O desenho e suas relações com a linguagem escrita em alunos portadores de deficiência mental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Patrocinio, Wanda Pereira
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1077
Resumo: O presente trabalho nasceu de uma pesquisa de sondagem sobre a aprendizagem da linguagem escrita em deficientes mentais, na qual verificou-se que essas crianças, em alguns momentos, desenhavam ao invés de escrever. Essa investigação vem, também, preencher uma lacuna, pois notamos a escassez de trabalhos sobre o desenho de crianças deficientes. Para Vygotsky, o desenho deve ser interpretado como um estágio preliminar do desenvolvimento da linguagem escrita, estágio este entendido mais do que como uma simples antecedência temporal. Mesmo que nossa pesquisa esteja voltada para crianças “deficientes mentais”, é relevante percebermos como a deficiência é enfocada; não se pode considerar o deficiente mental como uma pessoa apenas receptora mecânica de conhecimento que os outros possuem, sem nunca ter participado da construção de qualquer saber. É preciso considerar este aluno como um ser que age, decide e pensa por seus próprios meios, principalmente ao trabalharmos na perspectiva da teoria histórico – cultural, que considera que o indivíduo (normal ou deficiente) é constituído pela/na trama de relações sociais.
id UNICAMP-19_868b2247abf1757053ac44ee63d98d12
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1077
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling O desenho e suas relações com a linguagem escrita em alunos portadores de deficiência mentalLinguagem escrita.Linguagem escrita.O presente trabalho nasceu de uma pesquisa de sondagem sobre a aprendizagem da linguagem escrita em deficientes mentais, na qual verificou-se que essas crianças, em alguns momentos, desenhavam ao invés de escrever. Essa investigação vem, também, preencher uma lacuna, pois notamos a escassez de trabalhos sobre o desenho de crianças deficientes. Para Vygotsky, o desenho deve ser interpretado como um estágio preliminar do desenvolvimento da linguagem escrita, estágio este entendido mais do que como uma simples antecedência temporal. Mesmo que nossa pesquisa esteja voltada para crianças “deficientes mentais”, é relevante percebermos como a deficiência é enfocada; não se pode considerar o deficiente mental como uma pessoa apenas receptora mecânica de conhecimento que os outros possuem, sem nunca ter participado da construção de qualquer saber. É preciso considerar este aluno como um ser que age, decide e pensa por seus próprios meios, principalmente ao trabalharmos na perspectiva da teoria histórico – cultural, que considera que o indivíduo (normal ou deficiente) é constituído pela/na trama de relações sociais.Universidade Estadual de Campinas2009-01-08info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/107710.20396/etd.v2i2.1077ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 149-160ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 149-160ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 149-1601676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1077/1092Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPatrocinio, Wanda Pereira2017-03-20T10:06:03Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1077Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:00.732361ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O desenho e suas relações com a linguagem escrita em alunos portadores de deficiência mental
title O desenho e suas relações com a linguagem escrita em alunos portadores de deficiência mental
spellingShingle O desenho e suas relações com a linguagem escrita em alunos portadores de deficiência mental
Patrocinio, Wanda Pereira
Linguagem escrita.
Linguagem escrita.
title_short O desenho e suas relações com a linguagem escrita em alunos portadores de deficiência mental
title_full O desenho e suas relações com a linguagem escrita em alunos portadores de deficiência mental
title_fullStr O desenho e suas relações com a linguagem escrita em alunos portadores de deficiência mental
title_full_unstemmed O desenho e suas relações com a linguagem escrita em alunos portadores de deficiência mental
title_sort O desenho e suas relações com a linguagem escrita em alunos portadores de deficiência mental
author Patrocinio, Wanda Pereira
author_facet Patrocinio, Wanda Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Patrocinio, Wanda Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Linguagem escrita.
Linguagem escrita.
topic Linguagem escrita.
Linguagem escrita.
description O presente trabalho nasceu de uma pesquisa de sondagem sobre a aprendizagem da linguagem escrita em deficientes mentais, na qual verificou-se que essas crianças, em alguns momentos, desenhavam ao invés de escrever. Essa investigação vem, também, preencher uma lacuna, pois notamos a escassez de trabalhos sobre o desenho de crianças deficientes. Para Vygotsky, o desenho deve ser interpretado como um estágio preliminar do desenvolvimento da linguagem escrita, estágio este entendido mais do que como uma simples antecedência temporal. Mesmo que nossa pesquisa esteja voltada para crianças “deficientes mentais”, é relevante percebermos como a deficiência é enfocada; não se pode considerar o deficiente mental como uma pessoa apenas receptora mecânica de conhecimento que os outros possuem, sem nunca ter participado da construção de qualquer saber. É preciso considerar este aluno como um ser que age, decide e pensa por seus próprios meios, principalmente ao trabalharmos na perspectiva da teoria histórico – cultural, que considera que o indivíduo (normal ou deficiente) é constituído pela/na trama de relações sociais.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-01-08
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1077
10.20396/etd.v2i2.1077
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1077
identifier_str_mv 10.20396/etd.v2i2.1077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1077/1092
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 2 n. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 149-160
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 No. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 149-160
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 2 Núm. 2 (2001): Anteriormente: Revista On-line da Biblioteca Prof. Joel Martins; 149-160
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651991351296