Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Alvim, Davis Moreira
Data de Publicação: 2017
Outros Autores: Rodrigues, Alexsandro
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647747
Resumo: Pretende-se cartografar resistências secundaristas, indagando em que medida a construção da democracia, o aprendizado do comum e a conversação entre as diferenças podem ser suscitadas por resistências no campo educativo, especialmente na forma de coletivos, ocupações e protestos. Por meio do método cartográfico, busca-se encontrar campos de forças e potências das lutas, investigando a afirmatividade combativa e criativa das resistências. Demonstra-se que as lutas estudantis produzem contornos de um ensino, uma aprendizagem e uma convivência autônomos, envolvendo a construção de uma educação horizontal, prefigurando formas coletivas de liberdade e responsabilidade direcionadas pela horizontalidade de processos decisórios e ensaiando uma cultura educacional democrática.
id UNICAMP-19_83f7e0ca2737601ccbfa79d20b431627
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647747
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criançaMovimento estudantil. Resistência à escola. Democratização da educação.Contestação EstudantilPretende-se cartografar resistências secundaristas, indagando em que medida a construção da democracia, o aprendizado do comum e a conversação entre as diferenças podem ser suscitadas por resistências no campo educativo, especialmente na forma de coletivos, ocupações e protestos. Por meio do método cartográfico, busca-se encontrar campos de forças e potências das lutas, investigando a afirmatividade combativa e criativa das resistências. Demonstra-se que as lutas estudantis produzem contornos de um ensino, uma aprendizagem e uma convivência autônomos, envolvendo a construção de uma educação horizontal, prefigurando formas coletivas de liberdade e responsabilidade direcionadas pela horizontalidade de processos decisórios e ensaiando uma cultura educacional democrática.Universidade Estadual de Campinas2017-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresCartografiaapplication/pdfimage/jpeghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864774710.20396/etd.v19i0.8647747ETD - Educação Temática Digital; v. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 75-95ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 75-95ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 75-951676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647747/15184https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647747/19920Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvim, Davis MoreiraRodrigues, Alexsandro2018-04-13T15:26:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647747Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:21.251122ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança
title Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança
spellingShingle Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança
Alvim, Davis Moreira
Movimento estudantil. Resistência à escola. Democratização da educação.
Contestação Estudantil
title_short Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança
title_full Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança
title_fullStr Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança
title_full_unstemmed Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança
title_sort Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança
author Alvim, Davis Moreira
author_facet Alvim, Davis Moreira
Rodrigues, Alexsandro
author_role author
author2 Rodrigues, Alexsandro
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Alvim, Davis Moreira
Rodrigues, Alexsandro
dc.subject.por.fl_str_mv Movimento estudantil. Resistência à escola. Democratização da educação.
Contestação Estudantil
topic Movimento estudantil. Resistência à escola. Democratização da educação.
Contestação Estudantil
description Pretende-se cartografar resistências secundaristas, indagando em que medida a construção da democracia, o aprendizado do comum e a conversação entre as diferenças podem ser suscitadas por resistências no campo educativo, especialmente na forma de coletivos, ocupações e protestos. Por meio do método cartográfico, busca-se encontrar campos de forças e potências das lutas, investigando a afirmatividade combativa e criativa das resistências. Demonstra-se que as lutas estudantis produzem contornos de um ensino, uma aprendizagem e uma convivência autônomos, envolvendo a construção de uma educação horizontal, prefigurando formas coletivas de liberdade e responsabilidade direcionadas pela horizontalidade de processos decisórios e ensaiando uma cultura educacional democrática.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Cartografia
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647747
10.20396/etd.v19i0.8647747
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647747
identifier_str_mv 10.20396/etd.v19i0.8647747
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647747/15184
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647747/19920
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
image/jpeg
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 75-95
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 75-95
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 75-95
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653807484928