Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/975 |
Resumo: | O artigo descreve os caminhos da Educação a Distância (EaD) no Brasil, em um cenário no qual esta modalidade de educação apresenta-se como uma alternativa para atender as necessidades de formação profissional em um país com grandes dimensões geográficas e sérias desigualdades regionais. Para tanto, serão apresentadas as políticas para uma EaD de qualidade, com o uso das tecnologias e a indicação de ações governamentais e institucionais que visam promover e garantir referenciais norteadores para esta modalidade educacional. Os desafios dentro de uma prática social para a EaD e os aspectos ideológicos e políticos são discutidos e contrapostos com algumas experiências já vivenciadas de EaD em iniciativas públicas brasileiras e na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Diante das perspectivas apresentadas, as conclusões finais mostram que a EaD é uma modalidade educacional capaz de oferecer soluções para os problemas brasileiros desde que considerado o uso de uma abordagem que garanta a interação, o diálogo e a colaboração entre professores e alunos, o que são elementos que condicionam a natureza da aprendizagem e a construção do conhecimento. |
id |
UNICAMP-19_69e94ed05ee49d372b70d26745bc760b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/975 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivasEducação a distância. Políticas em educação a distância. Experiências de EaD.Educação a DistânciaO artigo descreve os caminhos da Educação a Distância (EaD) no Brasil, em um cenário no qual esta modalidade de educação apresenta-se como uma alternativa para atender as necessidades de formação profissional em um país com grandes dimensões geográficas e sérias desigualdades regionais. Para tanto, serão apresentadas as políticas para uma EaD de qualidade, com o uso das tecnologias e a indicação de ações governamentais e institucionais que visam promover e garantir referenciais norteadores para esta modalidade educacional. Os desafios dentro de uma prática social para a EaD e os aspectos ideológicos e políticos são discutidos e contrapostos com algumas experiências já vivenciadas de EaD em iniciativas públicas brasileiras e na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Diante das perspectivas apresentadas, as conclusões finais mostram que a EaD é uma modalidade educacional capaz de oferecer soluções para os problemas brasileiros desde que considerado o uso de uma abordagem que garanta a interação, o diálogo e a colaboração entre professores e alunos, o que são elementos que condicionam a natureza da aprendizagem e a construção do conhecimento.Universidade Estadual de Campinas2009-10-07info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/97510.20396/etd.v10i2.975ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 16-36ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 16-36ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 16-361676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/975/990Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSchlünzen Junior, Klaus2017-09-12T11:10:22Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/975Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:55.097244ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas |
title |
Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas |
spellingShingle |
Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas Schlünzen Junior, Klaus Educação a distância. Políticas em educação a distância. Experiências de EaD. Educação a Distância |
title_short |
Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas |
title_full |
Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas |
title_fullStr |
Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas |
title_full_unstemmed |
Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas |
title_sort |
Educação a distância no Brasil: caminhos, políticas e perspectivas |
author |
Schlünzen Junior, Klaus |
author_facet |
Schlünzen Junior, Klaus |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Schlünzen Junior, Klaus |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância. Políticas em educação a distância. Experiências de EaD. Educação a Distância |
topic |
Educação a distância. Políticas em educação a distância. Experiências de EaD. Educação a Distância |
description |
O artigo descreve os caminhos da Educação a Distância (EaD) no Brasil, em um cenário no qual esta modalidade de educação apresenta-se como uma alternativa para atender as necessidades de formação profissional em um país com grandes dimensões geográficas e sérias desigualdades regionais. Para tanto, serão apresentadas as políticas para uma EaD de qualidade, com o uso das tecnologias e a indicação de ações governamentais e institucionais que visam promover e garantir referenciais norteadores para esta modalidade educacional. Os desafios dentro de uma prática social para a EaD e os aspectos ideológicos e políticos são discutidos e contrapostos com algumas experiências já vivenciadas de EaD em iniciativas públicas brasileiras e na Universidade Estadual Paulista (Unesp). Diante das perspectivas apresentadas, as conclusões finais mostram que a EaD é uma modalidade educacional capaz de oferecer soluções para os problemas brasileiros desde que considerado o uso de uma abordagem que garanta a interação, o diálogo e a colaboração entre professores e alunos, o que são elementos que condicionam a natureza da aprendizagem e a construção do conhecimento. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-07 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/975 10.20396/etd.v10i2.975 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/975 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v10i2.975 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/975/990 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 16-36 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 16-36 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 2 (2009): Número Temático: "EaD - porque não?"; 16-36 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651575066624 |