Documentação pedagógica: um instrumento avaliativo utilizado na abordagem Reggio Emilia no primeiro ano do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Ghissoni, Marianna Conceição Silva
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Repositório Institucional da UFBA
Texto Completo: http://repositorio.ufba.br/ri/handle/ri/28718
Resumo: A abordagem pedagógica elaborada pela cidade de Reggio Emilia, localizada ao norte da Itália, é referência mundial. Possuiu como idealizador Loris Malaguzzi, que defendia a criança como protagonista do seu processo de aprendizagem. Este trabalho de Conclusão de Curso apresenta uma pesquisa cientifica de natureza qualitativa, sobre as documentações pedagógicas um dos aspectos da abordagem Reggio Emilia. A pesquisa buscou compreender como a documentação pedagógica pode ser um instrumento avaliativo utilizado na abordagem Reggio Emilia no primeiro ano do Ensino Fundamental para responder a essa pergunta foi realizada uma pesquisa bibliográfica, os seguintes autores Malaguzzi (2016), Rinaldi (2017), Edwards (2016), Gandini (2016), Forman (2016) para fundamentar teoricamente a história e pedagogia da cidade italiana e em Luckesi (1995), Hoffman (2015) entre outros para fundamentar os conceitos de avaliação. Além disso, foi desenvolvida uma pesquisa de campo numa escola localizada no município de Salvador-Bahia que se inspira na abordagem de Reggio Emilia. Onde foi realizada a observação turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, analisada as documentações produzidas referentes a essa turma e a entrevista com duas educadoras da escola além da coordenadora pedagógica. Após a descrição e análise dos dados em três categorias: a relação que as documentações estabelecem com as crianças, porque possibilita o protagonismo delas, com as famílias, pois viabiliza a sua participação no processo de aprendizagem das crianças, e com as educadoras porque elas tornam visíveis as construções de conhecimentos dessa forma foi possível concluir que o uso das documentações pedagógicas dentro da abordagem Reggio Emilia são instrumentos potentes para a avaliação no primeiro ano Ensino fundamental.
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A pesquisa buscou compreender como a documentação pedagógica pode ser um instrumento avaliativo utilizado na abordagem Reggio Emilia no primeiro ano do Ensino Fundamental para responder a essa pergunta foi realizada uma pesquisa bibliográfica, os seguintes autores Malaguzzi (2016), Rinaldi (2017), Edwards (2016), Gandini (2016), Forman (2016) para fundamentar teoricamente a história e pedagogia da cidade italiana e em Luckesi (1995), Hoffman (2015) entre outros para fundamentar os conceitos de avaliação. Além disso, foi desenvolvida uma pesquisa de campo numa escola localizada no município de Salvador-Bahia que se inspira na abordagem de Reggio Emilia. Onde foi realizada a observação turma de primeiro ano do Ensino Fundamental, analisada as documentações produzidas referentes a essa turma e a entrevista com duas educadoras da escola além da coordenadora pedagógica. Após a descrição e análise dos dados em três categorias: a relação que as documentações estabelecem com as crianças, porque possibilita o protagonismo delas, com as famílias, pois viabiliza a sua participação no processo de aprendizagem das crianças, e com as educadoras porque elas tornam visíveis as construções de conhecimentos dessa forma foi possível concluir que o uso das documentações pedagógicas dentro da abordagem Reggio Emilia são instrumentos potentes para a avaliação no primeiro ano Ensino fundamental.Submitted by Marianna Ghissoni (mariannaghissoni@hotmail.com) on 2019-02-19T01:48:29Z No. of bitstreams: 1 TCCMariannaConceiçãoSilvaGhissoni.pdf: 970192 bytes, checksum: cab52bd81665522a2267c4f1b2d8a6aa (MD5)Approved for entry into archive by Eleonora Guimaraes (esilva@ufba.br) on 2019-02-22T18:47:31Z (GMT) No. of bitstreams: 1 TCCMariannaConceiçãoSilvaGhissoni.pdf: 970192 bytes, checksum: cab52bd81665522a2267c4f1b2d8a6aa (MD5)Made available in DSpace on 2019-02-22T18:47:31Z (GMT). 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