Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Belluzzo, Regina Célia Baptista
Data de Publicação: 2009
Outros Autores: Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro, Feres, Glória Georges
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1004
Resumo: Apresenta-se estudo e pesquisa desenvolvido com alunos de cursos de graduação em Pedagogia e Especialização em Formação de Professores, na Universidade do Sagrado Coração, de Bauru,SP, Brasil com aplicação de conceitos e princípios de aprendizagem significativa de Ausubel, de mapas conceituais e de Information Literacy ou competência em informação, na forma de aplicação de guia de pesquisa e de diagrama como organizador cognitivo, especialmente construídos. Os resultados indicaram uma maior agregação de valor à informação e a melhoria da qualidade de práticas pedagógicas, ampliando as possibilidades de exploração dos sujeitos em função de seus estilos cognitivos, podendo-se recomendar a sua incorporação como mais um recurso em ambientes hipertextuais educacionais. 
id UNICAMP-19_ae6737c0d472de0c739679a41a9f9b4e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1004
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimentoInformation literacy. Competência em informação. Formação permanente.Competência em informaçãoApresenta-se estudo e pesquisa desenvolvido com alunos de cursos de graduação em Pedagogia e Especialização em Formação de Professores, na Universidade do Sagrado Coração, de Bauru,SP, Brasil com aplicação de conceitos e princípios de aprendizagem significativa de Ausubel, de mapas conceituais e de Information Literacy ou competência em informação, na forma de aplicação de guia de pesquisa e de diagrama como organizador cognitivo, especialmente construídos. Os resultados indicaram uma maior agregação de valor à informação e a melhoria da qualidade de práticas pedagógicas, ampliando as possibilidades de exploração dos sujeitos em função de seus estilos cognitivos, podendo-se recomendar a sua incorporação como mais um recurso em ambientes hipertextuais educacionais. Universidade Estadual de Campinas2009-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/100410.20396/etd.v6i1.1004ETD - Educação Temática Digital; v. 6 n. 1 (2004): Número Temático: Educação, Biblioteconomia e Formação Profissional; 81-99ETD - Educação Temática Digital; Vol. 6 No. 1 (2004): Número Temático: Educação, Biblioteconomia e Formação Profissional; 81-99ETD - Educação Temática Digital; Vol. 6 Núm. 1 (2004): Número Temático: Educação, Biblioteconomia e Formação Profissional; 81-991676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1004/1019Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelluzzo, Regina Célia BaptistaKobayashi, Maria do Carmo MonteiroFeres, Glória Georges2017-03-23T13:34:21Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1004Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:56.727368ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento
title Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento
spellingShingle Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento
Belluzzo, Regina Célia Baptista
Information literacy. Competência em informação. Formação permanente.
Competência em informação
title_short Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento
title_full Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento
title_fullStr Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento
title_full_unstemmed Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento
title_sort Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento
author Belluzzo, Regina Célia Baptista
author_facet Belluzzo, Regina Célia Baptista
Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro
Feres, Glória Georges
author_role author
author2 Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro
Feres, Glória Georges
author2_role author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv Belluzzo, Regina Célia Baptista
Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro
Feres, Glória Georges
dc.subject.por.fl_str_mv Information literacy. Competência em informação. Formação permanente.
Competência em informação
topic Information literacy. Competência em informação. Formação permanente.
Competência em informação
description Apresenta-se estudo e pesquisa desenvolvido com alunos de cursos de graduação em Pedagogia e Especialização em Formação de Professores, na Universidade do Sagrado Coração, de Bauru,SP, Brasil com aplicação de conceitos e princípios de aprendizagem significativa de Ausubel, de mapas conceituais e de Information Literacy ou competência em informação, na forma de aplicação de guia de pesquisa e de diagrama como organizador cognitivo, especialmente construídos. Os resultados indicaram uma maior agregação de valor à informação e a melhoria da qualidade de práticas pedagógicas, ampliando as possibilidades de exploração dos sujeitos em função de seus estilos cognitivos, podendo-se recomendar a sua incorporação como mais um recurso em ambientes hipertextuais educacionais. 
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-10-05
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1004
10.20396/etd.v6i1.1004
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1004
identifier_str_mv 10.20396/etd.v6i1.1004
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1004/1019
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 6 n. 1 (2004): Número Temático: Educação, Biblioteconomia e Formação Profissional; 81-99
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 6 No. 1 (2004): Número Temático: Educação, Biblioteconomia e Formação Profissional; 81-99
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 6 Núm. 1 (2004): Número Temático: Educação, Biblioteconomia e Formação Profissional; 81-99
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216651879153664