Tornando visíveis práticas invisíveis de professores de arte: narrativas autobiográficas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2010 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1191 |
Resumo: | A disciplina de Prática de Ensino de Arte toma a atividade artística do licenciando como fonte de reflexão para a docência. Essa ação leva às seguintes questões: o processo de criação alimenta a prática docente? A prática docente influencia o processo de criação do artista-professor? Neste artigo, são apresentados resultados de uma pesquisa que tem como proposta analisar a prática artística e a prática docente de um grupo de professoras da educação básica. Buscamos indícios que revelam os caminhos que essas professoras têm construído ao longo de suas práticas como educadoras, artistas e pesquisadoras. |
id |
UNICAMP-19_b0ba6c16a13e551835245d50b680d253 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1191 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Tornando visíveis práticas invisíveis de professores de arte: narrativas autobiográficasFormação de professores. Memória. Ensino de arte.EducaçãoA disciplina de Prática de Ensino de Arte toma a atividade artística do licenciando como fonte de reflexão para a docência. Essa ação leva às seguintes questões: o processo de criação alimenta a prática docente? A prática docente influencia o processo de criação do artista-professor? Neste artigo, são apresentados resultados de uma pesquisa que tem como proposta analisar a prática artística e a prática docente de um grupo de professoras da educação básica. Buscamos indícios que revelam os caminhos que essas professoras têm construído ao longo de suas práticas como educadoras, artistas e pesquisadoras.Universidade Estadual de Campinas2010-11-22info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa teóricaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/119110.20396/etd.v12i2.1191ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 113-121ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 113-121ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 113-1211676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1191/pdfCopyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessKolb, Rosvita2017-09-25T12:00:47Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1191Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:03.879358ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Tornando visíveis práticas invisíveis de professores de arte: narrativas autobiográficas |
title |
Tornando visíveis práticas invisíveis de professores de arte: narrativas autobiográficas |
spellingShingle |
Tornando visíveis práticas invisíveis de professores de arte: narrativas autobiográficas Kolb, Rosvita Formação de professores. Memória. Ensino de arte. Educação |
title_short |
Tornando visíveis práticas invisíveis de professores de arte: narrativas autobiográficas |
title_full |
Tornando visíveis práticas invisíveis de professores de arte: narrativas autobiográficas |
title_fullStr |
Tornando visíveis práticas invisíveis de professores de arte: narrativas autobiográficas |
title_full_unstemmed |
Tornando visíveis práticas invisíveis de professores de arte: narrativas autobiográficas |
title_sort |
Tornando visíveis práticas invisíveis de professores de arte: narrativas autobiográficas |
author |
Kolb, Rosvita |
author_facet |
Kolb, Rosvita |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Kolb, Rosvita |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Formação de professores. Memória. Ensino de arte. Educação |
topic |
Formação de professores. Memória. Ensino de arte. Educação |
description |
A disciplina de Prática de Ensino de Arte toma a atividade artística do licenciando como fonte de reflexão para a docência. Essa ação leva às seguintes questões: o processo de criação alimenta a prática docente? A prática docente influencia o processo de criação do artista-professor? Neste artigo, são apresentados resultados de uma pesquisa que tem como proposta analisar a prática artística e a prática docente de um grupo de professoras da educação básica. Buscamos indícios que revelam os caminhos que essas professoras têm construído ao longo de suas práticas como educadoras, artistas e pesquisadoras. |
publishDate |
2010 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2010-11-22 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa teórica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1191 10.20396/etd.v12i2.1191 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1191 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v12i2.1191 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1191/pdf |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 12 n. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 113-121 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 No. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 113-121 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 12 Núm. 2 (2011): Número Temático: "Conexão norte-sul em pesquisa qualitativa: um multiolhar brasileiro e alemão para o texto e a imagem"; 113-121 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216652361498624 |