A noção de competência como instrumento desarticulador da formação política e científica dos professores
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671337 |
Resumo: | O objetivo desse artigo é analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica instituída pela Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Por meio de uma problematização histórico-epistemológica, procura-se interpretar criticamente as principais categorias identificadas com o discurso neoliberal e com as políticas conservadoras, cuja orientação traz implicações conflitantes para o curso de Pedagogia e para a formação docente. Como ponto de partida, foram selecionadas referências que abordam o avanço da racionalidade economicista na educação no cenário internacional na virada do século XX para o século XXI. Dentre elas, destacam-se Khôi (1970), Apple (2003), Ball (2010) e Laval (2019). Os resultados atestam que a indústria do ensino caracterizada pela aplicação dos métodos e da terminologia economicista na educação visa uma escola centrada na ideologia da profissão, a fim de operar a maquinaria empresarial. Verificou-se ainda que a exigência de abordagem didático-metodológica alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) representa uma forma de controle pedagógico. Além disso, o uso estratégico da noção de competência profissional docente tem promovido a desarticulação da formação intelectual, cultural, política, científica e pedagógica referenciada na ciência da educação. |
id |
UNICAMP-19_72665ec75b0c0f5c90aaa8e422d6a0d1 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671337 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A noção de competência como instrumento desarticulador da formação política e científica dos professoresThe notion of competence as an instrument disarticulating the political and scientific education of teachersLa noción de competencia como instrumento desarticulador de la formación política y científica de los profesoresNeoliberalismoCurso de PedagogíaBNCCFormación docenteNeoliberalismPedagogy CourseBNCCTeacher trainingNeoliberalismoCurso de PedagogiaBNCCFormação docenteO objetivo desse artigo é analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica instituída pela Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Por meio de uma problematização histórico-epistemológica, procura-se interpretar criticamente as principais categorias identificadas com o discurso neoliberal e com as políticas conservadoras, cuja orientação traz implicações conflitantes para o curso de Pedagogia e para a formação docente. Como ponto de partida, foram selecionadas referências que abordam o avanço da racionalidade economicista na educação no cenário internacional na virada do século XX para o século XXI. Dentre elas, destacam-se Khôi (1970), Apple (2003), Ball (2010) e Laval (2019). Os resultados atestam que a indústria do ensino caracterizada pela aplicação dos métodos e da terminologia economicista na educação visa uma escola centrada na ideologia da profissão, a fim de operar a maquinaria empresarial. Verificou-se ainda que a exigência de abordagem didático-metodológica alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) representa uma forma de controle pedagógico. Além disso, o uso estratégico da noção de competência profissional docente tem promovido a desarticulação da formação intelectual, cultural, política, científica e pedagógica referenciada na ciência da educação.The aim of this paper is analysing the National Curricular Guidelines for Initial Education of Teachers for Fundamental Education instituted by Report CNE/CP nº 2, of December 20 2019. By means of a historical-epistemological problematization, it is seek to interpret critically the main categories identified with the neoliberal discourse and with the conservative policies whose alignment brings conflictive implications for the Pedagogy course and for teacher education. As a starting point, were selected references that emphaticise the advance of economicist rationality in education in the international scenario at the turn from 20th century to 21th century. Among them, we highlight Khôi (1970), Apple (2003), Laval (2019), and Ball (2010). The results evince that education industry characterized by the application of economicist methods and terminology in education aims at a school centred in the ideology of profession in order to operate the management machinery. We also verified that the demand for didactic-methodological approach aligned to the Curricular Common National Basis (BNCC) represents a form of pedagogical control. Besides, the strategical use of the notion of teacher's professional competence has been promoting the disarticulation of intellectual, cultural, political, scientific and pedagogical education referred in education science.Lo objetivo de eso artículo es analizar a las Directrices Curriculares Nacionales para la Formación Inicial de Profesores para la Educación Básica instituida por la Resolución CNE/CP nº 2, de 20 de diciembre de 2019. Por medio de una problematización histórico-epistemológica, se busca interpretar críticamente a las principales categorías identificadas con el discurso neoliberal y con las políticas conservadoras, cuyo aliñamiento tras implicaciones confrontantes para el curso de Pedagogía y para la formación docente. Como punto de partida, fueran seleccionadas referencias que enfatizan el avanzo de la racionalidad economicista en la educación en el escenario internacional en la virada del siglo XX para el siglo XXI. Dentro ellas, destacan-se Khôi (1970); Apple (2003); Laval (2019) y Ball (2010). Los resultados