Por uma perspectiva transversal: conhecendo e produzindo o mundo em imagens

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Marques, Davina
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Marques, Ivânia, Sarraipa, Ludmila Alexandra dos Santos
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/892
Resumo: Partindo da ideia de que é possível se pensar a transversalidade em educação, em que não haja solidão nem isolamento em áreas distintas - modelo disciplinar, em que projetos façam mais do que funcionar em parcerias de professores - modelo interdisciplinar, em que o conhecimento seja mais do que um tema que atravessa as várias disciplinas separadas - modelo transversal dos PCNs, em que até a seriação possa ser questionada, apresentamos neste trabalho experiências que levaram alunos à experimentação com imagens a partir da leitura da obra Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, também feita nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental. Mostramos trabalhos com imagens em três tempos, disciplinar, interdisciplinar e transversal, defendendo este último como aquele que possibilita o envolvimento e permite a criação em projetos educacionais, nos dias de hoje. Nesse projeto destacou-se uma ênfase na organização do conhecimento que envolve o tempo, espaço e sociedade, que se movimentam para além das definições em si. A tecnologia, como instrumento de análise, de conhecimento e de experimentação, leva a possíveis deslocamentos e a um transbordamento dos sentidos. Afinal, o que era esse sertão, a migração, o mandacaru, a caatinga? Quem foi Lampião? Propomos, de acordo com a filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, abandonar verticalismos e horizontalismos, em favor de fluxos que possam tomar qualquer direção, sem hierarquia definida de antemão, rizomáticos; em favor da pulverização, da multiplicidade, de interesses e da diferença; defendendo a imagem como possibilidade de policompreensões infinitas na educação. 
id UNICAMP-19_7c486998544cdc2b359d8c34e3528c79
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/892
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Por uma perspectiva transversal: conhecendo e produzindo o mundo em imagensTransversalidade. Imagens. Experimentação.TransversalidadePartindo da ideia de que é possível se pensar a transversalidade em educação, em que não haja solidão nem isolamento em áreas distintas - modelo disciplinar, em que projetos façam mais do que funcionar em parcerias de professores - modelo interdisciplinar, em que o conhecimento seja mais do que um tema que atravessa as várias disciplinas separadas - modelo transversal dos PCNs, em que até a seriação possa ser questionada, apresentamos neste trabalho experiências que levaram alunos à experimentação com imagens a partir da leitura da obra Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, também feita nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental. Mostramos trabalhos com imagens em três tempos, disciplinar, interdisciplinar e transversal, defendendo este último como aquele que possibilita o envolvimento e permite a criação em projetos educacionais, nos dias de hoje. Nesse projeto destacou-se uma ênfase na organização do conhecimento que envolve o tempo, espaço e sociedade, que se movimentam para além das definições em si. A tecnologia, como instrumento de análise, de conhecimento e de experimentação, leva a possíveis deslocamentos e a um transbordamento dos sentidos. Afinal, o que era esse sertão, a migração, o mandacaru, a caatinga? Quem foi Lampião? Propomos, de acordo com a filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, abandonar verticalismos e horizontalismos, em favor de fluxos que possam tomar qualquer direção, sem hierarquia definida de antemão, rizomáticos; em favor da pulverização, da multiplicidade, de interesses e da diferença; defendendo a imagem como possibilidade de policompreensões infinitas na educação. Universidade Estadual de Campinas2010-05-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/89210.20396/etd.v11i2.892ETD - Educação Temática Digital; v. 11 n. 2 (2010): Número Temático: "Imagens, Geografias e Educação"; 226-254ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 No. 2 (2010): Número Temático: "Imagens, Geografias e Educação"; 226-254ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 Núm. 2 (2010): Número Temático: "Imagens, Geografias e Educação"; 226-2541676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/892/pdf_96Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMarques, DavinaMarques, IvâniaSarraipa, Ludmila Alexandra dos Santos2017-09-18T13:09:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/892Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:50.271602ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Por uma perspectiva transversal: conhecendo e produzindo o mundo em imagens
title Por uma perspectiva transversal: conhecendo e produzindo o mundo em imagens
spellingShingle Por uma perspectiva transversal: conhecendo e produzindo o mundo em imagens
Marques, Davina
Transversalidade. Imagens. Experimentação.
Transversalidade
title_short Por uma perspectiva transversal: conhecendo e produzindo o mundo em imagens
title_full Por uma perspectiva transversal: conhecendo e produzindo o mundo em imagens
title_fullStr Por uma perspectiva transversal: conhecendo e produzindo o mundo em imagens
title_full_unstemmed Por uma perspectiva transversal: conhecendo e produzindo o mundo em imagens
title_sort Por uma perspectiva transversal: conhecendo e produzindo o mundo em imagens
author Marques, Davina
author_facet Marques, Davina
Marques, Ivânia
Sarraipa, Ludmila Alexandra dos Santos
author_role author
author2 Marques, Ivânia
Sarraipa, Ludmila Alexandra dos Santos
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Marques, Davina
Marques, Ivânia
Sarraipa, Ludmila Alexandra dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Transversalidade. Imagens. Experimentação.
Transversalidade
topic Transversalidade. Imagens. Experimentação.
Transversalidade
description Partindo da ideia de que é possível se pensar a transversalidade em educação, em que não haja solidão nem isolamento em áreas distintas - modelo disciplinar, em que projetos façam mais do que funcionar em parcerias de professores - modelo interdisciplinar, em que o conhecimento seja mais do que um tema que atravessa as várias disciplinas separadas - modelo transversal dos PCNs, em que até a seriação possa ser questionada, apresentamos neste trabalho experiências que levaram alunos à experimentação com imagens a partir da leitura da obra Morte e Vida Severina, de João Cabral de Melo Neto, também feita nas aulas de Geografia do Ensino Fundamental. Mostramos trabalhos com imagens em três tempos, disciplinar, interdisciplinar e transversal, defendendo este último como aquele que possibilita o envolvimento e permite a criação em projetos educacionais, nos dias de hoje. Nesse projeto destacou-se uma ênfase na organização do conhecimento que envolve o tempo, espaço e sociedade, que se movimentam para além das definições em si. A tecnologia, como instrumento de análise, de conhecimento e de experimentação, leva a possíveis deslocamentos e a um transbordamento dos sentidos. Afinal, o que era esse sertão, a migração, o mandacaru, a caatinga? Quem foi Lampião? Propomos, de acordo com a filosofia de Gilles Deleuze e Félix Guattari, abandonar verticalismos e horizontalismos, em favor de fluxos que possam tomar qualquer direção, sem hierarquia definida de antemão, rizomáticos; em favor da pulverização, da multiplicidade, de interesses e da diferença; defendendo a imagem como possibilidade de policompreensões infinitas na educação. 
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-05-31
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/892
10.20396/etd.v11i2.892
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/892
identifier_str_mv 10.20396/etd.v11i2.892
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/892/pdf_96
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 11 n. 2 (2010): Número Temático: "Imagens, Geografias e Educação"; 226-254
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 No. 2 (2010): Número Temático: "Imagens, Geografias e Educação"; 226-254
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 Núm. 2 (2010): Número Temático: "Imagens, Geografias e Educação"; 226-254
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651188142080