Autonomia e Internet: Binômio Necessário para o Curso a Distância de Tecnologia em Hotelaria do IFCE
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2018 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
Texto Completo: | http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1266 |
Resumo: | Com a chegada do século XXI e a socialização da Internet, a Educação a Distância (EaD) consolida-se como uma modalidade de ensino usada no mundo inteiro. No entanto, percebe-se que muitos aspectos ainda necessitam de estudos para identificação e correção de problemas, bem como entender a maturidade cognitiva de alunos e de professores, no que se refere às metodologias exigidas no ensino a distância. A autonomia e as tecnologias da informação e comunicação (TICs) são fatores imprescindíveis para o bom desempenho do aluno na EaD. O objetivo geral desse estudo é descrever a influência das TICs na autonomia dos alunos, em especial a Internet, do curso de Tecnologia em Hotelaria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), modalidade a distância. Já os objetivos específicos são determinar os recursos tecnológicos utilizados pelos alunos como instrumentos para garantir a autonomia do ensino a distância e estabelecer a percepção dos alunos do curso supracitado quando utilizam estas ferramentas. Este artigo é resultado de uma revisão bibliográfica, documental e webgráfica para um estudo exploratório descritivo, com análise quali-quantitativa e enfoque socioeducacional. Como instrumento de pesquisa utilizou-se um questionário aplicado com discentes. Concluiu-se que os alunos, do curso de Tecnologia da Hotelaria do IFCE utilizam todas as ferramentas disponíveis na plataforma digital, além de outras como e-mail, WhatsApp, facebook; e estão satisfeitos com os resultados quanto às exigências do curso. |
id |
IFCE-1_40caf8472a298c97a6c16859c7de5788 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1266 |
network_acronym_str |
IFCE-1 |
network_name_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository_id_str |
|
spelling |
Autonomia e Internet: Binômio Necessário para o Curso a Distância de Tecnologia em Hotelaria do IFCEEducação a distância. Autonomia. Internet. Ensino-aprendizagem.Com a chegada do século XXI e a socialização da Internet, a Educação a Distância (EaD) consolida-se como uma modalidade de ensino usada no mundo inteiro. No entanto, percebe-se que muitos aspectos ainda necessitam de estudos para identificação e correção de problemas, bem como entender a maturidade cognitiva de alunos e de professores, no que se refere às metodologias exigidas no ensino a distância. A autonomia e as tecnologias da informação e comunicação (TICs) são fatores imprescindíveis para o bom desempenho do aluno na EaD. O objetivo geral desse estudo é descrever a influência das TICs na autonomia dos alunos, em especial a Internet, do curso de Tecnologia em Hotelaria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), modalidade a distância. Já os objetivos específicos são determinar os recursos tecnológicos utilizados pelos alunos como instrumentos para garantir a autonomia do ensino a distância e estabelecer a percepção dos alunos do curso supracitado quando utilizam estas ferramentas. Este artigo é resultado de uma revisão bibliográfica, documental e webgráfica para um estudo exploratório descritivo, com análise quali-quantitativa e enfoque socioeducacional. Como instrumento de pesquisa utilizou-se um questionário aplicado com discentes. Concluiu-se que os alunos, do curso de Tecnologia da Hotelaria do IFCE utilizam todas as ferramentas disponíveis na plataforma digital, além de outras como e-mail, WhatsApp, facebook; e estão satisfeitos com os resultados quanto às exigências do curso.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Azevedo Esmeraldo, Luiz RégisFerreira Lima, Júlio César2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/126610.21439/conexoes.v12i3.1266Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2018); 40-512176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1266/1280Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T14:37:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1266Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2019-05-29T14:37:08Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Autonomia e Internet: Binômio Necessário para o Curso a Distância de Tecnologia em Hotelaria do IFCE |
title |
Autonomia e Internet: Binômio Necessário para o Curso a Distância de Tecnologia em Hotelaria do IFCE |
spellingShingle |
Autonomia e Internet: Binômio Necessário para o Curso a Distância de Tecnologia em Hotelaria do IFCE Azevedo Esmeraldo, Luiz Régis Educação a distância. Autonomia. Internet. Ensino-aprendizagem. |
title_short |
Autonomia e Internet: Binômio Necessário para o Curso a Distância de Tecnologia em Hotelaria do IFCE |
title_full |
Autonomia e Internet: Binômio Necessário para o Curso a Distância de Tecnologia em Hotelaria do IFCE |
title_fullStr |
Autonomia e Internet: Binômio Necessário para o Curso a Distância de Tecnologia em Hotelaria do IFCE |
title_full_unstemmed |
Autonomia e Internet: Binômio Necessário para o Curso a Distância de Tecnologia em Hotelaria do IFCE |
title_sort |
Autonomia e Internet: Binômio Necessário para o Curso a Distância de Tecnologia em Hotelaria do IFCE |
author |
Azevedo Esmeraldo, Luiz Régis |
author_facet |
Azevedo Esmeraldo, Luiz Régis Ferreira Lima, Júlio César |
author_role |
author |
author2 |
Ferreira Lima, Júlio César |
author2_role |
author |
dc.contributor.none.fl_str_mv |
|
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Azevedo Esmeraldo, Luiz Régis Ferreira Lima, Júlio César |
dc.subject.none.fl_str_mv |
|
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação a distância. Autonomia. Internet. Ensino-aprendizagem. |
topic |
Educação a distância. Autonomia. Internet. Ensino-aprendizagem. |
description |
Com a chegada do século XXI e a socialização da Internet, a Educação a Distância (EaD) consolida-se como uma modalidade de ensino usada no mundo inteiro. No entanto, percebe-se que muitos aspectos ainda necessitam de estudos para identificação e correção de problemas, bem como entender a maturidade cognitiva de alunos e de professores, no que se refere às metodologias exigidas no ensino a distância. A autonomia e as tecnologias da informação e comunicação (TICs) são fatores imprescindíveis para o bom desempenho do aluno na EaD. O objetivo geral desse estudo é descrever a influência das TICs na autonomia dos alunos, em especial a Internet, do curso de Tecnologia em Hotelaria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), modalidade a distância. Já os objetivos específicos são determinar os recursos tecnológicos utilizados pelos alunos como instrumentos para garantir a autonomia do ensino a distância e estabelecer a percepção dos alunos do curso supracitado quando utilizam estas ferramentas. Este artigo é resultado de uma revisão bibliográfica, documental e webgráfica para um estudo exploratório descritivo, com análise quali-quantitativa e enfoque socioeducacional. Como instrumento de pesquisa utilizou-se um questionário aplicado com discentes. Concluiu-se que os alunos, do curso de Tecnologia da Hotelaria do IFCE utilizam todas as ferramentas disponíveis na plataforma digital, além de outras como e-mail, WhatsApp, facebook; e estão satisfeitos com os resultados quanto às exigências do curso. |
publishDate |
2018 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2018-12-21 |
dc.type.none.fl_str_mv |
|
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1266 10.21439/conexoes.v12i3.1266 |
url |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1266 |
identifier_str_mv |
10.21439/conexoes.v12i3.1266 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1266/1280 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
publisher.none.fl_str_mv |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
dc.source.none.fl_str_mv |
Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2018); 40-51 2176-0144 1982-176X reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) instacron:IFCE |
instname_str |
Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
instacron_str |
IFCE |
institution |
IFCE |
reponame_str |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
collection |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) |
repository.name.fl_str_mv |
Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE) |
repository.mail.fl_str_mv |
conexoes@ifce.edu.br |
_version_ |
1757994112105054208 |