Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647747 |
Resumo: | Pretende-se cartografar resistências secundaristas, indagando em que medida a construção da democracia, o aprendizado do comum e a conversação entre as diferenças podem ser suscitadas por resistências no campo educativo, especialmente na forma de coletivos, ocupações e protestos. Por meio do método cartográfico, busca-se encontrar campos de forças e potências das lutas, investigando a afirmatividade combativa e criativa das resistências. Demonstra-se que as lutas estudantis produzem contornos de um ensino, uma aprendizagem e uma convivência autônomos, envolvendo a construção de uma educação horizontal, prefigurando formas coletivas de liberdade e responsabilidade direcionadas pela horizontalidade de processos decisórios e ensaiando uma cultura educacional democrática. |
id |
UNICAMP-19_83f7e0ca2737601ccbfa79d20b431627 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647747 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criançaMovimento estudantil. Resistência à escola. Democratização da educação.Contestação EstudantilPretende-se cartografar resistências secundaristas, indagando em que medida a construção da democracia, o aprendizado do comum e a conversação entre as diferenças podem ser suscitadas por resistências no campo educativo, especialmente na forma de coletivos, ocupações e protestos. Por meio do método cartográfico, busca-se encontrar campos de forças e potências das lutas, investigando a afirmatividade combativa e criativa das resistências. Demonstra-se que as lutas estudantis produzem contornos de um ensino, uma aprendizagem e uma convivência autônomos, envolvendo a construção de uma educação horizontal, prefigurando formas coletivas de liberdade e responsabilidade direcionadas pela horizontalidade de processos decisórios e ensaiando uma cultura educacional democrática.Universidade Estadual de Campinas2017-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresCartografiaapplication/pdfimage/jpeghttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864774710.20396/etd.v19i0.8647747ETD - Educação Temática Digital; v. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 75-95ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 75-95ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 75-951676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647747/15184https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647747/19920Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlvim, Davis MoreiraRodrigues, Alexsandro2018-04-13T15:26:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647747Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:21.251122ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança |
title |
Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança |
spellingShingle |
Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança Alvim, Davis Moreira Movimento estudantil. Resistência à escola. Democratização da educação. Contestação Estudantil |
title_short |
Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança |
title_full |
Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança |
title_fullStr |
Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança |
title_full_unstemmed |
Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança |
title_sort |
Coletivos, ocupações e protestos secundaristas: a fênix, o leão e a criança |
author |
Alvim, Davis Moreira |
author_facet |
Alvim, Davis Moreira Rodrigues, Alexsandro |
author_role |
author |
author2 |
Rodrigues, Alexsandro |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Alvim, Davis Moreira Rodrigues, Alexsandro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Movimento estudantil. Resistência à escola. Democratização da educação. Contestação Estudantil |
topic |
Movimento estudantil. Resistência à escola. Democratização da educação. Contestação Estudantil |
description |
Pretende-se cartografar resistências secundaristas, indagando em que medida a construção da democracia, o aprendizado do comum e a conversação entre as diferenças podem ser suscitadas por resistências no campo educativo, especialmente na forma de coletivos, ocupações e protestos. Por meio do método cartográfico, busca-se encontrar campos de forças e potências das lutas, investigando a afirmatividade combativa e criativa das resistências. Demonstra-se que as lutas estudantis produzem contornos de um ensino, uma aprendizagem e uma convivência autônomos, envolvendo a construção de uma educação horizontal, prefigurando formas coletivas de liberdade e responsabilidade direcionadas pela horizontalidade de processos decisórios e ensaiando uma cultura educacional democrática. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Cartografia |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647747 10.20396/etd.v19i0.8647747 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647747 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v19i0.8647747 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647747/15184 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647747/19920 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf image/jpeg |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 75-95 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 75-95 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 75-95 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653807484928 |