Indisciplina escolar: análise dos registros de ocorrências de indisciplinas em escolas estaduais de Indaiatuba / SP
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2019 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650469 |
Resumo: | A presente pesquisa teve como tema a indisciplina escolar e como objetivo analisar os Registros de Ocorrências de Indisciplinas (ROI) em escolas estaduais de Indaiatuba – SP. Inicialmente, foram identificados os alunos com comportamentos considerados indisciplinados por meio de entrevistas com professores, equipe gestora e observações de aulas, em seguida foram analisados os ROIs desses alunos. Os registros escolares são importantes para a formulação e implementação de projetos preventivos que lidem com a indisciplina escolar, entretanto observamos uma banalização do ROI. Foi percebida uma discrepância entre as escolas quanto à quantidade de registros. Foi possível perceber que não há uma relação de continuidade e não ocorrem encaminhamentos necessários de cada registro. |
id |
UNICAMP-19_a5bf9d5893fae4b70abdda8cbfd97070 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650469 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Indisciplina escolar: análise dos registros de ocorrências de indisciplinas em escolas estaduais de Indaiatuba / SPIndisciplina escolarAutonomiaAutoridade do professor.A presente pesquisa teve como tema a indisciplina escolar e como objetivo analisar os Registros de Ocorrências de Indisciplinas (ROI) em escolas estaduais de Indaiatuba – SP. Inicialmente, foram identificados os alunos com comportamentos considerados indisciplinados por meio de entrevistas com professores, equipe gestora e observações de aulas, em seguida foram analisados os ROIs desses alunos. Os registros escolares são importantes para a formulação e implementação de projetos preventivos que lidem com a indisciplina escolar, entretanto observamos uma banalização do ROI. Foi percebida uma discrepância entre as escolas quanto à quantidade de registros. Foi possível perceber que não há uma relação de continuidade e não ocorrem encaminhamentos necessários de cada registro.Universidade Estadual de Campinas2019-04-30info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa qualitativa descritiva exploratóriaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/865046910.20396/etd.v21i2.8650469ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 513-529ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 513-529ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 513-5291676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650469/19366https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650469/19813Brasil; 2019Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessMoura, Dirley Aparecido deProdócimo, Elaine2019-07-26T19:13:54Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8650469Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:25.405192ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Indisciplina escolar: análise dos registros de ocorrências de indisciplinas em escolas estaduais de Indaiatuba / SP |
title |
Indisciplina escolar: análise dos registros de ocorrências de indisciplinas em escolas estaduais de Indaiatuba / SP |
spellingShingle |
Indisciplina escolar: análise dos registros de ocorrências de indisciplinas em escolas estaduais de Indaiatuba / SP Moura, Dirley Aparecido de Indisciplina escolar Autonomia Autoridade do professor. |
title_short |
Indisciplina escolar: análise dos registros de ocorrências de indisciplinas em escolas estaduais de Indaiatuba / SP |
title_full |
Indisciplina escolar: análise dos registros de ocorrências de indisciplinas em escolas estaduais de Indaiatuba / SP |
title_fullStr |
Indisciplina escolar: análise dos registros de ocorrências de indisciplinas em escolas estaduais de Indaiatuba / SP |
title_full_unstemmed |
Indisciplina escolar: análise dos registros de ocorrências de indisciplinas em escolas estaduais de Indaiatuba / SP |
title_sort |
Indisciplina escolar: análise dos registros de ocorrências de indisciplinas em escolas estaduais de Indaiatuba / SP |
author |
Moura, Dirley Aparecido de |
author_facet |
Moura, Dirley Aparecido de Prodócimo, Elaine |
author_role |
author |
author2 |
Prodócimo, Elaine |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Moura, Dirley Aparecido de Prodócimo, Elaine |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Indisciplina escolar Autonomia Autoridade do professor. |
topic |
Indisciplina escolar Autonomia Autoridade do professor. |
description |
A presente pesquisa teve como tema a indisciplina escolar e como objetivo analisar os Registros de Ocorrências de Indisciplinas (ROI) em escolas estaduais de Indaiatuba – SP. Inicialmente, foram identificados os alunos com comportamentos considerados indisciplinados por meio de entrevistas com professores, equipe gestora e observações de aulas, em seguida foram analisados os ROIs desses alunos. Os registros escolares são importantes para a formulação e implementação de projetos preventivos que lidem com a indisciplina escolar, entretanto observamos uma banalização do ROI. Foi percebida uma discrepância entre as escolas quanto à quantidade de registros. Foi possível perceber que não há uma relação de continuidade e não ocorrem encaminhamentos necessários de cada registro. |
publishDate |
2019 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2019-04-30 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa qualitativa descritiva exploratória |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650469 10.20396/etd.v21i2.8650469 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650469 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v21i2.8650469 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650469/19366 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8650469/19813 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2019 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.coverage.none.fl_str_mv |
Brasil; 2019 |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 21 n. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 513-529 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 No. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 513-529 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 21 Núm. 2 (2019): Formação de professores, educação e psicanálise; 513-529 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216654246838272 |