Lawrence Kohlberg e os anos de chumbo: demandas por justiça e a procura pela moralidade pós-convencional
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Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
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Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647967 |
Resumo: | Este ensaio dedica-se a compreender o caráter biográfico e o contexto social e histórico em que Lawrence Kohlberg (1927-1987) desenvolveu sua teoria cognitivo-desenvolvimentista sobre a moral, como ele mesmo a chamava. Discute, também, como as investigações que originaram a teoria moral kohlberguiana foram motivadas, em parte, por uma aguda procura pelo sentido de justiça. Essa busca por justiça era tanto pessoal quanto uma demanda por mudança social em escala global, contemporânea à sua vida e carreira acadêmica. Kohlberg aplicou suas descobertas à educação, concebendo a escola como um espaço privilegiado da busca por justiça e pela moralidade pós-convencional. |
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Lawrence Kohlberg e os anos de chumbo: demandas por justiça e a procura pela moralidade pós-convencionalLawrence Kohlberg. Justiça. Moralidade pós-convencional. Anos de chumbo.Este ensaio dedica-se a compreender o caráter biográfico e o contexto social e histórico em que Lawrence Kohlberg (1927-1987) desenvolveu sua teoria cognitivo-desenvolvimentista sobre a moral, como ele mesmo a chamava. Discute, também, como as investigações que originaram a teoria moral kohlberguiana foram motivadas, em parte, por uma aguda procura pelo sentido de justiça. Essa busca por justiça era tanto pessoal quanto uma demanda por mudança social em escala global, contemporânea à sua vida e carreira acadêmica. Kohlberg aplicou suas descobertas à educação, concebendo a escola como um espaço privilegiado da busca por justiça e pela moralidade pós-convencional.Universidade Estadual de Campinas2018-01-15info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresEnsaio literárioapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864796710.20396/etd.v20i1.8647967ETD - Educação Temática Digital; v. 20 n. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 276-297ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 No. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 276-297ETD - Educação Temática Digital; Vol. 20 Núm. 1 (2018): Pluralidades e (des)qualificações; 276-2971676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647967/17505https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647967/19958Não se aplica.Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAssis, Eliasaf Rodrigues deCarneiro, Kleber TuxenBronzatto, MaurícioCamargo, Ricardo Leite de2019-11-11T17:50:29Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647967Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:22.330154ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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