Educação bilingue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Dias Júnior, Antonio Carlos
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: Nogueira, Aryane Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671715
Resumo: O quarto e último número da Revista ETD -Educação Temática Digital de 2022oferece aos seus leitores e às suas leitoras o Dossiê Temático “Educação Bilíngue de Surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas”, que traz olhares retrospectivos para aspectos históricos relacionados à educação de pessoas surdas, bem como aborda questões da atualidade e tópicos de interesse para futuras reflexões no campo de Estudos Surdos e de Educação Bilíngue de Surdos. Também compõe o número seis artigos recebidos no fluxo contínuo da Revista que tratam de temas diversos, tais como: formação de professores e professoras; educação profissional e precarização das condições de trabalho; meio ambiente, tecnologias e práticas educativas; literatura infantil; estilos de aprendizagem na modalidade de educação a distância; e políticas educacionais na rede estadual paulista
id UNICAMP-19_78a5c31fb9bd6aaf0416d9910520e1f0
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671715
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Educação bilingue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivasBilingual education for the deaf: retrospectives, practices and perspectivesEducación bilingüe para sordos: retrospectivas, prácticas y perspectivasEditorialDosierEducación sordaEditorialDossiêEducação de surdosEditorialDossierDeaf educationO quarto e último número da Revista ETD -Educação Temática Digital de 2022oferece aos seus leitores e às suas leitoras o Dossiê Temático “Educação Bilíngue de Surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas”, que traz olhares retrospectivos para aspectos históricos relacionados à educação de pessoas surdas, bem como aborda questões da atualidade e tópicos de interesse para futuras reflexões no campo de Estudos Surdos e de Educação Bilíngue de Surdos. Também compõe o número seis artigos recebidos no fluxo contínuo da Revista que tratam de temas diversos, tais como: formação de professores e professoras; educação profissional e precarização das condições de trabalho; meio ambiente, tecnologias e práticas educativas; literatura infantil; estilos de aprendizagem na modalidade de educação a distância; e políticas educacionais na rede estadual paulistaThe fourth and final issue of the 2022 ETD -Digital Thematic Education Magazine offers its readers the Thematic Dossier “Bilingual Education for the Deaf: Retrospectives, Practices and Perspectives”, which brings retrospective looks at historical aspects related to the education of deaf people , as well as addressing current issues and topics of interest for future reflections in the field of Deaf Studies and Bilingual Education for the Deaf. Also part of the number are six articles received in the continuous flow of the Journal that deal with different themes, such as: teacher training; professional education and precarious working conditions; environment, technologies and educational practices; children's literature; learning styles in the modality of distance education; and educational policies in the state network of São PauloEl cuarto y último número de la Revista ETD 2022 - Educación Temática Digital ofrece a sus lectores el Dossier Temático “Educación Bilingüe para Sordos: retrospectivas, prácticas y perspectivas”, que trae miradas retrospectivas a aspectos históricos relacionados con la educación de las personas sordas, como así como abordar temas de actualidad y temas de interés para futuras reflexiones en el campo de los Estudios Sordos y la Educación Bilingüe para Sordos. También forman parte del número seis artículos recibidos en el flujo continuo de la Revista que tratan diferentes temáticas, tales como: formación docente; educación profesional y condiciones laborales precarias; medio ambiente, tecnologías y prácticas educativas; literatura infantil; estilos de aprendizaje en la modalidad de educación a distancia; y políticas educativas en la red estatal de São PauloUniversidade Estadual de Campinas2022-12-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEditorial não avaliado pelos paresTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/867171510.20396/etd.v24i4.8671715ETD - Educação Temática Digital; Vol. 24 No. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 735-736ETD - Educação Temática Digital; Vol. 24 Núm. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 735-736ETD - Educação Temática Digital; v. 24 n. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 735-7361676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671715/32040Brasil; ContemporâneoBrazil; ContemporaryBrasil; ContemporáneoCopyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessDias Júnior, Antonio Carlos Nogueira, Aryane Santos2023-12-26T23:06:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8671715Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2023-12-26T23:06:03ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Educação bilingue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas
Bilingual education for the deaf: retrospectives, practices and perspectives
Educación bilingüe para sordos: retrospectivas, prácticas y perspectivas
title Educação bilingue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas
spellingShingle Educação bilingue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas
Dias Júnior, Antonio Carlos
Editorial
Dosier
Educación sorda
Editorial
Dossiê
Educação de surdos
Editorial
Dossier
Deaf education
title_short Educação bilingue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas
title_full Educação bilingue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas
title_fullStr Educação bilingue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas
title_full_unstemmed Educação bilingue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas
title_sort Educação bilingue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas
author Dias Júnior, Antonio Carlos
author_facet Dias Júnior, Antonio Carlos
Nogueira, Aryane Santos
author_role author
author2 Nogueira, Aryane Santos
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Dias Júnior, Antonio Carlos
Nogueira, Aryane Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Editorial
Dosier
Educación sorda
Editorial
Dossiê
Educação de surdos
Editorial
Dossier
Deaf education
topic Editorial
Dosier
Educación sorda
Editorial
Dossiê
Educação de surdos
Editorial
Dossier
Deaf education
description O quarto e último número da Revista ETD -Educação Temática Digital de 2022oferece aos seus leitores e às suas leitoras o Dossiê Temático “Educação Bilíngue de Surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas”, que traz olhares retrospectivos para aspectos históricos relacionados à educação de pessoas surdas, bem como aborda questões da atualidade e tópicos de interesse para futuras reflexões no campo de Estudos Surdos e de Educação Bilíngue de Surdos. Também compõe o número seis artigos recebidos no fluxo contínuo da Revista que tratam de temas diversos, tais como: formação de professores e professoras; educação profissional e precarização das condições de trabalho; meio ambiente, tecnologias e práticas educativas; literatura infantil; estilos de aprendizagem na modalidade de educação a distância; e políticas educacionais na rede estadual paulista
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-12-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Editorial não avaliado pelos pares
Texto
Texto
info:eu-repo/semantics/other
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671715
10.20396/etd.v24i4.8671715
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671715
identifier_str_mv 10.20396/etd.v24i4.8671715
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8671715/32040
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2022 ETD - Educação Temática Digital
https://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.coverage.none.fl_str_mv Brasil; Contemporâneo
Brazil; Contemporary
Brasil; Contemporáneo
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; Vol. 24 No. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 735-736
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 24 Núm. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 735-736
ETD - Educação Temática Digital; v. 24 n. 4 (2022): Educação bilíngue de surdos: retrospectivas, práticas e perspectivas; 735-736
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216649768370176