Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | , |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1004 |
Resumo: | Apresenta-se estudo e pesquisa desenvolvido com alunos de cursos de graduação em Pedagogia e Especialização em Formação de Professores, na Universidade do Sagrado Coração, de Bauru,SP, Brasil com aplicação de conceitos e princípios de aprendizagem significativa de Ausubel, de mapas conceituais e de Information Literacy ou competência em informação, na forma de aplicação de guia de pesquisa e de diagrama como organizador cognitivo, especialmente construídos. Os resultados indicaram uma maior agregação de valor à informação e a melhoria da qualidade de práticas pedagógicas, ampliando as possibilidades de exploração dos sujeitos em função de seus estilos cognitivos, podendo-se recomendar a sua incorporação como mais um recurso em ambientes hipertextuais educacionais. |
id |
UNICAMP-19_ae6737c0d472de0c739679a41a9f9b4e |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1004 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimentoInformation literacy. Competência em informação. Formação permanente.Competência em informaçãoApresenta-se estudo e pesquisa desenvolvido com alunos de cursos de graduação em Pedagogia e Especialização em Formação de Professores, na Universidade do Sagrado Coração, de Bauru,SP, Brasil com aplicação de conceitos e princípios de aprendizagem significativa de Ausubel, de mapas conceituais e de Information Literacy ou competência em informação, na forma de aplicação de guia de pesquisa e de diagrama como organizador cognitivo, especialmente construídos. Os resultados indicaram uma maior agregação de valor à informação e a melhoria da qualidade de práticas pedagógicas, ampliando as possibilidades de exploração dos sujeitos em função de seus estilos cognitivos, podendo-se recomendar a sua incorporação como mais um recurso em ambientes hipertextuais educacionais. Universidade Estadual de Campinas2009-10-05info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/100410.20396/etd.v6i1.1004ETD - Educação Temática Digital; v. 6 n. 1 (2004): Número Temático: Educação, Biblioteconomia e Formação Profissional; 81-99ETD - Educação Temática Digital; Vol. 6 No. 1 (2004): Número Temático: Educação, Biblioteconomia e Formação Profissional; 81-99ETD - Educação Temática Digital; Vol. 6 Núm. 1 (2004): Número Temático: Educação, Biblioteconomia e Formação Profissional; 81-991676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1004/1019Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessBelluzzo, Regina Célia BaptistaKobayashi, Maria do Carmo MonteiroFeres, Glória Georges2017-03-23T13:34:21Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1004Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:56.727368ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento |
title |
Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento |
spellingShingle |
Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento Belluzzo, Regina Célia Baptista Information literacy. Competência em informação. Formação permanente. Competência em informação |
title_short |
Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento |
title_full |
Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento |
title_fullStr |
Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento |
title_full_unstemmed |
Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento |
title_sort |
Information literacy: um indicador de competência para a formação permanente de professores na sociedade do conhecimento |
author |
Belluzzo, Regina Célia Baptista |
author_facet |
Belluzzo, Regina Célia Baptista Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro Feres, Glória Georges |
author_role |
author |
author2 |
Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro Feres, Glória Georges |
author2_role |
author author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Belluzzo, Regina Célia Baptista Kobayashi, Maria do Carmo Monteiro Feres, Glória Georges |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Information literacy. Competência em informação. Formação permanente. Competência em informação |
topic |
Information literacy. Competência em informação. Formação permanente. Competência em informação |
description |
Apresenta-se estudo e pesquisa desenvolvido com alunos de cursos de graduação em Pedagogia e Especialização em Formação de Professores, na Universidade do Sagrado Coração, de Bauru,SP, Brasil com aplicação de conceitos e princípios de aprendizagem significativa de Ausubel, de mapas conceituais e de Information Literacy ou competência em informação, na forma de aplicação de guia de pesquisa e de diagrama como organizador cognitivo, especialmente construídos. Os resultados indicaram uma maior agregação de valor à informação e a melhoria da qualidade de práticas pedagógicas, ampliando as possibilidades de exploração dos sujeitos em função de seus estilos cognitivos, podendo-se recomendar a sua incorporação como mais um recurso em ambientes hipertextuais educacionais. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-10-05 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1004 10.20396/etd.v6i1.1004 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1004 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v6i1.1004 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1004/1019 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 6 n. 1 (2004): Número Temático: Educação, Biblioteconomia e Formação Profissional; 81-99 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 6 No. 1 (2004): Número Temático: Educação, Biblioteconomia e Formação Profissional; 81-99 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 6 Núm. 1 (2004): Número Temático: Educação, Biblioteconomia e Formação Profissional; 81-99 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651879153664 |