Autonomia e Internet: Binômio Necessário para o Curso a Distância de Tecnologia em Hotelaria do IFCE

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Azevedo Esmeraldo, Luiz Régis
Data de Publicação: 2018
Outros Autores: Ferreira Lima, Júlio César
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
Texto Completo: http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1266
Resumo: Com a chegada do século XXI e a socialização da Internet, a Educação a Distância (EaD) consolida-se como uma modalidade de ensino usada no mundo inteiro. No entanto, percebe-se que muitos aspectos ainda necessitam de estudos para identificação e correção de problemas, bem como entender a maturidade cognitiva de alunos e de professores, no que se refere às metodologias exigidas no ensino a distância. A autonomia e as tecnologias da informação e comunicação (TICs) são fatores imprescindíveis para o bom desempenho do aluno na EaD. O objetivo geral desse estudo é descrever a influência das TICs na autonomia dos alunos, em especial a Internet, do curso de Tecnologia em Hotelaria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), modalidade a distância. Já os objetivos específicos são determinar os recursos tecnológicos utilizados pelos alunos como instrumentos para garantir a autonomia do ensino a distância e estabelecer a percepção dos alunos do curso supracitado quando utilizam estas ferramentas. Este artigo é resultado de uma revisão bibliográfica, documental e webgráfica para um estudo exploratório descritivo, com análise quali-quantitativa e enfoque socioeducacional. Como instrumento de pesquisa utilizou-se um questionário aplicado com discentes. Concluiu-se que os alunos, do curso de Tecnologia da Hotelaria do IFCE utilizam todas as ferramentas disponíveis na plataforma digital, além de outras como e-mail, WhatsApp, facebook; e estão satisfeitos com os resultados quanto às exigências do curso.
id IFCE-1_40caf8472a298c97a6c16859c7de5788
oai_identifier_str oai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1266
network_acronym_str IFCE-1
network_name_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository_id_str
spelling Autonomia e Internet: Binômio Necessário para o Curso a Distância de Tecnologia em Hotelaria do IFCEEducação a distância. Autonomia. Internet. Ensino-aprendizagem.Com a chegada do século XXI e a socialização da Internet, a Educação a Distância (EaD) consolida-se como uma modalidade de ensino usada no mundo inteiro. No entanto, percebe-se que muitos aspectos ainda necessitam de estudos para identificação e correção de problemas, bem como entender a maturidade cognitiva de alunos e de professores, no que se refere às metodologias exigidas no ensino a distância. A autonomia e as tecnologias da informação e comunicação (TICs) são fatores imprescindíveis para o bom desempenho do aluno na EaD. O objetivo geral desse estudo é descrever a influência das TICs na autonomia dos alunos, em especial a Internet, do curso de Tecnologia em Hotelaria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), modalidade a distância. Já os objetivos específicos são determinar os recursos tecnológicos utilizados pelos alunos como instrumentos para garantir a autonomia do ensino a distância e estabelecer a percepção dos alunos do curso supracitado quando utilizam estas ferramentas. Este artigo é resultado de uma revisão bibliográfica, documental e webgráfica para um estudo exploratório descritivo, com análise quali-quantitativa e enfoque socioeducacional. Como instrumento de pesquisa utilizou-se um questionário aplicado com discentes. Concluiu-se que os alunos, do curso de Tecnologia da Hotelaria do IFCE utilizam todas as ferramentas disponíveis na plataforma digital, além de outras como e-mail, WhatsApp, facebook; e estão satisfeitos com os resultados quanto às exigências do curso.Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)Azevedo Esmeraldo, Luiz RégisFerreira Lima, Júlio César2018-12-21info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionapplication/pdfhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/126610.21439/conexoes.v12i3.1266Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2018); 40-512176-01441982-176Xreponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)instacron:IFCEporhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1266/1280Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologiainfo:eu-repo/semantics/openAccess2019-05-29T14:37:08Zoai:ojs.pkp.sfu.ca:article/1266Revistahttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoesPUBhttp://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/oaiconexoes@ifce.edu.br2176-01441982-176Xopendoar:2019-05-29T14:37:08Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)false
dc.title.none.fl_str_mv Autonomia e Internet: Binômio Necessário para o Curso a Distância de Tecnologia em Hotelaria do IFCE
title Autonomia e Internet: Binômio Necessário para o Curso a Distância de Tecnologia em Hotelaria do IFCE
spellingShingle Autonomia e Internet: Binômio Necessário para o Curso a Distância de Tecnologia em Hotelaria do IFCE
Azevedo Esmeraldo, Luiz Régis
Educação a distância. Autonomia. Internet. Ensino-aprendizagem.
