A noção de competência como instrumento desarticulador da formação política e científica dos professores

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Silva, Adelson Ferreira
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: Gomes, Suzana dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671337
Resumo: O objetivo desse artigo é analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica instituída pela Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Por meio de uma problematização histórico-epistemológica, procura-se interpretar criticamente as principais categorias identificadas com o discurso neoliberal e com as políticas conservadoras, cuja orientação traz implicações conflitantes para o curso de Pedagogia e para a formação docente. Como ponto de partida, foram selecionadas referências que abordam o avanço da racionalidade economicista na educação no cenário internacional na virada do século XX para o século XXI. Dentre elas, destacam-se Khôi (1970), Apple (2003), Ball (2010) e Laval (2019). Os resultados atestam que a indústria do ensino caracterizada pela aplicação dos métodos e da terminologia economicista na educação visa uma escola centrada na ideologia da profissão, a fim de operar a maquinaria empresarial. Verificou-se ainda que a exigência de abordagem didático-metodológica alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) representa uma forma de controle pedagógico. Além disso, o uso estratégico da noção de competência profissional docente tem promovido a desarticulação da formação intelectual, cultural, política, científica e pedagógica referenciada na ciência da educação.
id UNICAMP-19_72665ec75b0c0f5c90aaa8e422d6a0d1
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671337
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling A noção de competência como instrumento desarticulador da formação política e científica dos professoresThe notion of competence as an instrument disarticulating the political and scientific education of teachersLa noción de competencia como instrumento desarticulador de la formación política y científica de los profesoresNeoliberalismoCurso de PedagogíaBNCCFormación docenteNeoliberalismPedagogy CourseBNCCTeacher trainingNeoliberalismoCurso de PedagogiaBNCCFormação docenteO objetivo desse artigo é analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica instituída pela Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Por meio de uma problematização histórico-epistemológica, procura-se interpretar criticamente as principais categorias identificadas com o discurso neoliberal e com as políticas conservadoras, cuja orientação traz implicações conflitantes para o curso de Pedagogia e para a formação docente. Como ponto de partida, foram selecionadas referências que abordam o avanço da racionalidade economicista na educação no cenário internacional na virada do século XX para o século XXI. Dentre elas, destacam-se Khôi (1970), Apple (2003), Ball (2010) e Laval (2019). Os resultados atestam que a indústria do ensino caracterizada pela aplicação dos métodos e da terminologia economicista na educação visa uma escola centrada na ideologia da profissão, a fim de operar a maquinaria empresarial. Verificou-se ainda que a exigência de abordagem didático-metodológica alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) representa uma forma de controle pedagógico. Além disso, o uso estratégico da noção de competência profissional docente tem promovido a desarticulação da formação intelectual, cultural, política, científica e pedagógica referenciada na ciência da educação.The aim of this paper is analysing the National Curricular Guidelines for Initial Education of Teachers for Fundamental Education instituted by Report CNE/CP nº 2, of December 20 2019. By means of a historical-epistemological problematization, it is seek to interpret critically the main categories identified with the neoliberal discourse and with the conservative policies whose alignment brings conflictive implications for the Pedagogy course and for teacher education. As a starting point, were selected references that emphaticise the advance of economicist rationality in education in the international scenario at the turn from 20th century to 21th century. Among them, we highlight Khôi (1970), Apple (2003), Laval (2019), and Ball (2010). The results evince that education industry characterized by the application of economicist methods and terminology in education aims at a school centred in the ideology of profession in order to operate the management machinery. We also verified that the demand for didactic-methodological approach aligned to the Curricular Common National Basis (BNCC) represents a form of pedagogical control. Besides, the strategical use of the notion of teacher's professional competence has been promoting the disarticulation of intellectual, cultural, political, scientific and pedagogical education referred in education science.Lo objetivo de eso artículo es analizar a las Directrices Curriculares Nacionales para la Formación Inicial de Profesores para la Educación Básica instituida por la Resolución CNE/CP nº 2, de 20 de diciembre de 2019. Por medio de una problematización histórico-epistemológica, se busca interpretar críticamente a las principales categorías identificadas con el discurso neoliberal y con las políticas conservadoras, cuyo aliñamiento tras implicaciones confrontantes para el curso de Pedagogía y para la formación docente. Como punto de partida, fueran seleccionadas