Lobos-maus e chapeuzinhos-vermelhos em ilustrações para ver e ler

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Scareli, Giovana
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Andrade, Elenise Cristina Pires de
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1044
Resumo: Propomos olhares em movimento pelos interiores de algumas imagens em busca de reconhecer elementos de sua própria linguagem a fim de estabelecermos um diálogo com estas imagens e suas/nossas potencialidades, encantamentos, sentidos. Ver Lobos e Chapeuzinhos como fragmentos ressonantes em narrativas que se multiplicam em diferentes cenários e “contextualizações”. Nossa aposta está em não mais obedecer à necessidade representacional do questionamento “o que isso quer dizer?”, “qual o significado daquilo?”, mas possibilitar escorregões e deslizes pelas potências da contemplação e produção de sentidos na própria imagem. Ler imagens que se soltam do texto. Ler textos que se permitem desvincular das imagens; (im)possibilidades em buscar outras apresentações da menina e do animal com a intenção de tencionar os limites do que frequentemente se nomeia imagem, texto, produção cultural, e potencializar as multiplicidades na ausência do equivalente que representariam e interpretariam. Mas e quanto ao papel do professor perante a educação advinda das imagens: seríamos nós os “faxineiros/as” das “misturas”, das “diferenças” com que nos deparamos no campo educacional, na tentativa de deixar tudo mais uniforme? Se assim o for, talvez estejamos pasteurizando interpretações e análises – pasteurização que não ocorre somente na indústria, mas também com as linguagens e conteúdos. 
id UNICAMP-19_65d9df17a3bc8e4d3bc017c7f3d54300
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1044
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Lobos-maus e chapeuzinhos-vermelhos em ilustrações para ver e lerLeitura de imagens. Educação visual. Pós-modernidade.Pós-modernidadePropomos olhares em movimento pelos interiores de algumas imagens em busca de reconhecer elementos de sua própria linguagem a fim de estabelecermos um diálogo com estas imagens e suas/nossas potencialidades, encantamentos, sentidos. Ver Lobos e Chapeuzinhos como fragmentos ressonantes em narrativas que se multiplicam em diferentes cenários e “contextualizações”. Nossa aposta está em não mais obedecer à necessidade representacional do questionamento “o que isso quer dizer?”, “qual o significado daquilo?”, mas possibilitar escorregões e deslizes pelas potências da contemplação e produção de sentidos na própria imagem. Ler imagens que se soltam do texto. Ler textos que se permitem desvincular das imagens; (im)possibilidades em buscar outras apresentações da menina e do animal com a intenção de tencionar os limites do que frequentemente se nomeia imagem, texto, produção cultural, e potencializar as multiplicidades na ausência do equivalente que representariam e interpretariam. Mas e quanto ao papel do professor perante a educação advinda das imagens: seríamos nós os “faxineiros/as” das “misturas”, das “diferenças” com que nos deparamos no campo educacional, na tentativa de deixar tudo mais uniforme? Se assim o for, talvez estejamos pasteurizando interpretações e análises – pasteurização que não ocorre somente na indústria, mas também com as linguagens e conteúdos. Universidade Estadual de Campinas2009-01-13info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/104410.20396/etd.v9i0.1044ETD - Educação Temática Digital; v. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 51-64ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 51-64ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 51-641676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1044/1059Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessScareli, GiovanaAndrade, Elenise Cristina Pires de2017-08-22T14:34:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1044Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:58.913376ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Lobos-maus e chapeuzinhos-vermelhos em ilustrações para ver e ler
title Lobos-maus e chapeuzinhos-vermelhos em ilustrações para ver e ler
spellingShingle Lobos-maus e chapeuzinhos-vermelhos em ilustrações para ver e ler
Scareli, Giovana
Leitura de imagens. Educação visual. Pós-modernidade.
Pós-modernidade
title_short Lobos-maus e chapeuzinhos-vermelhos em ilustrações para ver e ler
title_full Lobos-maus e chapeuzinhos-vermelhos em ilustrações para ver e ler
title_fullStr Lobos-maus e chapeuzinhos-vermelhos em ilustrações para ver e ler
title_full_unstemmed Lobos-maus e chapeuzinhos-vermelhos em ilustrações para ver e ler
title_sort Lobos-maus e chapeuzinhos-vermelhos em ilustrações para ver e ler
author Scareli, Giovana
author_facet Scareli, Giovana
Andrade, Elenise Cristina Pires de
author_role author
author2 Andrade, Elenise Cristina Pires de
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Scareli, Giovana
Andrade, Elenise Cristina Pires de
dc.subject.por.fl_str_mv Leitura de imagens. Educação visual. Pós-modernidade.
Pós-modernidade
topic Leitura de imagens. Educação visual. Pós-modernidade.
Pós-modernidade
description Propomos olhares em movimento pelos interiores de algumas imagens em busca de reconhecer elementos de sua própria linguagem a fim de estabelecermos um diálogo com estas imagens e suas/nossas potencialidades, encantamentos, sentidos. Ver Lobos e Chapeuzinhos como fragmentos ressonantes em narrativas que se multiplicam em diferentes cenários e “contextualizações”. Nossa aposta está em não mais obedecer à necessidade representacional do questionamento “o que isso quer dizer?”, “qual o significado daquilo?”, mas possibilitar escorregões e deslizes pelas potências da contemplação e produção de sentidos na própria imagem. Ler imagens que se soltam do texto. Ler textos que se permitem desvincular das imagens; (im)possibilidades em buscar outras apresentações da menina e do animal com a intenção de tencionar os limites do que frequentemente se nomeia imagem, texto, produção cultural, e potencializar as multiplicidades na ausência do equivalente que representariam e interpretariam. Mas e quanto ao papel do professor perante a educação advinda das imagens: seríamos nós os “faxineiros/as” das “misturas”, das “diferenças” com que nos deparamos no campo educacional, na tentativa de deixar tudo mais uniforme? Se assim o for, talvez estejamos pasteurizando interpretações e análises – pasteurização que não ocorre somente na indústria, mas também com as linguagens e conteúdos. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-13
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1044
10.20396/etd.v9i0.1044
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1044
identifier_str_mv 10.20396/etd.v9i0.1044
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1044/1059
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 51-64
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 51-64
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 (2008): Número Especial: “Escola, currículo e cultura: narrativas objetos e imagens"; 51-64
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651944165376