Fracasso na implementação de políticas educacionais : uma abordagem pelo discurso psicanalítico
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2012 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
Texto Completo: | https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618390 |
Resumo: | Orientador: José Roberto Rus Perez |
id |
UNICAMP-30_4e288f9eb910c47e204ae1d2081acda4 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai::873514 |
network_acronym_str |
UNICAMP-30 |
network_name_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository_id_str |
|
spelling |
Fracasso na implementação de políticas educacionais : uma abordagem pelo discurso psicanalíticoEducational policy implementation failure : an approach by psychoanalyticFracasso escolarEducação e EstadoImplementaçãoPsicanáliseDiscursoSchool failureEducational policiesImplementationPsychoanalysisDiscourseOrientador: José Roberto Rus PerezTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Em conformidade com a tendência dos estudos de análises de políticas educacionais em ampliar a compreensão sobre a dimensão micropolítica (implementação) com relação à dimensão macropolítica (elaboração), esta tese insere-se no campo de análises de políticas públicas ao dedicar-se ao estudo da linguagem e dos discursos, como terrenos próprios da propagação das políticas, refletindo a importância de se compreender cada vez mais a relação da subjetividade com a linguagem. A complexidade de estudar o papel da linguagem no processo de implementação de políticas educacionais reforçou a aposta transdisciplinar deste trabalho, que ultrapassa os limites impostos às próprias disciplinas. A escolha do ferramental psicanalítico se justificou na medida em que este nos possibilitou interrogar os efeitos da linguagem na constituição subjetiva. Para tanto, buscamos interrogar o discurso sobre o "fracasso da política educacional" como um sintoma associado aos discursos do mestre, do capitalismo e da universidade, implicando a presença real do inconsciente nos laços sociais instituídos por meio do campo das políticas educacionais na contemporaneidade. Ao tratar o fracasso educacional como sintoma implicou um deslocamento da pergunta habitual "porque as políticas educacionais fracassam?", para sustentar a hipótese que o fracasso retrata o acontecimento do sujeito na estrutura discursiva. A análise mostrou a importância de incluir o sujeito do desejo no campo de análise das políticas educacionais.Abstract: Modern studies on the analysis of educational policies tend to expand the understanding of microscale policy (implementation), instead of the macroscale one (policy maker). In accordance to this tendency, this thesis is situated in the field of analysis of public policies and aims to explore both the role of language and discourse as appropriate domains for spreading policies, as the importance of understanding the relation between subjectivity and language. Studies on the role language plays in the implementation of public policies are complex, thus demanding interdisciplinary approaches that exceed the limits imposed by each discipline. In virtue of this, a choice was made on psychoanalitic tools that allow us to examine the effects of language in the subjective constitution. In order to accomplish this task, we examined the discourse about the "failure of educational policies" as a symptom, associated with the several types of discourse: the master's, the capitalism's, and the university's. All of them imply the actual presence of the unconscious in the social links established by educational policies nowadays. In addressing the educational failure as a symptom, we shift from the usual question: "why do educational policies fail?" to argue in favour of the hypothesis that failure itself mirrors the subject event in the discoursive structure. Our analysis showed the importance of including the subject of desire in the field of educational policies analysis.DoutoradoPolíticas, Administração e Sistemas EducacionaisDoutor em Educação[s.n.]Rus Perez, José Roberto, 1956-Cohen, Ruth Helena PintoMariguela, Marcio AparecidoSilva, ShirleyBryan, Newton Antonio PaciulliUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPassone, Eric Ferdinando Kanai, 1976-20122012-03-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf PDF169 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618390PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Fracasso na implementação de políticas educacionais: uma abordagem pelo discurso psicanalítico. 2012. 169 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618390. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/873514https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/873514porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T11:11:52Zoai::873514Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-01-25T11:11:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Fracasso na implementação de políticas educacionais : uma abordagem pelo discurso psicanalítico Educational policy implementation failure : an approach by psychoanalytic |
title |
Fracasso na implementação de políticas educacionais : uma abordagem pelo discurso psicanalítico |
spellingShingle |
Fracasso na implementação de políticas educacionais : uma abordagem pelo discurso psicanalítico Passone, Eric Ferdinando Kanai, 1976- Fracasso escolar Educação e Estado Implementação Psicanálise Discurso School failure Educational policies Implementation Psychoanalysis Discourse |
title_short |
Fracasso na implementação de políticas educacionais : uma abordagem pelo discurso psicanalítico |
title_full |
Fracasso na implementação de políticas educacionais : uma abordagem pelo discurso psicanalítico |
title_fullStr |
Fracasso na implementação de políticas educacionais : uma abordagem pelo discurso psicanalítico |
title_full_unstemmed |
Fracasso na implementação de políticas educacionais : uma abordagem pelo discurso psicanalítico |
title_sort |
Fracasso na implementação de políticas educacionais : uma abordagem pelo discurso psicanalítico |
author |
Passone, Eric Ferdinando Kanai, 1976- |
author_facet |
Passone, Eric Ferdinando Kanai, 1976- |
author_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
Rus Perez, José Roberto, 1956- Cohen, Ruth Helena Pinto Mariguela, Marcio Aparecido Silva, Shirley Bryan, Newton Antonio Paciulli Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação Programa de Pós-Graduação em Educação UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Passone, Eric Ferdinando Kanai, 1976- |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Fracasso escolar Educação e Estado Implementação Psicanálise Discurso School failure Educational policies Implementation Psychoanalysis Discourse |
topic |
Fracasso escolar Educação e Estado Implementação Psicanálise Discurso School failure Educational policies Implementation Psychoanalysis Discourse |
description |
Orientador: José Roberto Rus Perez |
publishDate |
2012 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2012 2012-03-08T00:00:00Z |
dc.type.status.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618390 PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Fracasso na implementação de políticas educacionais: uma abordagem pelo discurso psicanalítico. 2012. 169 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618390. Acesso em: 25 abr. 2024. |
url |
https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618390 |
identifier_str_mv |
PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Fracasso na implementação de políticas educacionais: uma abordagem pelo discurso psicanalítico. 2012. 169 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618390. Acesso em: 25 abr. 2024. |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/873514 https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/873514 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf PDF 169 p. : il. |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
publisher.none.fl_str_mv |
[s.n.] |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
collection |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.name.fl_str_mv |
Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
sbubd@unicamp.br |
_version_ |
1797405059271622656 |