Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissional

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Rocha, Fúlvio Holanda
Data de Publicação: 2010
Outros Autores: Atem, Érica
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/860
Resumo: Abordamos neste trabalho o processo de escolha profissional dos estudantes que ingressam nos cursos técnicos integrados do IF-CE. Isso se configura como um dos novos desafios da atual realidade institucional. O tema proveio da escuta de setores dessa instituição pelo serviço de Psicologia Escolar. No discurso discente, esboçou-se a relação entre as queixas, acompanhadas de sofrimento psíquico, e a necessária escolha profissional no ato de ingresso. Não individualizando as dificuldades decorrentes da escolarização e concebendo a escolha profissional como um processo que se dá nas interações sociais antes, durante e depois da entrada no curso, foi possível demarcar três formas de conceber o IF-CE: como uma escola “preparatória” para o vestibular, como um espaço educacional que traz por “adição” preparo profissional e como um mecanismo de primeira aproximação com uma carreira a ser exercida após a graduação. Verificamos a difusa percepção pelos alunos de que faziam opção por uma carreira e assinalamos a necessidade de oferecer espaços institucionais qualificados para os alunos elaborarem suas opções profissionais.
id UNICAMP-19_a5dc52305c63d6efb3206c737f6c7ce8
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/860
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissionalEducação técnica. Jovens. Escolha profissional. Psicologia escolar.EducaçãoPsicologiaAbordamos neste trabalho o processo de escolha profissional dos estudantes que ingressam nos cursos técnicos integrados do IF-CE. Isso se configura como um dos novos desafios da atual realidade institucional. O tema proveio da escuta de setores dessa instituição pelo serviço de Psicologia Escolar. No discurso discente, esboçou-se a relação entre as queixas, acompanhadas de sofrimento psíquico, e a necessária escolha profissional no ato de ingresso. Não individualizando as dificuldades decorrentes da escolarização e concebendo a escolha profissional como um processo que se dá nas interações sociais antes, durante e depois da entrada no curso, foi possível demarcar três formas de conceber o IF-CE: como uma escola “preparatória” para o vestibular, como um espaço educacional que traz por “adição” preparo profissional e como um mecanismo de primeira aproximação com uma carreira a ser exercida após a graduação. Verificamos a difusa percepção pelos alunos de que faziam opção por uma carreira e assinalamos a necessidade de oferecer espaços institucionais qualificados para os alunos elaborarem suas opções profissionais.Universidade Estadual de Campinas2010-09-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/86010.20396/etd.v12i0.860ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 64-82ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 64-82ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 64-821676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/860/pdf_30Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessRocha, Fúlvio HolandaAtem, Érica2017-09-22T08:42:21Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/860Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:49.052549ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissional
title Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissional
spellingShingle Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissional
Rocha, Fúlvio Holanda
Educação técnica. Jovens. Escolha profissional. Psicologia escolar.
Educação
Psicologia
title_short Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissional
title_full Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissional
title_fullStr Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissional
title_full_unstemmed Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissional
title_sort Jovens e formação técnica no IF-CE: dilemas contemporâneos no processo de escolha profissional
author Rocha, Fúlvio Holanda
author_facet Rocha, Fúlvio Holanda
Atem, Érica
author_role author
author2 Atem, Érica
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Rocha, Fúlvio Holanda
Atem, Érica
dc.subject.por.fl_str_mv Educação técnica. Jovens. Escolha profissional. Psicologia escolar.
Educação
Psicologia
topic Educação técnica. Jovens. Escolha profissional. Psicologia escolar.
Educação
Psicologia
description Abordamos neste trabalho o processo de escolha profissional dos estudantes que ingressam nos cursos técnicos integrados do IF-CE. Isso se configura como um dos novos desafios da atual realidade institucional. O tema proveio da escuta de setores dessa instituição pelo serviço de Psicologia Escolar. No discurso discente, esboçou-se a relação entre as queixas, acompanhadas de sofrimento psíquico, e a necessária escolha profissional no ato de ingresso. Não individualizando as dificuldades decorrentes da escolarização e concebendo a escolha profissional como um processo que se dá nas interações sociais antes, durante e depois da entrada no curso, foi possível demarcar três formas de conceber o IF-CE: como uma escola “preparatória” para o vestibular, como um espaço educacional que traz por “adição” preparo profissional e como um mecanismo de primeira aproximação com uma carreira a ser exercida após a graduação. Verificamos a difusa percepção pelos alunos de que faziam opção por uma carreira e assinalamos a necessidade de oferecer espaços institucionais qualificados para os alunos elaborarem suas opções profissionais.
publishDate 2010
dc.date.none.fl_str_mv 2010-09-23
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa teórica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/860
10.20396/etd.v12i0.860
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/860
identifier_str_mv 10.20396/etd.v12i0.860
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/860/pdf_30
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 64-82
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 64-82
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 (2010): Número Especial: "Juventude, Cultura, Diversidade e Subjetividade"; 64-82
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651159830528