(Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: César, Maria Rita de Assis
Data de Publicação: 2010
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/850
Resumo: Esse texto reflete sobre a institucionalização da educação no projeto da modernidade a partir de conceitos oriundos da obra de Michel Foucault, como disciplina, sociedade disciplinar e biopolítica. A partir dessa reflexão sobre a formação da instituição educacional moderna como objeto de investigação histórico e localizado temporalmente, o texto assume o desafio de pensar as transformações que ocorreram nas últimas décadas e transformaram o projeto educacional moderno, constituindo a chamada pedagogia do controle. Essa reflexão se deu a partir dos conceitos foucaultianos de governamentalidade e biopolítica, além do conceito deleuziano de sociedade de controle. Além desse diagnóstico do presente, o texto também oferece um ensaio sobre as possibilidades de uma educação a partir da diferença e da pedagogia queer.
id UNICAMP-19_62e71c5cfed6f42db7bd27b225e7718b
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/850
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling (Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporâneaEscola disciplinar. Pedagogia do controle. Biopolítica. Governamentalidade. Pedagogia queer.PedagogiaEducaçãoEsse texto reflete sobre a institucionalização da educação no projeto da modernidade a partir de conceitos oriundos da obra de Michel Foucault, como disciplina, sociedade disciplinar e biopolítica. A partir dessa reflexão sobre a formação da instituição educacional moderna como objeto de investigação histórico e localizado temporalmente, o texto assume o desafio de pensar as transformações que ocorreram nas últimas décadas e transformaram o projeto educacional moderno, constituindo a chamada pedagogia do controle. Essa reflexão se deu a partir dos conceitos foucaultianos de governamentalidade e biopolítica, além do conceito deleuziano de sociedade de controle. Além desse diagnóstico do presente, o texto também oferece um ensaio sobre as possibilidades de uma educação a partir da diferença e da pedagogia queer.Universidade Estadual de Campinas2010-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/85010.20396/etd.v12i1.850ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 224-241ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 224-241ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 224-2411676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/850/pdf_42Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCésar, Maria Rita de Assis2017-09-22T11:28:09Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/850Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:48.355578ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv (Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea
title (Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea
spellingShingle (Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea
César, Maria Rita de Assis
Escola disciplinar. Pedagogia do controle. Biopolítica. Governamentalidade. Pedagogia queer.
Pedagogia
Educação
title_short (Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea
title_full (Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea
title_fullStr (Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea
title_full_unstemmed (Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea
title_sort (Des)governos...: biopolítica, governamentalidade e educação contemporânea
author César, Maria Rita de Assis
author_facet César, Maria Rita de Assis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv César, Maria Rita de Assis
dc.subject.por.fl_str_mv Escola disciplinar. Pedagogia do controle. Biopolítica. Governamentalidade. Pedagogia queer.
Pedagogia
Educação
topic Escola disciplinar. Pedagogia do controle. Biopolítica. Governamentalidade. Pedagogia queer.
Pedagogia
Educação
description Esse texto reflete sobre a institucionalização da educação no projeto da modernidade a partir de conceitos oriundos da obra de Michel Foucault, como disciplina, sociedade disciplinar e biopolítica. A partir dessa reflexão sobre a formação da instituição educacional moderna como objeto de investigação histórico e localizado temporalmente, o texto assume o desafio de pensar as transformações que ocorreram nas últimas décadas e transformaram o projeto educacional moderno, constituindo a chamada pedagogia do controle. Essa reflexão se deu a partir dos conceitos foucaultianos de governamentalidade e biopolítica, além do conceito deleuziano de sociedade de controle. Além desse diagnóstico do presente, o texto também oferece um ensaio sobre as possibilidades de uma educação a partir da diferença e da pedagogia queer.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-11-18
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/850
10.20396/etd.v12i1.850
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/850
identifier_str_mv 10.20396/etd.v12i1.850
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/850/pdf_42
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 224-241
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 224-241
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 1 (2010): Número Temático: "Foucault e a Educação: é preciso pensar e agir de outros modos"; 224-241
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651144101888