O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1035 |
Resumo: | Este estudo teve por objetivo investigar a documentação em vídeo como fonte de dados de pesquisa para alunos de 5a. Série do ensino fundamental, a partir de um tema que tratava da sua realidade. Os sujeitos foram 60 alunos de uma escola pública municipal da cidade de Campinas/SP com idades entre 12 e 15 anos, escolhidos por critério de conveniência. Após serem capacitados a utilizar a câmera filmadora, os alunos foram a campo coletar dados através de imagens, em seguida analisaram as gravações e levantaram informações acerca do tema investigado por meio de um relatório escrito. Todas as atividades foram gravadas também pela pesquisadora e os dados retirados destas imagens foram analisados. Pode-se notar, entre outros aspectos, que os alunos utilizaram as suas referências adquiridas por meio da televisão e que construíram um novo olhar a partir da máquina, oportunizando-os a construir seus próprios conhecimentos. |
id |
UNICAMP-19_c7d4c833dda9b62a868c3e87aaa3e661 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1035 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratórioEducação. Tecnologia. Documentário (Vídeo). Ensino fundamental. Pesquisa. Documentação.EducaçãoTecnologiaEste estudo teve por objetivo investigar a documentação em vídeo como fonte de dados de pesquisa para alunos de 5a. Série do ensino fundamental, a partir de um tema que tratava da sua realidade. Os sujeitos foram 60 alunos de uma escola pública municipal da cidade de Campinas/SP com idades entre 12 e 15 anos, escolhidos por critério de conveniência. Após serem capacitados a utilizar a câmera filmadora, os alunos foram a campo coletar dados através de imagens, em seguida analisaram as gravações e levantaram informações acerca do tema investigado por meio de um relatório escrito. Todas as atividades foram gravadas também pela pesquisadora e os dados retirados destas imagens foram analisados. Pode-se notar, entre outros aspectos, que os alunos utilizaram as suas referências adquiridas por meio da televisão e que construíram um novo olhar a partir da máquina, oportunizando-os a construir seus próprios conhecimentos.Universidade Estadual de Campinas2009-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNão avaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1035ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 259-259ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 259-259ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 259-2591676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1035/1050Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessModonezi, Eneida Baccaro2017-08-29T09:23:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1035Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-08-29T09:23:46ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório |
title |
O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório |
spellingShingle |
O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório Modonezi, Eneida Baccaro Educação. Tecnologia. Documentário (Vídeo). Ensino fundamental. Pesquisa. Documentação. Educação Tecnologia |
title_short |
O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório |
title_full |
O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório |
title_fullStr |
O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório |
title_full_unstemmed |
O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório |
title_sort |
O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório |
author |
Modonezi, Eneida Baccaro |
author_facet |
Modonezi, Eneida Baccaro |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Modonezi, Eneida Baccaro |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Educação. Tecnologia. Documentário (Vídeo). Ensino fundamental. Pesquisa. Documentação. Educação Tecnologia |
topic |
Educação. Tecnologia. Documentário (Vídeo). Ensino fundamental. Pesquisa. Documentação. Educação Tecnologia |
description |
Este estudo teve por objetivo investigar a documentação em vídeo como fonte de dados de pesquisa para alunos de 5a. Série do ensino fundamental, a partir de um tema que tratava da sua realidade. Os sujeitos foram 60 alunos de uma escola pública municipal da cidade de Campinas/SP com idades entre 12 e 15 anos, escolhidos por critério de conveniência. Após serem capacitados a utilizar a câmera filmadora, os alunos foram a campo coletar dados através de imagens, em seguida analisaram as gravações e levantaram informações acerca do tema investigado por meio de um relatório escrito. Todas as atividades foram gravadas também pela pesquisadora e os dados retirados destas imagens foram analisados. Pode-se notar, entre outros aspectos, que os alunos utilizaram as suas referências adquiridas por meio da televisão e que construíram um novo olhar a partir da máquina, oportunizando-os a construir seus próprios conhecimentos. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-02-04 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Não avaliado pelos pares info:eu-repo/semantics/masterThesis |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1035 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1035 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1035/1050 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 259-259 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 259-259 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 259-259 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1748950171695185920 |