Inserção do bibliotecário na equipe multidisciplinarde ensino a distância: crítica ao princípio de autonomia para aprendizagem e busca de informações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/603 |
Resumo: | O trabalho identifica três características que as Bibliotecas Digitais e o Ensino a Distância têm em comum: uma proposta que rompe com a concepção de “espaço”, a suposta autonomia para aprendizagem e uma grande divergência conceitual em relação aos termos. A discussão central objetiva defender a inclusão de um profissional da informação na equipe multidisciplinar de Ensino a Distância. Este profissional, geralmente com formação na área de Biblioteconomia exercerá o mesmo papel que o bibliotecário de referência exerce no ensino tradicional e poderá ser chamado de cibertecário. O estudo também aborda a questão da autonomia na aprendizagem em ambientes virtuais e sua interferência na implantação de bibliotecas nos projetos de EAD. As questões éticas de informação são comentadas relacionando-se os serviços disponibilizados pelas bibliotecas tradicionais e Bibliotecas Digitais. |
id |
UNICAMP-19_a7fedcae949aae0c0fd62face6affdd5 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/603 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Inserção do bibliotecário na equipe multidisciplinarde ensino a distância: crítica ao princípio de autonomia para aprendizagem e busca de informaçõesEnsino a distância. Aprendizagem-autonomia. Bibliotecário.Ensino a distânciaAprendizagem-AutonomiaO trabalho identifica três características que as Bibliotecas Digitais e o Ensino a Distância têm em comum: uma proposta que rompe com a concepção de “espaço”, a suposta autonomia para aprendizagem e uma grande divergência conceitual em relação aos termos. A discussão central objetiva defender a inclusão de um profissional da informação na equipe multidisciplinar de Ensino a Distância. Este profissional, geralmente com formação na área de Biblioteconomia exercerá o mesmo papel que o bibliotecário de referência exerce no ensino tradicional e poderá ser chamado de cibertecário. O estudo também aborda a questão da autonomia na aprendizagem em ambientes virtuais e sua interferência na implantação de bibliotecas nos projetos de EAD. As questões éticas de informação são comentadas relacionando-se os serviços disponibilizados pelas bibliotecas tradicionais e Bibliotecas Digitais. Universidade Estadual de Campinas2008-12-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/60310.20396/etd.v3i2.603ETD - Educação Temática Digital; v. 3 n. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 11-18ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 No. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 11-18ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 Núm. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 11-181676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/603/618Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessSouto, Leonardo Fernandes2017-03-21T12:43:01Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/603Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:32.757280ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inserção do bibliotecário na equipe multidisciplinarde ensino a distância: crítica ao princípio de autonomia para aprendizagem e busca de informações |
title |
Inserção do bibliotecário na equipe multidisciplinarde ensino a distância: crítica ao princípio de autonomia para aprendizagem e busca de informações |
spellingShingle |
Inserção do bibliotecário na equipe multidisciplinarde ensino a distância: crítica ao princípio de autonomia para aprendizagem e busca de informações Souto, Leonardo Fernandes Ensino a distância. Aprendizagem-autonomia. Bibliotecário. Ensino a distância Aprendizagem-Autonomia |
title_short |
Inserção do bibliotecário na equipe multidisciplinarde ensino a distância: crítica ao princípio de autonomia para aprendizagem e busca de informações |
title_full |
Inserção do bibliotecário na equipe multidisciplinarde ensino a distância: crítica ao princípio de autonomia para aprendizagem e busca de informações |
title_fullStr |
Inserção do bibliotecário na equipe multidisciplinarde ensino a distância: crítica ao princípio de autonomia para aprendizagem e busca de informações |
title_full_unstemmed |
Inserção do bibliotecário na equipe multidisciplinarde ensino a distância: crítica ao princípio de autonomia para aprendizagem e busca de informações |
title_sort |
Inserção do bibliotecário na equipe multidisciplinarde ensino a distância: crítica ao princípio de autonomia para aprendizagem e busca de informações |
author |
Souto, Leonardo Fernandes |
author_facet |
Souto, Leonardo Fernandes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Souto, Leonardo Fernandes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino a distância. Aprendizagem-autonomia. Bibliotecário. Ensino a distância Aprendizagem-Autonomia |
topic |
Ensino a distância. Aprendizagem-autonomia. Bibliotecário. Ensino a distância Aprendizagem-Autonomia |
description |
O trabalho identifica três características que as Bibliotecas Digitais e o Ensino a Distância têm em comum: uma proposta que rompe com a concepção de “espaço”, a suposta autonomia para aprendizagem e uma grande divergência conceitual em relação aos termos. A discussão central objetiva defender a inclusão de um profissional da informação na equipe multidisciplinar de Ensino a Distância. Este profissional, geralmente com formação na área de Biblioteconomia exercerá o mesmo papel que o bibliotecário de referência exerce no ensino tradicional e poderá ser chamado de cibertecário. O estudo também aborda a questão da autonomia na aprendizagem em ambientes virtuais e sua interferência na implantação de bibliotecas nos projetos de EAD. As questões éticas de informação são comentadas relacionando-se os serviços disponibilizados pelas bibliotecas tradicionais e Bibliotecas Digitais. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/603 10.20396/etd.v3i2.603 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/603 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v3i2.603 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/603/618 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 3 n. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 11-18 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 No. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 11-18 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 3 Núm. 2 (2002): Número Temático: Língua de Sinais, Biblioteconomia, Leitura e Propostas Curriculares; 11-18 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216650211917824 |