O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ferri, Cassia
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Duarte, Blaise Keniel da Cruz, Neitzel, Adair Aguiar
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649245
Resumo: Esta pesquisa tem como tema a Educação Superior e o objetivo é discutir as pluralidades que compõem o mosaico juvenil e envolvem a transição do Ensino Médio para o Superior por meio do perfil do acadêmico ingressante. Buscamos, ainda, pontuar ações que interferem na permanência do estudante na universidade. A metodologia utilizada é quali-quantitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online com 19 questões objetivas aplicado junto aos ingressantes da graduação em 2016-1. A análise do instrumento pautou-se na estratégia da triangulação metodológica, que permite a combinação e o cruzamento de métodos e técnicas de pesquisa. Como resultados sinalizamos: a) o perfil dos ingressantes revela, entre outros dados, que a maioria é do sexo feminino, são economicamente dependentes da família e oriundos das escolas públicas; b) há fragilidades na participação em atividades culturais como teatro, cinema, shows e em atividades de lazer como  a prática de esportes, dança e academia; c) que as ações de acolhimento e atendimento ao discente, no curso e ações institucionais são fundamentais para que a transição do acadêmico dê-se de forma mais tranquila, assim como, para sua permanência; d) a maioria deseja desenvolver habilidades para diferentes possibilidades profissionais e adquirir conhecimento específico da área de cultura geral. Observamos que a transição do acadêmico é dependente não apenas da formação dos ingressantes, mas também da estrutura que os acolhe. A universidade necessita atuar como um campo de formação específica, mas também oferecer oportunidades de ampliar seu capital cultural.
id UNICAMP-19_87216a7cc7efd11be0ab3a9259140aea
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649245
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativasEducação Superior. Perfil dos ingressantes. Cultura juvenil.Educação SuperiorEsta pesquisa tem como tema a Educação Superior e o objetivo é discutir as pluralidades que compõem o mosaico juvenil e envolvem a transição do Ensino Médio para o Superior por meio do perfil do acadêmico ingressante. Buscamos, ainda, pontuar ações que interferem na permanência do estudante na universidade. A metodologia utilizada é quali-quantitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online com 19 questões objetivas aplicado junto aos ingressantes da graduação em 2016-1. A análise do instrumento pautou-se na estratégia da triangulação metodológica, que permite a combinação e o cruzamento de métodos e técnicas de pesquisa. Como resultados sinalizamos: a) o perfil dos ingressantes revela, entre outros dados, que a maioria é do sexo feminino, são economicamente dependentes da família e oriundos das escolas públicas; b) há fragilidades na participação em atividades culturais como teatro, cinema, shows e em atividades de lazer como  a prática de esportes, dança e academia; c) que as ações de acolhimento e atendimento ao discente, no curso e ações institucionais são fundamentais para que a transição do acadêmico dê-se de forma mais tranquila, assim como, para sua permanência; d) a maioria deseja desenvolver habilidades para diferentes possibilidades profissionais e adquirir conhecimento específico da área de cultura geral. Observamos que a transição do acadêmico é dependente não apenas da formação dos ingressantes, mas também da estrutura que os acolhe. A universidade necessita atuar como um campo de formação específica, mas também oferecer oportunidades de ampliar seu capital cultural.Universidade Estadual de Campinas2018-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQuali-quantitativaapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864924510.20396/etd.v20i3.8649245ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 781-804ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 781-804ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 781-8041676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649245/18291https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649245/20266Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerri, CassiaDuarte, Blaise Keniel da CruzNeitzel, Adair Aguiar2018-07-26T08:08:16Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649245Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:24.102207ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativas
title O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativas
spellingShingle O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativas
Ferri, Cassia
Educação Superior. Perfil dos ingressantes. Cultura juvenil.
Educação Superior
title_short O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativas
title_full O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativas
title_fullStr O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativas
title_full_unstemmed O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativas
title_sort O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativas
author Ferri, Cassia
author_facet Ferri, Cassia
Duarte, Blaise Keniel da Cruz
Neitzel, Adair Aguiar
author_role author
author2 Duarte, Blaise Keniel da Cruz
Neitzel, Adair Aguiar
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Ferri, Cassia
Duarte, Blaise Keniel da Cruz
Neitzel, Adair Aguiar
dc.subject.por.fl_str_mv Educação Superior. Perfil dos ingressantes. Cultura juvenil.
Educação Superior
topic Educação Superior. Perfil dos ingressantes. Cultura juvenil.
Educação Superior
description Esta pesquisa tem como tema a Educação Superior e o objetivo é discutir as pluralidades que compõem o mosaico juvenil e envolvem a transição do Ensino Médio para o Superior por meio do perfil do acadêmico ingressante. Buscamos, ainda, pontuar ações que interferem na permanência do estudante na universidade. A metodologia utilizada é quali-quantitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online com 19 questões objetivas aplicado junto aos ingressantes da graduação em 2016-1. A análise do instrumento pautou-se na estratégia da triangulação metodológica, que permite a combinação e o cruzamento de métodos e técnicas de pesquisa. Como resultados sinalizamos: a) o perfil dos ingressantes revela, entre outros dados, que a maioria é do sexo feminino, são economicamente dependentes da família e oriundos das escolas públicas; b) há fragilidades na participação em atividades culturais como teatro, cinema, shows e em atividades de lazer como  a prática de esportes, dança e academia; c) que as ações de acolhimento e atendimento ao discente, no curso e ações institucionais são fundamentais para que a transição do acadêmico dê-se de forma mais tranquila, assim como, para sua permanência; d) a maioria deseja desenvolver habilidades para diferentes possibilidades profissionais e adquirir conhecimento específico da área de cultura geral. Observamos que a transição do acadêmico é dependente não apenas da formação dos ingressantes, mas também da estrutura que os acolhe. A universidade necessita atuar como um campo de formação específica, mas também oferecer oportunidades de ampliar seu capital cultural.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-07-16
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Quali-quantitativa
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649245
10.20396/etd.v20i3.8649245
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649245
identifier_str_mv 10.20396/etd.v20i3.8649245
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649245/18291
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649245/20266
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/msword
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 781-804
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 781-804
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 781-804
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653888225280