title_short Autonomia e Internet: Binômio Necessário para o Curso a Distância de Tecnologia em Hotelaria do IFCE
title_full Autonomia e Internet: Binômio Necessário para o Curso a Distância de Tecnologia em Hotelaria do IFCE
title_fullStr Autonomia e Internet: Binômio Necessário para o Curso a Distância de Tecnologia em Hotelaria do IFCE
title_full_unstemmed Autonomia e Internet: Binômio Necessário para o Curso a Distância de Tecnologia em Hotelaria do IFCE
title_sort Autonomia e Internet: Binômio Necessário para o Curso a Distância de Tecnologia em Hotelaria do IFCE
author Azevedo Esmeraldo, Luiz Régis
author_facet Azevedo Esmeraldo, Luiz Régis
Ferreira Lima, Júlio César
author_role author
author2 Ferreira Lima, Júlio César
author2_role author
dc.contributor.none.fl_str_mv
dc.contributor.author.fl_str_mv Azevedo Esmeraldo, Luiz Régis
Ferreira Lima, Júlio César
dc.subject.none.fl_str_mv
dc.subject.por.fl_str_mv Educação a distância. Autonomia. Internet. Ensino-aprendizagem.
topic Educação a distância. Autonomia. Internet. Ensino-aprendizagem.
description Com a chegada do século XXI e a socialização da Internet, a Educação a Distância (EaD) consolida-se como uma modalidade de ensino usada no mundo inteiro. No entanto, percebe-se que muitos aspectos ainda necessitam de estudos para identificação e correção de problemas, bem como entender a maturidade cognitiva de alunos e de professores, no que se refere às metodologias exigidas no ensino a distância. A autonomia e as tecnologias da informação e comunicação (TICs) são fatores imprescindíveis para o bom desempenho do aluno na EaD. O objetivo geral desse estudo é descrever a influência das TICs na autonomia dos alunos, em especial a Internet, do curso de Tecnologia em Hotelaria do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), modalidade a distância. Já os objetivos específicos são determinar os recursos tecnológicos utilizados pelos alunos como instrumentos para garantir a autonomia do ensino a distância e estabelecer a percepção dos alunos do curso supracitado quando utilizam estas ferramentas. Este artigo é resultado de uma revisão bibliográfica, documental e webgráfica para um estudo exploratório descritivo, com análise quali-quantitativa e enfoque socioeducacional. Como instrumento de pesquisa utilizou-se um questionário aplicado com discentes. Concluiu-se que os alunos, do curso de Tecnologia da Hotelaria do IFCE utilizam todas as ferramentas disponíveis na plataforma digital, além de outras como e-mail, WhatsApp, facebook; e estão satisfeitos com os resultados quanto às exigências do curso.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018-12-21
dc.type.none.fl_str_mv

dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1266
10.21439/conexoes.v12i3.1266
url http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1266
identifier_str_mv 10.21439/conexoes.v12i3.1266
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv http://conexoes.ifce.edu.br/index.php/conexoes/article/view/1266/1280
dc.rights.driver.fl_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Direitos autorais 2018 Conexões - Ciência e Tecnologia
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
publisher.none.fl_str_mv Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
dc.source.none.fl_str_mv Conexões - Ciência e Tecnologia; v. 12, n. 3 (2018); 40-51
2176-0144
1982-176X
reponame:Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
instname:Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron:IFCE
instname_str Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
instacron_str IFCE
institution IFCE
reponame_str Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
collection Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online)
repository.name.fl_str_mv Conexões : Ciência e Tecnologia (Fortaleza. Online) - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)
repository.mail.fl_str_mv conexoes@ifce.edu.br
_version_ 1757994112105054208