A imagem da palavra : retórica tipográfica na pós-modernidade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Gruszynski, Ana Claudia
Data de Publicação: 2003
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
Texto Completo: http://hdl.handle.net/10183/131701
Resumo: O trabalho analisa o planejamento da comunicação gráfica (design) buscando compreender o que sustenta a denominação "pós-moderno" no âmbito da retórica tipográfica. A tese sustenta que a diversidade das propostas contemporâneas do design gráfico pode ser visualizada em duas estratégias principais: a ênfase nos signos tipográficos, integrando simultaneamente os códigos verbal e visual, e o pastiche, como imitação irônica e desviante de modelos modernos. Se um dos paradigmas da modernidade no design era a legibilidade, a pósmodernidade já não a tem como critério principal e funcional. Essa tendência é discutida sob 0 ponto de vista do estilo, em termos temporais e estratégicos, e na sua relação com a leitura, o que permite o enfrentamento de uma das questões centrais da pós-modernidade: a pluralidade. A pesquisa indica diferentes traços que demonstram as ambivalências pós-modernas no âmbito do planejamento da comunicação gráfica e destaca conceitos centrais na discussão sobre o tema. É uma discussão bibliográfica, fundada na análise crítica de autores, que dialoga com imagens produzidas no âmbito da atividade profissional analisada.
id URGS_1142ebd595a273a7e0be14c9b9d39f70
oai_identifier_str oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131701
network_acronym_str URGS
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
repository_id_str 1853
spelling Gruszynski, Ana ClaudiaCauduro, Flavio Vinicius2016-01-09T02:42:06Z2003http://hdl.handle.net/10183/131701000366398O trabalho analisa o planejamento da comunicação gráfica (design) buscando compreender o que sustenta a denominação "pós-moderno" no âmbito da retórica tipográfica. A tese sustenta que a diversidade das propostas contemporâneas do design gráfico pode ser visualizada em duas estratégias principais: a ênfase nos signos tipográficos, integrando simultaneamente os códigos verbal e visual, e o pastiche, como imitação irônica e desviante de modelos modernos. Se um dos paradigmas da modernidade no design era a legibilidade, a pósmodernidade já não a tem como critério principal e funcional. Essa tendência é discutida sob 0 ponto de vista do estilo, em termos temporais e estratégicos, e na sua relação com a leitura, o que permite o enfrentamento de uma das questões centrais da pós-modernidade: a pluralidade. A pesquisa indica diferentes traços que demonstram as ambivalências pós-modernas no âmbito do planejamento da comunicação gráfica e destaca conceitos centrais na discussão sobre o tema. É uma discussão bibliográfica, fundada na análise crítica de autores, que dialoga com imagens produzidas no âmbito da atividade profissional analisada.This work analyzes graphic communication (design) planning to understand what sustains the denomination "post-modern" in the ambit of typographic rhetoric. This dissertation sustains that the diversity of contemporary proposals of graphic design can be visualized through two main strategies: the emphasis on the typographic signs, simultaneously integrating the verbal and visual codes, and pastiche, an ironic and deviate imitation of modem models. If one of the modernist paradigms in design was legibility, post-modernism no longer considers its main and functional criterion. This tendency is discussed under the point of view of style, in terms of time and strategy, and in its relationship with reading, which allows us to face one of the central subjects of post-modernism: plurality. Different aspects are indicated to demonstrate the post-modern ambivalence in the area of graphic communication planning, and some central concepts in the discussion of the· theme are highlighted. This study is a bibliographical discussion, founded on the criticai analysis of different authors, which dialogues with images produced in the ambit of the analyzed professional activity.application/pdfporDesign gráfico : HistóriaTipografiaLeituraPós-modernidadeComunicação visualA imagem da palavra : retórica tipográfica na pós-modernidadeinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisPontifícia Universidade Católica do Rio Grande do SulFaculdade de Comunicação SocialPrograma de Pós-Graduação em Comunicação SocialPorto