A lousa digital interativa: táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologias
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2015 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8636465 |
Resumo: | Considerando que uma das características da sociedade atual é o maior contato com as novas mídias, principalmente na juventude, público da educação básica do século XXI, o uso de recursos audiovisuais em sala de aula pode funcionar como um elemento atrativo para os estudantes. Nesse sentido, a Lousa Digital Interativa (LDI) surge como uma ferramenta adotada por muitas escolas públicas e particulares da educação básica. Entretanto, o uso dessa nova tecnologia ainda é marcado pela seguinte contradição: se por um lado a LDI é uma ferramenta pedagógica cada vez mais presente no ambiente escolar, por outro, falta conhecer como os professores estão se apropriando dessa nova tecnologia e quais são as “estratégias, táticas e astúcias” que estão acompanhando o uso desse recurso na sala de aula. Nesse contexto, essa investigação tem como objetivo identificar como alguns professores que atuam em escolas que recentemente passaram pelo processo de implementação das LDIs em suas salas de aula estão lidando com essa nova situação. O aporte teórico dessa pesquisa está centrado nas ideias de Michel de Certeau e as etapas consideradas para atingir esses objetivos compreenderam: entrevistas com professores de escolas públicas e particulares que recentemente adotaram o uso das LDIs em suas salas de aula, aplicação de questionário aos outros professores da mesma rede de ensino. Ao final desse processo verificamos que, embora em realidades diferentes, os docentes das diferentes escolas enfrentavam as mesmas dificuldades. |
id |
UNICAMP-19_ab55dfba2adba1b7f34b0d7e0081033e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8636465 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
A lousa digital interativa: táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologiasTecnologia educacional. Lousa digital interativa. Tecnologia da informação e da comunicação. Novas mídias.EducaçãoCiênciaTecnologiaConsiderando que uma das características da sociedade atual é o maior contato com as novas mídias, principalmente na juventude, público da educação básica do século XXI, o uso de recursos audiovisuais em sala de aula pode funcionar como um elemento atrativo para os estudantes. Nesse sentido, a Lousa Digital Interativa (LDI) surge como uma ferramenta adotada por muitas escolas públicas e particulares da educação básica. Entretanto, o uso dessa nova tecnologia ainda é marcado pela seguinte contradição: se por um lado a LDI é uma ferramenta pedagógica cada vez mais presente no ambiente escolar, por outro, falta conhecer como os professores estão se apropriando dessa nova tecnologia e quais são as “estratégias, táticas e astúcias” que estão acompanhando o uso desse recurso na sala de aula. Nesse contexto, essa investigação tem como objetivo identificar como alguns professores que atuam em escolas que recentemente passaram pelo processo de implementação das LDIs em suas salas de aula estão lidando com essa nova situação. O aporte teórico dessa pesquisa está centrado nas ideias de Michel de Certeau e as etapas consideradas para atingir esses objetivos compreenderam: entrevistas com professores de escolas públicas e particulares que recentemente adotaram o uso das LDIs em suas salas de aula, aplicação de questionário aos outros professores da mesma rede de ensino. Ao final desse processo verificamos que, embora em realidades diferentes, os docentes das diferentes escolas enfrentavam as mesmas dificuldades.Universidade Estadual de Campinas2015-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresEstudo de caso do tipo instrumentalapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863646510.20396/etd.v17i2.8636465ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 394-413ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 394-413ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 394-4131676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8636465/7090Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessAlmeida, José Adolfo Mota dePinto Neto, Pedro da Cunha2017-08-07T14:09:18Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8636465Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:14.579396ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A lousa digital interativa: táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologias |
title |
A lousa digital interativa: táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologias |
spellingShingle |
A lousa digital interativa: táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologias Almeida, José Adolfo Mota de Tecnologia educacional. Lousa digital interativa. Tecnologia da informação e da comunicação. Novas mídias. Educação Ciência Tecnologia |
title_short |
A lousa digital interativa: táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologias |
title_full |
A lousa digital interativa: táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologias |
title_fullStr |
A lousa digital interativa: táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologias |
title_full_unstemmed |
A lousa digital interativa: táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologias |
title_sort |
A lousa digital interativa: táticas e astúcias de professores consumidores de novas tecnologias |
author |
Almeida, José Adolfo Mota de |
author_facet |
Almeida, José Adolfo Mota de Pinto Neto, Pedro da Cunha |
author_role |
author |
author2 |
Pinto Neto, Pedro da Cunha |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Almeida, José Adolfo Mota de Pinto Neto, Pedro da Cunha |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Tecnologia educacional. Lousa digital interativa. Tecnologia da informação e da comunicação. Novas mídias. Educação Ciência Tecnologia |
topic |
Tecnologia educacional. Lousa digital interativa. Tecnologia da informação e da comunicação. Novas mídias. Educação Ciência Tecnologia |
description |
Considerando que uma das características da sociedade atual é o maior contato com as novas mídias, principalmente na juventude, público da educação básica do século XXI, o uso de recursos audiovisuais em sala de aula pode funcionar como um elemento atrativo para os estudantes. Nesse sentido, a Lousa Digital Interativa (LDI) surge como uma ferramenta adotada por muitas escolas públicas e particulares da educação básica. Entretanto, o uso dessa nova tecnologia ainda é marcado pela seguinte contradição: se por um lado a LDI é uma ferramenta pedagógica cada vez mais presente no ambiente escolar, por outro, falta conhecer como os professores estão se apropriando dessa nova tecnologia e quais são as “estratégias, táticas e astúcias” que estão acompanhando o uso desse recurso na sala de aula. Nesse contexto, essa investigação tem como objetivo identificar como alguns professores que atuam em escolas que recentemente passaram pelo processo de implementação das LDIs em suas salas de aula estão lidando com essa nova situação. O aporte teórico dessa pesquisa está centrado nas ideias de Michel de Certeau e as etapas consideradas para atingir esses objetivos compreenderam: entrevistas com professores de escolas públicas e particulares que recentemente adotaram o uso das LDIs em suas salas de aula, aplicação de questionário aos outros professores da mesma rede de ensino. Ao final desse processo verificamos que, embora em realidades diferentes, os docentes das diferentes escolas enfrentavam as mesmas dificuldades. |
publishDate |
2015 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2015-08-31 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Estudo de caso do tipo instrumental |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8636465 10.20396/etd.v17i2.8636465 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8636465 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v17i2.8636465 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8636465/7090 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 394-413 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 394-413 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 394-413 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653314654208 |