A transferência nos atendimentos breves de orientação psicanalítica
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Data de Publicação: | 2008 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/714 |
Resumo: | Esse trabalho tem como objetivo discutir a especificidade da transferência em psicoterapia breve. A metodologia utilizada é um estudo de caso. A relação de reciprocidade estabelecida inicialmente pela dupla terapêutica demarcou o espaço psicoterápico como um lugar de ‘palavra vazia’ e o cliente só pôde falar do que lhe fazia sofrer quando a estagiária saiu do lugar de sujeito que ocupava na relação. Esse deslocamento teve um efeito terapêutico para o cliente, que se fez marcar pela subtração da palavra. "Quem fala perde"(sic). Perder este lugar-sintoma foi o efeito resultante deste tratamento. Conclui-se que a proposta dos atendimentos breves de orientação psicanalítica opera a partir da sustentação do cliente enquanto sujeito do tratamento. |
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A transferência nos atendimentos breves de orientação psicanalíticaTransferência. Psicoterapia psicanalítica. Atendimento breve.Psicoterapia psicanalíticaEsse trabalho tem como objetivo discutir a especificidade da transferência em psicoterapia breve. A metodologia utilizada é um estudo de caso. A relação de reciprocidade estabelecida inicialmente pela dupla terapêutica demarcou o espaço psicoterápico como um lugar de ‘palavra vazia’ e o cliente só pôde falar do que lhe fazia sofrer quando a estagiária saiu do lugar de sujeito que ocupava na relação. Esse deslocamento teve um efeito terapêutico para o cliente, que se fez marcar pela subtração da palavra. "Quem fala perde"(sic). Perder este lugar-sintoma foi o efeito resultante deste tratamento. Conclui-se que a proposta dos atendimentos breves de orientação psicanalítica opera a partir da sustentação do cliente enquanto sujeito do tratamento. Universidade Estadual de Campinas2008-11-18info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/71410.20396/etd.v8i0.714ETD - Educação Temática Digital; v. 8 (2006): Número Especial: 150 anos de Freud; 74-84ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2006): Número Especial: 150 anos de Freud; 74-84ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 (2006): Número Especial: 150 anos de Freud; 74-841676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/714/729Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessCostardi, Gabriela GomesSouza, Soraya2017-03-29T13:28:07Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/714Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:39.679451ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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