Fracasso na implementação de políticas educacionais : uma abordagem pelo discurso psicanalítico

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Passone, Eric Ferdinando Kanai, 1976-
Data de Publicação: 2012
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Texto Completo: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618390
Resumo: Orientador: José Roberto Rus Perez
id UNICAMP-30_4e288f9eb910c47e204ae1d2081acda4
oai_identifier_str oai::873514
network_acronym_str UNICAMP-30
network_name_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository_id_str
spelling Fracasso na implementação de políticas educacionais : uma abordagem pelo discurso psicanalíticoEducational policy implementation failure : an approach by psychoanalyticFracasso escolarEducação e EstadoImplementaçãoPsicanáliseDiscursoSchool failureEducational policiesImplementationPsychoanalysisDiscourseOrientador: José Roberto Rus PerezTese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de EducaçãoResumo: Em conformidade com a tendência dos estudos de análises de políticas educacionais em ampliar a compreensão sobre a dimensão micropolítica (implementação) com relação à dimensão macropolítica (elaboração), esta tese insere-se no campo de análises de políticas públicas ao dedicar-se ao estudo da linguagem e dos discursos, como terrenos próprios da propagação das políticas, refletindo a importância de se compreender cada vez mais a relação da subjetividade com a linguagem. A complexidade de estudar o papel da linguagem no processo de implementação de políticas educacionais reforçou a aposta transdisciplinar deste trabalho, que ultrapassa os limites impostos às próprias disciplinas. A escolha do ferramental psicanalítico se justificou na medida em que este nos possibilitou interrogar os efeitos da linguagem na constituição subjetiva. Para tanto, buscamos interrogar o discurso sobre o "fracasso da política educacional" como um sintoma associado aos discursos do mestre, do capitalismo e da universidade, implicando a presença real do inconsciente nos laços sociais instituídos por meio do campo das políticas educacionais na contemporaneidade. Ao tratar o fracasso educacional como sintoma implicou um deslocamento da pergunta habitual "porque as políticas educacionais fracassam?", para sustentar a hipótese que o fracasso retrata o acontecimento do sujeito na estrutura discursiva. A análise mostrou a importância de incluir o sujeito do desejo no campo de análise das políticas educacionais.Abstract: Modern studies on the analysis of educational policies tend to expand the understanding of microscale policy (implementation), instead of the macroscale one (policy maker). In accordance to this tendency, this thesis is situated in the field of analysis of public policies and aims to explore both the role of language and discourse as appropriate domains for spreading policies, as the importance of understanding the relation between subjectivity and language. Studies on the role language plays in the implementation of public policies are complex, thus demanding interdisciplinary approaches that exceed the limits imposed by each discipline. In virtue of this, a choice was made on psychoanalitic tools that allow us to examine the effects of language in the subjective constitution. In order to accomplish this task, we examined the discourse about the "failure of educational policies" as a symptom, associated with the several types of discourse: the master's, the capitalism's, and the university's. All of them imply the actual presence of the unconscious in the social links established by educational policies nowadays. In addressing the educational failure as a symptom, we shift from the usual question: "why do educational policies fail?" to argue in favour of the hypothesis that failure itself mirrors the subject event in the discoursive structure. Our analysis showed the importance of including the subject of desire in the field of educational policies analysis.DoutoradoPolíticas, Administração e Sistemas EducacionaisDoutor em Educação[s.n.]Rus Perez, José Roberto, 1956-Cohen, Ruth Helena PintoMariguela, Marcio AparecidoSilva, ShirleyBryan, Newton Antonio PaciulliUniversidade Estadual de Campinas. Faculdade de EducaçãoPrograma de Pós-Graduação em EducaçãoUNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINASPassone, Eric Ferdinando Kanai, 1976-20122012-03-08T00:00:00Zinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdf PDF169 p. : il.https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618390PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Fracasso na implementação de políticas educacionais: uma abordagem pelo discurso psicanalítico. 2012. 169 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618390. Acesso em: 25 abr. 2024.https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/873514https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/873514porreponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPinfo:eu-repo/semantics/openAccess2024-01-25T11:11:52Zoai::873514Biblioteca Digital de Teses e DissertaçõesPUBhttp://repositorio.unicamp.br/oai/tese/oai.aspsbubd@unicamp.bropendoar:2024-01-25T11:11:52Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Fracasso na implementação de políticas educacionais : uma abordagem pelo discurso psicanalítico
Educational policy implementation failure : an approach by psychoanalytic
title Fracasso na implementação de políticas educacionais : uma abordagem pelo discurso psicanalítico
spellingShingle Fracasso na implementação de políticas educacionais : uma abordagem pelo discurso psicanalítico
Passone, Eric Ferdinando Kanai, 1976-
Fracasso escolar
Educação e Estado
Implementação
Psicanálise
Discurso
School failure
Educational policies
Implementation
Psychoanalysis
Discourse
title_short Fracasso na implementação de políticas educacionais : uma abordagem pelo discurso psicanalítico
title_full Fracasso na implementação de políticas educacionais : uma abordagem pelo discurso psicanalítico
title_fullStr Fracasso na implementação de políticas educacionais : uma abordagem pelo discurso psicanalítico
title_full_unstemmed Fracasso na implementação de políticas educacionais : uma abordagem pelo discurso psicanalítico
title_sort Fracasso na implementação de políticas educacionais : uma abordagem pelo discurso psicanalítico
author Passone, Eric Ferdinando Kanai, 1976-
author_facet Passone, Eric Ferdinando Kanai, 1976-
author_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv Rus Perez, José Roberto, 1956-
Cohen, Ruth Helena Pinto
Mariguela, Marcio Aparecido
Silva, Shirley
Bryan, Newton Antonio Paciulli
Universidade Estadual de Campinas. Faculdade de Educação
Programa de Pós-Graduação em Educação
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CAMPINAS
dc.contributor.author.fl_str_mv Passone, Eric Ferdinando Kanai, 1976-
dc.subject.por.fl_str_mv Fracasso escolar
Educação e Estado
Implementação
Psicanálise
Discurso
School failure
Educational policies
Implementation
Psychoanalysis
Discourse
topic Fracasso escolar
Educação e Estado
Implementação
Psicanálise
Discurso
School failure
Educational policies
Implementation
Psychoanalysis
Discourse
description Orientador: José Roberto Rus Perez
publishDate 2012
dc.date.none.fl_str_mv 2012
2012-03-08T00:00:00Z
dc.type.status.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618390
PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Fracasso na implementação de políticas educacionais: uma abordagem pelo discurso psicanalítico. 2012. 169 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618390. Acesso em: 25 abr. 2024.
url https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618390
identifier_str_mv PASSONE, Eric Ferdinando Kanai. Fracasso na implementação de políticas educacionais: uma abordagem pelo discurso psicanalítico. 2012. 169 p. Tese (doutorado) - Universidade Estadual de Campinas, Faculdade de Educação, Campinas, SP. Disponível em: https://hdl.handle.net/20.500.12733/1618390. Acesso em: 25 abr. 2024.
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/873514
https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/873514
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf PDF
169 p. : il.
dc.publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
publisher.none.fl_str_mv [s.n.]
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
collection Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.name.fl_str_mv Biblioteca Digital de Teses e Dissertações da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv sbubd@unicamp.br
_version_ 1797405059271622656