referencias que enfatizan el avanzo de la racionalidad economicista en la educación en el escenario internacional en la virada del siglo XX para el siglo XXI. Dentro ellas, destacan-se Khôi (1970); Apple (2003); Laval (2019) y Ball (2010). Los resultados atestan que la industria de la enseñanza caracterizada por la aplicación de los métodos y da terminología economicista en la educación mira una escuela centrada en la ideología de la profesión para operar la machinaría empresarial. Se verificó además que la exigencia de abordaje didáctico-metodológica alineada a la Base Nacional Común Curricular (BNCC) representa una forma de controle pedagógico. Además, el uso estratégico de la noción de competencia profesional docente tiene promovido a la desarticulación de la formación intelectual, cultural, política, científica y pedagógica referenciada en la ciencia de la educación.Universidade Estadual de Campinas2023-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/867133710.20396/etd.v25i00.8671337ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023060ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023060ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e0230601676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671337/32850Brasil; ContemporâneoBrazil; Contemporary Brasil; ContemporáneoCopyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adelson FerreiraGomes, Suzana dos Santos2024-01-10T21:04:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671337Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2024-01-10T21:04:57ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv A noção de competência como instrumento desarticulador da formação política e científica dos professores
The notion of competence as an instrument disarticulating the political and scientific education of teachers
La noción de competencia como instrumento desarticulador de la formación política y científica de los profesores
title A noção de competência como instrumento desarticulador da formação política e científica dos professores
spellingShingle A noção de competência como instrumento desarticulador da formação política e científica dos professores
Silva, Adelson Ferreira
Neoliberalismo
Curso de Pedagogía
BNCC
Formación docente
Neoliberalism
Pedagogy Course
BNCC
Teacher training
Neoliberalismo
Curso de Pedagogia
BNCC
Formação docente
title_short A noção de competência como instrumento desarticulador da formação política e científica dos professores
title_full A noção de competência como instrumento desarticulador da formação política e científica dos professores
title_fullStr A noção de competência como instrumento desarticulador da formação política e científica dos professores
title_full_unstemmed A noção de competência como instrumento desarticulador da formação política e científica dos professores
title_sort A noção de competência como instrumento desarticulador da formação política e científica dos professores
author Silva, Adelson Ferreira
author_facet Silva, Adelson Ferreira
Gomes, Suzana dos Santos
author_role author
author2 Gomes, Suzana dos Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Silva, Adelson Ferreira
Gomes, Suzana dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Neoliberalismo
Curso de Pedagogía
BNCC
Formación docente
Neoliberalism
Pedagogy Course
BNCC
Teacher training
Neoliberalismo
Curso de Pedagogia
BNCC
Formação docente
topic Neoliberalismo
Curso de Pedagogía
BNCC
Formación docente
Neoliberalism
Pedagogy Course
BNCC
Teacher training
Neoliberalismo
Curso de Pedagogia
BNCC
Formação docente
description O objetivo desse artigo é analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica instituída pela Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Por meio de uma problematização histórico-epistemológica, procura-se interpretar criticamente as principais categorias identificadas com o discurso neoliberal e com as políticas conservadoras, cuja orientação traz implicações conflitantes para o curso de Pedagogia e para a formação docente. Como ponto de partida, foram selecionadas referências que abordam o avanço da racionalidade economicista na educação no cenário internacional na virada do século XX para o século XXI. Dentre elas, destacam-se Khôi (1970), Apple (2003), Ball (2010) e Laval (2019). Os resultados atestam que a indústria do ensino caracterizada pela aplicação dos métodos e da terminologia economicista na educação visa uma escola centrada na ideologia da profissão, a fim de operar a maquinaria empresarial. Verificou-se ainda que a exigência de abordagem didático-metodológica alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) representa uma forma de controle pedagógico. Além disso, o uso estratégico da noção de competência profissional docente tem promovido a desarticulação da formação intelectual, cultural, política, científica e pedagógica referenciada na ciência da educação.
publishDate 2023
dc.date.none.fl_str_mv 2023-11-27
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671337
10.20396/etd.v25i00.8671337
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671337
identifier_str_mv 10.20396/etd.v25i00.8671337
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671337/32850
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; Contemporâneo
Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023060
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023060
ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e023060
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216649754738688