Currículo da formação de professores nas Ciências Biológicas: por uma abordagem discursiva para investigar a relação entre teoria e prática
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Data de Publicação: | 2016 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644089 |
Resumo: | O artigo apresenta o modo como vimos produzindo uma abordagem discursiva para investigar a história de diferentes currículos e disciplinas acadêmicas, em meio às políticas voltadas para a formação de professores, com especial interesse na relação entre teoria e prática em cursos na área das Ciências Biológicas. Buscando compreender a produção das políticas como uma possibilidade de construção de uma história do (e no) tempo presente, investimos no diálogo com Michel Foucault e alguns de seus interlocutores no campo do Currículo. Aproximando-nos de Thomas Popkewitz, consideramos que a distinção entre teoria e prática é parte dos dispositivos que constroem os próprios professores, constituindo um par binário no qual a significação do primeiro termo alimenta o sentido do segundo e vice-versa, criando regras para a formação de professores. As reformas curriculares situam-se, então, em meio a um sistema de raciocínio no qual a distinção entre teoria e prática é parte da estrutura que fixa papéis, produzindo efeitos de verdade. Em relação às Ciências Biológicas, tais sentidos têm sido elaborados em meio a discursos que aproximam e, simultaneamente, afastam as práticas científica e docente, criando carga horária prática a partir de temáticas e metodologias advindas da ciência de referência ou, então, da cultura da escola. Nesse movimento, 'antigos' e 'novos' componentes curriculares produzem e legitimam noções de conhecimento, pesquisa, ensino e extensão que significam a teoria e a prática conjuntamente, em um sistema de relações por meio do qual nos definimos como bons ou maus professores de Ciências e Biologia. |
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Currículo da formação de professores nas Ciências Biológicas: por uma abordagem discursiva para investigar a relação entre teoria e práticaCurrículo. Relação teoria-prática. Formação de professores. Ciências Biológicas. Políticas públicas em educação.Currículo. Relação teoria-prática. Formação de professores. Ciências Biológicas. Políticas públicas em educação.O artigo apresenta o modo como vimos produzindo uma abordagem discursiva para investigar a história de diferentes currículos e disciplinas acadêmicas, em meio às políticas voltadas para a formação de professores, com especial interesse na relação entre teoria e prática em cursos na área das Ciências Biológicas. Buscando compreender a produção das políticas como uma possibilidade de construção de uma história do (e no) tempo presente, investimos no diálogo com Michel Foucault e alguns de seus interlocutores no campo do Currículo. Aproximando-nos de Thomas Popkewitz, consideramos que a distinção entre teoria e prática é parte dos dispositivos que constroem os próprios professores, constituindo um par binário no qual a significação do primeiro termo alimenta o sentido do segundo e vice-versa, criando regras para a formação de professores. As reformas curriculares situam-se, então, em meio a um sistema de raciocínio no qual a distinção entre teoria e prática é parte da estrutura que fixa papéis, produzindo efeitos de verdade. Em relação às Ciências Biológicas, tais sentidos têm sido elaborados em meio a discursos que aproximam e, simultaneamente, afastam as práticas científica e docente, criando carga horária prática a partir de temáticas e metodologias advindas da ciência de referência ou, então, da cultura da escola. Nesse movimento, 'antigos' e 'novos' componentes curriculares produzem e legitimam noções de conhecimento, pesquisa, ensino e extensão que significam a teoria e a prática conjuntamente, em um sistema de relações por meio do qual nos definimos como bons ou maus professores de Ciências e Biologia.Universidade Estadual de Campinas2016-07-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa históricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864408910.20396/etd.v18i2.8644089ETD - Educação Temática Digital; v. 18 n. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 495-510ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 No. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 495-510ETD - Educação Temática Digital; Vol. 18 Núm. 2 (2016): Pesquisas com, sobre e nas práticas escolares, curriculares, de pensamento, de linguagem...; 495-5101676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8644089/13330Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFerreira, Marcia Serrados Santos, Andre Vitor FernandesTerreri, Leticia2016-10-08T10:51:39Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8644089Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:17.080149ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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O artigo apresenta o modo como vimos produzindo uma abordagem discursiva para investigar a história de diferentes currículos e disciplinas acadêmicas, em meio às políticas voltadas para a formação de professores, com especial interesse na relação entre teoria e prática em cursos na área das Ciências Biológicas. Buscando compreender a produção das políticas como uma possibilidade de construção de uma história do (e no) tempo presente, investimos no diálogo com Michel Foucault e alguns de seus interlocutores no campo do Currículo. Aproximando-nos de Thomas Popkewitz, consideramos que a distinção entre teoria e prática é parte dos dispositivos que constroem os próprios professores, constituindo um par binário no qual a significação do primeiro termo alimenta o sentido do segundo e vice-versa, criando regras para a formação de professores. As reformas curriculares situam-se, então, em meio a um sistema de raciocínio no qual a distinção entre teoria e prática é parte da estrutura que fixa papéis, produzindo efeitos de verdade. Em relação às Ciências Biológicas, tais sentidos têm sido elaborados em meio a discursos que aproximam e, simultaneamente, afastam as práticas científica e docente, criando carga horária prática a partir de temáticas e metodologias advindas da ciência de referência ou, então, da cultura da escola. Nesse movimento, 'antigos' e 'novos' componentes curriculares produzem e legitimam noções de conhecimento, pesquisa, ensino e extensão que significam a teoria e a prática conjuntamente, em um sistema de relações por meio do qual nos definimos como bons ou maus professores de Ciências e Biologia. |
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