O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Modonezi, Eneida Baccaro
Data de Publicação: 2009
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1035
Resumo: Este estudo teve por objetivo investigar a documentação em vídeo como fonte de dados de pesquisa para alunos de 5a. Série do ensino fundamental, a partir de um tema que tratava da sua realidade. Os sujeitos foram 60 alunos de uma escola pública municipal da cidade de Campinas/SP com idades entre 12 e 15 anos, escolhidos por critério de conveniência. Após serem capacitados a utilizar a câmera filmadora, os alunos foram a campo coletar dados através de imagens, em seguida analisaram as gravações e levantaram informações acerca do tema investigado por meio de um relatório escrito. Todas as atividades foram gravadas também pela pesquisadora e os dados retirados destas imagens foram analisados. Pode-se notar, entre outros aspectos, que os alunos utilizaram as suas referências adquiridas por meio da televisão e que construíram um novo olhar a partir da máquina, oportunizando-os a construir seus próprios conhecimentos.
id UNICAMP-19_c7d4c833dda9b62a868c3e87aaa3e661
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1035
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratórioEducação. Tecnologia. Documentário (Vídeo). Ensino fundamental. Pesquisa. Documentação.EducaçãoTecnologiaEste estudo teve por objetivo investigar a documentação em vídeo como fonte de dados de pesquisa para alunos de 5a. Série do ensino fundamental, a partir de um tema que tratava da sua realidade. Os sujeitos foram 60 alunos de uma escola pública municipal da cidade de Campinas/SP com idades entre 12 e 15 anos, escolhidos por critério de conveniência. Após serem capacitados a utilizar a câmera filmadora, os alunos foram a campo coletar dados através de imagens, em seguida analisaram as gravações e levantaram informações acerca do tema investigado por meio de um relatório escrito. Todas as atividades foram gravadas também pela pesquisadora e os dados retirados destas imagens foram analisados. Pode-se notar, entre outros aspectos, que os alunos utilizaram as suas referências adquiridas por meio da televisão e que construíram um novo olhar a partir da máquina, oportunizando-os a construir seus próprios conhecimentos.Universidade Estadual de Campinas2009-02-04info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionNão avaliado pelos paresinfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1035ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 259-259ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 259-259ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 259-2591676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1035/1050Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessModonezi, Eneida Baccaro2017-08-29T09:23:46Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/1035Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2017-08-29T09:23:46ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório
title O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório
spellingShingle O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório
Modonezi, Eneida Baccaro
Educação. Tecnologia. Documentário (Vídeo). Ensino fundamental. Pesquisa. Documentação.
Educação
Tecnologia
title_short O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório
title_full O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório
title_fullStr O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório
title_full_unstemmed O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório
title_sort O vídeo como instrumento de pesquisa para o aluno de 5 ª série: um estudo exploratório
author Modonezi, Eneida Baccaro
author_facet Modonezi, Eneida Baccaro
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Modonezi, Eneida Baccaro
dc.subject.por.fl_str_mv Educação. Tecnologia. Documentário (Vídeo). Ensino fundamental. Pesquisa. Documentação.
Educação
Tecnologia
topic Educação. Tecnologia. Documentário (Vídeo). Ensino fundamental. Pesquisa. Documentação.
Educação
Tecnologia
description Este estudo teve por objetivo investigar a documentação em vídeo como fonte de dados de pesquisa para alunos de 5a. Série do ensino fundamental, a partir de um tema que tratava da sua realidade. Os sujeitos foram 60 alunos de uma escola pública municipal da cidade de Campinas/SP com idades entre 12 e 15 anos, escolhidos por critério de conveniência. Após serem capacitados a utilizar a câmera filmadora, os alunos foram a campo coletar dados através de imagens, em seguida analisaram as gravações e levantaram informações acerca do tema investigado por meio de um relatório escrito. Todas as atividades foram gravadas também pela pesquisadora e os dados retirados destas imagens foram analisados. Pode-se notar, entre outros aspectos, que os alunos utilizaram as suas referências adquiridas por meio da televisão e que construíram um novo olhar a partir da máquina, oportunizando-os a construir seus próprios conhecimentos.
publishDate 2009
dc.date.none.fl_str_mv 2009-02-04
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Não avaliado pelos pares
info:eu-repo/semantics/masterThesis
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1035
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1035
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/1035/1050
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 10 n. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 259-259
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 No. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 259-259
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 10 Núm. 1 (2008): Número Temático: "A interdisciplinaridade no campo educacional: uma integração necessária"; 259-259
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1748950171695185920