Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissional
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/860 |
Resumo: | Abordamos neste trabalho o processo de escolha profissional dos estudantes que ingressam nos cursos técnicos integrados do IF-CE. Isso se configura como um dos novos desafios da atual realidade institucional. O tema proveio da escuta de setores dessa instituição pelo serviço de Psicologia Escolar. No discurso discente, esboçou-se a relação entre as queixas, acompanhadas de sofrimento psíquico, e a necessária escolha profissional no ato de ingresso. Não individualizando as dificuldades decorrentes da escolarização e concebendo a escolha profissional como um processo que se dá nas interações sociais antes, durante e depois da entrada no curso, foi possível demarcar três formas de conceber o IF-CE: como uma escola “preparatória” para o vestibular, como um espaço educacional que traz por “adição” preparo profissional e como um mecanismo de primeira aproximação com uma carreira a ser exercida após a graduação. Verificamos a difusa percepção pelos alunos de que faziam opção por uma carreira e assinalamos a necessidade de oferecer espaços institucionais qualificados para os alunos elaborarem suas opções profissionais. |
id |
UNICAMP-19_a5dc52305c63d6efb3206c737f6c7ce8 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/860 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissionalEducação técnica. Jovens. Escolha profissional. Psicologia escolar.EducaçãoPsicologiaAbordamos neste trabalho o processo de escolha profissional dos estudantes que ingressam nos cursos técnicos integrados do IF-CE. Isso se configura como um dos novos desafios da atual realidade institucional. O tema proveio da escuta de setores dessa instituição pelo serviço de Psicologia Escolar. No discurso discente, esboçou-se a relação entre as queixas, acompanhadas de sofrimento psíquico, e a necessária escolha profissional no ato de ingresso. Não individualizando as dificuldades decorrentes da escolarização e concebendo a escolha profissional como um processo que se dá nas interações sociais antes, durante e depois da entrada no curso, foi possível demarcar três formas de conceber o IF-CE: como uma escola “preparatória” para o vestibular, como um espaço educacional que traz por “adição” preparo profissional e como um mecanismo de primeira aproximação com uma carreira a ser exercida após a graduação. Verificamos a difusa percepção pelos alunos de que faziam opção por uma carreira e assinalamos a necessidade de oferecer espaços institucionais qualificados para os alunos elaborarem suas opções profissionais.Universidade Estadual de Campinas2010-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/86010.20396/etd.v12i0.860ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 64-82ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 64-82ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 64-821676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/860/pdf_30Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Fúlvio HolandaAtem, Érica2017-09-22T08:42:21Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/860Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:49.052549ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissional |
title |
Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissional |
spellingShingle |
Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissional Rocha, Fúlvio Holanda Educação técnica. Jovens. Escolha profissional. Psicologia escolar. Educação Psicologia |
title_short |
Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissional |
title_full |
Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissional |
title_fullStr |
Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissional |
title_full_unstemmed |
Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissional |
title_sort |
Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissional |
author |
Rocha, Fúlvio Holanda |
author_facet |
Rocha, Fúlvio Holanda Atem, Érica |
author_role |
author |
author2 |
Atem, Érica |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Rocha, Fúlvio Holanda Atem, Érica |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação técnica. Jovens. Escolha profissional. Psicologia escolar. Educação Psicologia |
topic |
Educação técnica. Jovens. Escolha profissional. Psicologia escolar. Educação Psicologia |
description |
Abordamos neste trabalho o processo de escolha profissional dos estudantes que ingressam nos cursos técnicos integrados do IF-CE. Isso se configura como um dos novos desafios da atual realidade institucional. O tema proveio da escuta de setores dessa instituição pelo serviço de Psicologia Escolar. No discurso discente, esboçou-se a relação entre as queixas, acompanhadas de sofrimento psíquico, e a necessária escolha profissional no ato de ingresso. Não individualizando as dificuldades decorrentes da escolarização e concebendo a escolha profissional como um processo que se dá nas interações sociais antes, durante e depois da entrada no curso, foi possível demarcar três formas de conceber o IF-CE: como uma escola “preparatória” para o vestibular, como um espaço educacional que traz por “adição” preparo profissional e como um mecanismo de primeira aproximação com uma carreira a ser exercida após a graduação. Verificamos a difusa percepção pelos alunos de que faziam opção por uma carreira e assinalamos a necessidade de oferecer espaços institucionais qualificados para os alunos elaborarem suas opções profissionais. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-09-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa teórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/860 10.20396/etd.v12i0.860 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/860 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v12i0.860 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/860/pdf_30 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 64-82 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 64-82 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 64-82 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651159830528 |