesquisa qualitativa realizada em um Centro Municipal de Ensino Infantil. Inspiradas em princípios teórico-metodológicos bakhtinianos, acenamos para a potência dos encontros que constituem a vida dos pares do trabalho, mobilizando aprendizagens formativas implicadas com o delineamento institucional em interação com o conjunto das lutas por políticas para a EI.Universidade Estadual de Campinas2017-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863558610.20396/etd.v18i1.8635586ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 187-209ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 187-209ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 187-2091676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635586/15207Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCôco, ValdeteAlves, Kallyne Kafuri2018-04-13T15:36:25Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8635586Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:14.092667ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantil
title Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantil
spellingShingle Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantil
Côco, Valdete
Educação infantil. Gestão institucional. Formação de profissionais. Relação família-escola. Entradas e saídas.
Educação Infantil
Gestão institucional
Formação de profissionais. Relação família-escola
Entradas e saídas
title_short Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantil
title_full Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantil
title_fullStr Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantil
title_full_unstemmed Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantil
title_sort Gestão da dinâmica institucional: aprendizagens formativas a partir das entradas e saídas na educação infantil
author Côco, Valdete
author_facet Côco, Valdete
Alves, Kallyne Kafuri
author_role author
author2 Alves, Kallyne Kafuri
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Côco, Valdete
Alves, Kallyne Kafuri
dc.subject.por.fl_str_mv Educação infantil. Gestão institucional. Formação de profissionais. Relação família-escola. Entradas e saídas.
Educação Infantil
Gestão institucional
Formação de profissionais. Relação família-escola
Entradas e saídas
topic Educação infantil. Gestão institucional. Formação de profissionais. Relação família-escola. Entradas e saídas.
Educação Infantil
Gestão institucional
Formação de profissionais. Relação família-escola
Entradas e saídas
description No contexto de afirmação da Educação Infantil (EI) integrada aos sistemas de ensino, abordamos a gestão das instituições em articulação com as reflexões sobre a relação entre as famílias e as escolas. Nesse contexto, tomamos como foco de estudo as entradas e saídas cotidianas das crianças na EI mediante uma pesquisa qualitativa realizada em um Centro Municipal de Ensino Infantil. Inspiradas em princípios teórico-metodológicos bakhtinianos, acenamos para a potência dos encontros que constituem a vida dos pares do trabalho, mobilizando aprendizagens formativas implicadas com o delineamento institucional em interação com o conjunto das lutas por políticas para a EI.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635586
10.20396/etd.v18i1.8635586
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635586
identifier_str_mv 10.20396/etd.v18i1.8635586
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8635586/15207
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 19 n. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 187-209
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 No. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 187-209
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 Núm. 1 (2017): (Des)ocupar é resistir?; 187-209
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653298925568