Alegre, BR-RS2003doutoradoinfo:eu-repo/semantics/openAccessreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGSinstname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)instacron:UFRGSORIGINAL000366398.pdf000366398.pdfTexto completoapplication/pdf23535475http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131701/1/000366398.pdf560a3a51e48f810d3fdee64a6388a4d2MD51TEXT000366398.pdf.txt000366398.pdf.txtExtracted Texttext/plain266631http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131701/2/000366398.pdf.txtcce619f78665ca77e0a65fe9909a58deMD52THUMBNAIL000366398.pdf.jpg000366398.pdf.jpgGenerated Thumbnailimage/jpeg992http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131701/3/000366398.pdf.jpg40dca3eae0b43e7566ba8685090e1f87MD5310183/1317012018-10-25 10:09:23.903oai:www.lume.ufrgs.br:10183/131701Biblioteca Digital de Teses e Dissertaçõeshttps://lume.ufrgs.br/handle/10183/2PUBhttps://lume.ufrgs.br/oai/requestlume@ufrgs.br||lume@ufrgs.bropendoar:18532018-10-25T13:09:23Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A imagem da palavra : retórica tipográfica na pós-modernidade
title A imagem da palavra : retórica tipográfica na pós-modernidade
spellingShingle A imagem da palavra : retórica tipográfica na pós-modernidade
Gruszynski, Ana Claudia
Design gráfico : História
Tipografia
Leitura
Pós-modernidade
Comunicação visual
title_short A imagem da palavra : retórica tipográfica na pós-modernidade
title_full A imagem da palavra : retórica tipográfica na pós-modernidade
title_fullStr A imagem da palavra : retórica tipográfica na pós-modernidade
title_full_unstemmed A imagem da palavra : retórica tipográfica na pós-modernidade
title_sort A imagem da palavra : retórica tipográfica na pós-modernidade
author Gruszynski, Ana Claudia
author_facet Gruszynski, Ana Claudia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Gruszynski, Ana Claudia
dc.contributor.advisor1.fl_str_mv Cauduro, Flavio Vinicius
contributor_str_mv Cauduro, Flavio Vinicius
dc.subject.por.fl_str_mv Design gráfico : História
Tipografia
Leitura
Pós-modernidade
Comunicação visual
topic Design gráfico : História
Tipografia
Leitura
Pós-modernidade
Comunicação visual
description O trabalho analisa o planejamento da comunicação gráfica (design) buscando compreender o que sustenta a denominação "pós-moderno" no âmbito da retórica tipográfica. A tese sustenta que a diversidade das propostas contemporâneas do design gráfico pode ser visualizada em duas estratégias principais: a ênfase nos signos tipográficos, integrando simultaneamente os códigos verbal e visual, e o pastiche, como imitação irônica e desviante de modelos modernos. Se um dos paradigmas da modernidade no design era a legibilidade, a pósmodernidade já não a tem como critério principal e funcional. Essa tendência é discutida sob 0 ponto de vista do estilo, em termos temporais e estratégicos, e na sua relação com a leitura, o que permite o enfrentamento de uma das questões centrais da pós-modernidade: a pluralidade. A pesquisa indica diferentes traços que demonstram as ambivalências pós-modernas no âmbito do planejamento da comunicação gráfica e destaca conceitos centrais na discussão sobre o tema. É uma discussão bibliográfica, fundada na análise crítica de autores, que dialoga com imagens produzidas no âmbito da atividade profissional analisada.
publishDate 2003
dc.date.issued.fl_str_mv 2003
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2016-01-09T02:42:06Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://hdl.handle.net/10183/131701
dc.identifier.nrb.pt_BR.fl_str_mv 000366398
url http://hdl.handle.net/10183/131701
identifier_str_mv 000366398
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
instname:Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron:UFRGS
instname_str Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
instacron_str UFRGS
institution UFRGS
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS
bitstream.url.fl_str_mv http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131701/1/000366398.pdf
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131701/2/000366398.pdf.txt
http://www.lume.ufrgs.br/bitstream/10183/131701/3/000366398.pdf.jpg
bitstream.checksum.fl_str_mv 560a3a51e48f810d3fdee64a6388a4d2
cce619f78665ca77e0a65fe9909a58de
40dca3eae0b43e7566ba8685090e1f87
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da UFRGS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS)
repository.mail.fl_str_mv lume@ufrgs.br||lume@ufrgs.br
_version_ 1800309077164687360