atestan que la industria de la enseñanza caracterizada por la aplicación de los métodos y da terminología economicista en la educación mira una escuela centrada en la ideología de la profesión para operar la machinaría empresarial. Se verificó además que la exigencia de abordaje didáctico-metodológica alineada a la Base Nacional Común Curricular (BNCC) representa una forma de controle pedagógico. Además, el uso estratégico de la noción de competencia profesional docente tiene promovido a la desarticulación de la formación intelectual, cultural, política, científica y pedagógica referenciada en la ciencia de la educación.Universidade Estadual de Campinas2023-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/867133710.20396/etd.v25i00.8671337ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023060ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023060ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e0230601676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671337/32850Brasil; ContemporâneoBrazil; Contemporary Brasil; ContemporáneoCopyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessSilva, Adelson FerreiraGomes, Suzana dos Santos2024-01-10T21:04:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671337Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2024-01-10T21:04:57ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A noção de competência como instrumento desarticulador da formação política e científica dos professores The notion of competence as an instrument disarticulating the political and scientific education of teachers La noción de competencia como instrumento desarticulador de la formación política y científica de los profesores |
title |
A noção de competência como instrumento desarticulador da formação política e científica dos professores |
spellingShingle |
A noção de competência como instrumento desarticulador da formação política e científica dos professores Silva, Adelson Ferreira Neoliberalismo Curso de Pedagogía BNCC Formación docente Neoliberalism Pedagogy Course BNCC Teacher training Neoliberalismo Curso de Pedagogia BNCC Formação docente |
title_short |
A noção de competência como instrumento desarticulador da formação política e científica dos professores |
title_full |
A noção de competência como instrumento desarticulador da formação política e científica dos professores |
title_fullStr |
A noção de competência como instrumento desarticulador da formação política e científica dos professores |
title_full_unstemmed |
A noção de competência como instrumento desarticulador da formação política e científica dos professores |
title_sort |
A noção de competência como instrumento desarticulador da formação política e científica dos professores |
author |
Silva, Adelson Ferreira |
author_facet |
Silva, Adelson Ferreira Gomes, Suzana dos Santos |
author_role |
author |
author2 |
Gomes, Suzana dos Santos |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Silva, Adelson Ferreira Gomes, Suzana dos Santos |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Neoliberalismo Curso de Pedagogía BNCC Formación docente Neoliberalism Pedagogy Course BNCC Teacher training Neoliberalismo Curso de Pedagogia BNCC Formação docente |
topic |
Neoliberalismo Curso de Pedagogía BNCC Formación docente Neoliberalism Pedagogy Course BNCC Teacher training Neoliberalismo Curso de Pedagogia BNCC Formação docente |
description |
O objetivo desse artigo é analisar as Diretrizes Curriculares Nacionais para a Formação Inicial de Professores para a Educação Básica instituída pela Resolução CNE/CP nº 2, de 20 de dezembro de 2019. Por meio de uma problematização histórico-epistemológica, procura-se interpretar criticamente as principais categorias identificadas com o discurso neoliberal e com as políticas conservadoras, cuja orientação traz implicações conflitantes para o curso de Pedagogia e para a formação docente. Como ponto de partida, foram selecionadas referências que abordam o avanço da racionalidade economicista na educação no cenário internacional na virada do século XX para o século XXI. Dentre elas, destacam-se Khôi (1970), Apple (2003), Ball (2010) e Laval (2019). Os resultados atestam que a indústria do ensino caracterizada pela aplicação dos métodos e da terminologia economicista na educação visa uma escola centrada na ideologia da profissão, a fim de operar a maquinaria empresarial. Verificou-se ainda que a exigência de abordagem didático-metodológica alinhada à Base Nacional Comum Curricular (BNCC) representa uma forma de controle pedagógico. Além disso, o uso estratégico da noção de competência profissional docente tem promovido a desarticulação da formação intelectual, cultural, política, científica e pedagógica referenciada na ciência da educação. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-11-27 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Texto Texto info:eu-repo/semantics/other |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671337 10.20396/etd.v25i00.8671337 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671337 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v25i00.8671337 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671337/32850 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digital https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; Contemporâneo Brazil; Contemporary Brasil; Contemporáneo |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023060 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023060 ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e023060 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216649754738688 |