O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649245 |
Resumo: | Esta pesquisa tem como tema a Educação Superior e o objetivo é discutir as pluralidades que compõem o mosaico juvenil e envolvem a transição do Ensino Médio para o Superior por meio do perfil do acadêmico ingressante. Buscamos, ainda, pontuar ações que interferem na permanência do estudante na universidade. A metodologia utilizada é quali-quantitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online com 19 questões objetivas aplicado junto aos ingressantes da graduação em 2016-1. A análise do instrumento pautou-se na estratégia da triangulação metodológica, que permite a combinação e o cruzamento de métodos e técnicas de pesquisa. Como resultados sinalizamos: a) o perfil dos ingressantes revela, entre outros dados, que a maioria é do sexo feminino, são economicamente dependentes da família e oriundos das escolas públicas; b) há fragilidades na participação em atividades culturais como teatro, cinema, shows e em atividades de lazer como a prática de esportes, dança e academia; c) que as ações de acolhimento e atendimento ao discente, no curso e ações institucionais são fundamentais para que a transição do acadêmico dê-se de forma mais tranquila, assim como, para sua permanência; d) a maioria deseja desenvolver habilidades para diferentes possibilidades profissionais e adquirir conhecimento específico da área de cultura geral. Observamos que a transição do acadêmico é dependente não apenas da formação dos ingressantes, mas também da estrutura que os acolhe. A universidade necessita atuar como um campo de formação específica, mas também oferecer oportunidades de ampliar seu capital cultural. |
id |
UNICAMP-19_87216a7cc7efd11be0ab3a9259140aea |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649245 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativasEducação Superior. Perfil dos ingressantes. Cultura juvenil.Educação SuperiorEsta pesquisa tem como tema a Educação Superior e o objetivo é discutir as pluralidades que compõem o mosaico juvenil e envolvem a transição do Ensino Médio para o Superior por meio do perfil do acadêmico ingressante. Buscamos, ainda, pontuar ações que interferem na permanência do estudante na universidade. A metodologia utilizada é quali-quantitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online com 19 questões objetivas aplicado junto aos ingressantes da graduação em 2016-1. A análise do instrumento pautou-se na estratégia da triangulação metodológica, que permite a combinação e o cruzamento de métodos e técnicas de pesquisa. Como resultados sinalizamos: a) o perfil dos ingressantes revela, entre outros dados, que a maioria é do sexo feminino, são economicamente dependentes da família e oriundos das escolas públicas; b) há fragilidades na participação em atividades culturais como teatro, cinema, shows e em atividades de lazer como a prática de esportes, dança e academia; c) que as ações de acolhimento e atendimento ao discente, no curso e ações institucionais são fundamentais para que a transição do acadêmico dê-se de forma mais tranquila, assim como, para sua permanência; d) a maioria deseja desenvolver habilidades para diferentes possibilidades profissionais e adquirir conhecimento específico da área de cultura geral. Observamos que a transição do acadêmico é dependente não apenas da formação dos ingressantes, mas também da estrutura que os acolhe. A universidade necessita atuar como um campo de formação específica, mas também oferecer oportunidades de ampliar seu capital cultural.Universidade Estadual de Campinas2018-07-16info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionQuali-quantitativaapplication/pdfapplication/mswordhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864924510.20396/etd.v20i3.8649245ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 781-804ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 781-804ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 781-8041676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649245/18291https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649245/20266Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerri, CassiaDuarte, Blaise Keniel da CruzNeitzel, Adair Aguiar2018-07-26T08:08:16Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8649245Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:24.102207ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativas |
title |
O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativas |
spellingShingle |
O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativas Ferri, Cassia Educação Superior. Perfil dos ingressantes. Cultura juvenil. Educação Superior |
title_short |
O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativas |
title_full |
O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativas |
title_fullStr |
O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativas |
title_full_unstemmed |
O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativas |
title_sort |
O acadêmico ingressante na educação superior: perfil, escolhas e expectativas |
author |
Ferri, Cassia |
author_facet |
Ferri, Cassia Duarte, Blaise Keniel da Cruz Neitzel, Adair Aguiar |
author_role |
author |
author2 |
Duarte, Blaise Keniel da Cruz Neitzel, Adair Aguiar |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Ferri, Cassia Duarte, Blaise Keniel da Cruz Neitzel, Adair Aguiar |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação Superior. Perfil dos ingressantes. Cultura juvenil. Educação Superior |
topic |
Educação Superior. Perfil dos ingressantes. Cultura juvenil. Educação Superior |
description |
Esta pesquisa tem como tema a Educação Superior e o objetivo é discutir as pluralidades que compõem o mosaico juvenil e envolvem a transição do Ensino Médio para o Superior por meio do perfil do acadêmico ingressante. Buscamos, ainda, pontuar ações que interferem na permanência do estudante na universidade. A metodologia utilizada é quali-quantitativa. O instrumento de coleta de dados foi um questionário online com 19 questões objetivas aplicado junto aos ingressantes da graduação em 2016-1. A análise do instrumento pautou-se na estratégia da triangulação metodológica, que permite a combinação e o cruzamento de métodos e técnicas de pesquisa. Como resultados sinalizamos: a) o perfil dos ingressantes revela, entre outros dados, que a maioria é do sexo feminino, são economicamente dependentes da família e oriundos das escolas públicas; b) há fragilidades na participação em atividades culturais como teatro, cinema, shows e em atividades de lazer como a prática de esportes, dança e academia; c) que as ações de acolhimento e atendimento ao discente, no curso e ações institucionais são fundamentais para que a transição do acadêmico dê-se de forma mais tranquila, assim como, para sua permanência; d) a maioria deseja desenvolver habilidades para diferentes possibilidades profissionais e adquirir conhecimento específico da área de cultura geral. Observamos que a transição do acadêmico é dependente não apenas da formação dos ingressantes, mas também da estrutura que os acolhe. A universidade necessita atuar como um campo de formação específica, mas também oferecer oportunidades de ampliar seu capital cultural. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-07-16 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Quali-quantitativa |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649245 10.20396/etd.v20i3.8649245 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649245 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v20i3.8649245 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649245/18291 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8649245/20266 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 781-804 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 781-804 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 3 (2018): "Educação em museus: didática, currículo e mediação em contextos patrimoniais"; 781-804 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653888225280 |