Da Comunicabilidade do Juízo Estético
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2015 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638938 |
Resumo: | O objectivo deste artigo é examinar a possibilidade de transmissão do gosto através do juízo estético, o que é certamente um dos maiores desafios do ensino das artes e da educação estética. De onde vem essa dificuldade de comunicação? Quais os factores em jogo? Que experiência estética pode o professor transmitir e quais os limites desse tipo de transferência de sentimentos? Pensamos que ao esclarecer estas questões estamos contribuir para a educação artística e para a procura de práticas concretas a que se poderia chamar “comunicação do gosto”. A análise do pensamento de Kant sobre esta matéria revela-se uma peça essencial desse contributo. Analisaremos com a ajuda de Deleuze e Lyotard as noções de sentido comum e senso comum, comunicabilidade do juízo estético e pensamento alargado. |
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Da Comunicabilidade do Juízo EstéticoSenso comum. Sentido comum. Comunicabilidade. Universalidade. Juízo Estético.Filosofia estéticaO objectivo deste artigo é examinar a possibilidade de transmissão do gosto através do juízo estético, o que é certamente um dos maiores desafios do ensino das artes e da educação estética. De onde vem essa dificuldade de comunicação? Quais os factores em jogo? Que experiência estética pode o professor transmitir e quais os limites desse tipo de transferência de sentimentos? Pensamos que ao esclarecer estas questões estamos contribuir para a educação artística e para a procura de práticas concretas a que se poderia chamar “comunicação do gosto”. A análise do pensamento de Kant sobre esta matéria revela-se uma peça essencial desse contributo. Analisaremos com a ajuda de Deleuze e Lyotard as noções de sentido comum e senso comum, comunicabilidade do juízo estético e pensamento alargado.Universidade Estadual de Campinas2015-08-31info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionEnsaio teóricoapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/863893810.20396/etd.v17i2.8638938ETD - Educação Temática Digital; v. 17 n. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 341-354ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 No. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 341-354ETD - Educação Temática Digital; Vol. 17 Núm. 2 (2015): Escolas, ensinos e conhecimentos: focos plurais; 341-3541676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8638938/7082Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessGil, Ana Godinho2017-08-07T13:59:33Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8638938Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:15.828526ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
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