FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: INVESTIGANDO AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CURRÍCULO DE UMA DISCIPLINA ACADÊMICA
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2023 |
Outros Autores: | , , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Educação em Revista |
Texto Completo: | https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21036 |
Resumo: | Este trabalho apresenta uma pesquisa voltada para o estudo de processos de construção das relações entre teoria e prática na formação de professores. A investigação ocorreu em uma disciplina de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. A disciplina era oferecida em um instituto de Ciências Biológicas, abordando o ensino de saúde na eduação básica, a partir do conteúdo específico de patologia. Investigamos aspectos das práticas sociais em diferentes atividades da disciplina e buscamos caracterizar conhecimentos mobilizados. Empregamos um desenho naturalista, utilizando métodos de pesquisa qualitativa. As análises partem de modelos de formação docente discutidos na literatura. Os resultados indicam que as relações entre teoria e prática variavam de acordo com o tipo de atividade desenvolvida. Apesar de certa predominância do conhecimento biológico, observamos iniciativas da professora que evidenciam uma preocupação para com conhecimentos educacionais, do contexto escolar e do aluno. |
id |
UFMG-5_9b141515d7338e9bd18c7126343a6082 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:periodicos.ufmg.br:article/21036 |
network_acronym_str |
UFMG-5 |
network_name_str |
Educação em Revista |
repository_id_str |
|
spelling |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: INVESTIGANDO AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CURRÍCULO DE UMA DISCIPLINA ACADÊMICATeoria e práticaformação de professores de ciênciaspráticas sociaisconhecimento do professorprática como componente curricularEste trabalho apresenta uma pesquisa voltada para o estudo de processos de construção das relações entre teoria e prática na formação de professores. A investigação ocorreu em uma disciplina de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. A disciplina era oferecida em um instituto de Ciências Biológicas, abordando o ensino de saúde na eduação básica, a partir do conteúdo específico de patologia. Investigamos aspectos das práticas sociais em diferentes atividades da disciplina e buscamos caracterizar conhecimentos mobilizados. Empregamos um desenho naturalista, utilizando métodos de pesquisa qualitativa. As análises partem de modelos de formação docente discutidos na literatura. Os resultados indicam que as relações entre teoria e prática variavam de acordo com o tipo de atividade desenvolvida. Apesar de certa predominância do conhecimento biológico, observamos iniciativas da professora que evidenciam uma preocupação para com conhecimentos educacionais, do contexto escolar e do aluno.Educação em Revista 2023-05-29info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPeer reviewedRevisado por paresAvaliado por Paresartigoapplication/mswordhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21036Educação em Revista ; v. 28 n. 4 (2012)1982-66210102-4698reponame:Educação em Revistainstname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)instacron:UFMGporhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21036/16927Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessViana, Gabriel MenezesMunford, DanusaFerreira, Márcia SerraMoro, Luciana2023-05-29T14:24:40Zoai:periodicos.ufmg.br:article/21036Revistahttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevistaPUBhttps://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/oai||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br1982-66210102-4698opendoar:2023-05-29T14:24:40Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: INVESTIGANDO AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CURRÍCULO DE UMA DISCIPLINA ACADÊMICA |
title |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: INVESTIGANDO AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CURRÍCULO DE UMA DISCIPLINA ACADÊMICA |
spellingShingle |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: INVESTIGANDO AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CURRÍCULO DE UMA DISCIPLINA ACADÊMICA Viana, Gabriel Menezes Teoria e prática formação de professores de ciências práticas sociais conhecimento do professor prática como componente curricular |
title_short |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: INVESTIGANDO AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CURRÍCULO DE UMA DISCIPLINA ACADÊMICA |
title_full |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: INVESTIGANDO AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CURRÍCULO DE UMA DISCIPLINA ACADÊMICA |
title_fullStr |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: INVESTIGANDO AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CURRÍCULO DE UMA DISCIPLINA ACADÊMICA |
title_full_unstemmed |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: INVESTIGANDO AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CURRÍCULO DE UMA DISCIPLINA ACADÊMICA |
title_sort |
FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES EM CIÊNCIAS BIOLÓGICAS: INVESTIGANDO AS RELAÇÕES ENTRE TEORIA E PRÁTICA NO CURRÍCULO DE UMA DISCIPLINA ACADÊMICA |
author |
Viana, Gabriel Menezes |
author_facet |
Viana, Gabriel Menezes Munford, Danusa Ferreira, Márcia Serra Moro, Luciana |
author_role |
author |
author2 |
Munford, Danusa Ferreira, Márcia Serra Moro, Luciana |
author2_role |
author author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Viana, Gabriel Menezes Munford, Danusa Ferreira, Márcia Serra Moro, Luciana |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Teoria e prática formação de professores de ciências práticas sociais conhecimento do professor prática como componente curricular |
topic |
Teoria e prática formação de professores de ciências práticas sociais conhecimento do professor prática como componente curricular |
description |
Este trabalho apresenta uma pesquisa voltada para o estudo de processos de construção das relações entre teoria e prática na formação de professores. A investigação ocorreu em uma disciplina de um curso de licenciatura em Ciências Biológicas. A disciplina era oferecida em um instituto de Ciências Biológicas, abordando o ensino de saúde na eduação básica, a partir do conteúdo específico de patologia. Investigamos aspectos das práticas sociais em diferentes atividades da disciplina e buscamos caracterizar conhecimentos mobilizados. Empregamos um desenho naturalista, utilizando métodos de pesquisa qualitativa. As análises partem de modelos de formação docente discutidos na literatura. Os resultados indicam que as relações entre teoria e prática variavam de acordo com o tipo de atividade desenvolvida. Apesar de certa predominância do conhecimento biológico, observamos iniciativas da professora que evidenciam uma preocupação para com conhecimentos educacionais, do contexto escolar e do aluno. |
publishDate |
2023 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2023-05-29 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Peer reviewed Revisado por pares Avaliado por Pares artigo |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21036 |
url |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21036 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.ufmg.br/index.php/edrevista/article/view/21036/16927 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2012 Educação em Revista https://creativecommons.org/licenses/by/4.0 |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/msword |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
publisher.none.fl_str_mv |
Educação em Revista |
dc.source.none.fl_str_mv |
Educação em Revista ; v. 28 n. 4 (2012) 1982-6621 0102-4698 reponame:Educação em Revista instname:Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) instacron:UFMG |
instname_str |
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
instacron_str |
UFMG |
institution |
UFMG |
reponame_str |
Educação em Revista |
collection |
Educação em Revista |
repository.name.fl_str_mv |
Educação em Revista - Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) |
repository.mail.fl_str_mv |
||sergiocirino99@yahoo.com|| revista@fae.ufmg.br |
_version_ |
1799711120795107328 |