Psicanálise e Educação: o discurso capitalista no campo educacional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passone, Eric Ferdinando Kanai
Data de Publicação: 2013
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1263
Resumo: A partir da indagação conceitual própria da psicanálise no campo da educação, este trabalho reflete sobre a outra cena da política educacional, isto é, o desejo que sustenta o imaginário social desse discurso hegemônico e que determina às práticas discursivas pedagógicas contemporâneas. As práticas discursivas articuladas em torno da educação básica e da gestão do sistema público de ensino por resultados geram os piores efeitos sobre o ato educativo, sobre o professor, sobre a criança e a própria gestão educacional, na medida em que reinscreve a educação a partir do discurso do capitalismo no campo da educação, cuja marca é a produção em massa de capital humano de excelência, característico das sociedades globalizadas, e do discurso científico-universitário de análise da política educacional, no qual o sujeito passa a ser identificado e rotulado de acordo com os resultados e padrões normativos. Tal cenário demanda novas análises, bem como pesquisas para ampliar o quadro teórico sobre o estatuto do sujeito do desejo, o ato educativo e as possíveis posições que a criança assume junto à demanda do adulto, no contexto das políticas educacionais.
id UNICAMP-19_9df0e2f23e0340a3e67dc61c01b07ff8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1263
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Psicanálise e Educação: o discurso capitalista no campo educacionalPsicanálise e educação. Discurso capitalistaPsicanálise. Educação.A partir da indagação conceitual própria da psicanálise no campo da educação, este trabalho reflete sobre a outra cena da política educacional, isto é, o desejo que sustenta o imaginário social desse discurso hegemônico e que determina às práticas discursivas pedagógicas contemporâneas. As práticas discursivas articuladas em torno da educação básica e da gestão do sistema público de ensino por resultados geram os piores efeitos sobre o ato educativo, sobre o professor, sobre a criança e a própria gestão educacional, na medida em que reinscreve a educação a partir do discurso do capitalismo no campo da educação, cuja marca é a produção em massa de capital humano de excelência, característico das sociedades globalizadas, e do discurso científico-universitário de análise da política educacional, no qual o sujeito passa a ser identificado e rotulado de acordo com os resultados e padrões normativos. Tal cenário demanda novas análises, bem como pesquisas para ampliar o quadro teórico sobre o estatuto do sujeito do desejo, o ato educativo e as possíveis posições que a criança assume junto à demanda do adulto, no contexto das políticas educacionais.Universidade Estadual de Campinas2013-12-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa empíricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/126310.20396/etd.v15i3.1263ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 407-424ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 407-424ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 407-4241676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1263/pdfCopyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessPassone, Eric Ferdinando Kanai2017-10-06T14:51:08Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1263Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:08.178040ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Psicanálise e Educação: o discurso capitalista no campo educacional
title Psicanálise e Educação: o discurso capitalista no campo educacional
spellingShingle Psicanálise e Educação: o discurso capitalista no campo educacional
Passone, Eric Ferdinando Kanai
Psicanálise e educação. Discurso capitalista
Psicanálise. Educação.
title_short Psicanálise e Educação: o discurso capitalista no campo educacional
title_full Psicanálise e Educação: o discurso capitalista no campo educacional
title_fullStr Psicanálise e Educação: o discurso capitalista no campo educacional
title_full_unstemmed Psicanálise e Educação: o discurso capitalista no campo educacional
title_sort Psicanálise e Educação: o discurso capitalista no campo educacional
author Passone, Eric Ferdinando Kanai
author_facet Passone, Eric Ferdinando Kanai
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Passone, Eric Ferdinando Kanai
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise e educação. Discurso capitalista
Psicanálise. Educação.
topic Psicanálise e educação. Discurso capitalista
Psicanálise. Educação.
description A partir da indagação conceitual própria da psicanálise no campo da educação, este trabalho reflete sobre a outra cena da política educacional, isto é, o desejo que sustenta o imaginário social desse discurso hegemônico e que determina às práticas discursivas pedagógicas contemporâneas. As práticas discursivas articuladas em torno da educação básica e da gestão do sistema público de ensino por resultados geram os piores efeitos sobre o ato educativo, sobre o professor, sobre a criança e a própria gestão educacional, na medida em que reinscreve a educação a partir do discurso do capitalismo no campo da educação, cuja marca é a produção em massa de capital humano de excelência, característico das sociedades globalizadas, e do discurso científico-universitário de análise da política educacional, no qual o sujeito passa a ser identificado e rotulado de acordo com os resultados e padrões normativos. Tal cenário demanda novas análises, bem como pesquisas para ampliar o quadro teórico sobre o estatuto do sujeito do desejo, o ato educativo e as possíveis posições que a criança assume junto à demanda do adulto, no contexto das políticas educacionais.
publishDate 2013
dc.date.none.fl_str_mv 2013-12-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1263
10.20396/etd.v15i3.1263
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1263
identifier_str_mv 10.20396/etd.v15i3.1263
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1263/pdf
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 15 n. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 407-424
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 No. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 407-424
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 15 Núm. 3 (2013): Número Temático: Educação: da prática à teoria sob diversos olhares; 407-424
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216652784074752