O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Larocca, Priscila
Data de Publicação: 2008
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/663
Resumo: Neste artigo analisamos o ensino de Psicologia nos cursos de licenciaturas, procedendo a uma retomada de estudos e pesquisas de cerca de três décadas de história. A partir desta retrospectiva indagamos sobre o que aprendemos até aqui, quais problemas persistem em nosso cenário, exigindo de nós novas perguntas e ações. Consideramos o contexto de reformas curriculares, empreendidas recentemente nos cursos de licenciatura, e dados de pesquisa que indicam a persistência de muitos dos problemas antigos. Discutimos a idéia de que a persistência desses problemas está diretamente implicada com a manutenção da metáfora de fundamento na Psicologia da Educação, posicionando-se pela necessidade de modificação de seu status para o de uma disciplina teórico-prática. 
id UNICAMP-19_c8f61eedf2baa5e4a207d37f2b0208ee
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/663
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling O ensino de psicologia no espaço das licenciaturasEnsino de psicologia. Psicologia da educação. Licenciaturas.Psicologia da educaçãoNeste artigo analisamos o ensino de Psicologia nos cursos de licenciaturas, procedendo a uma retomada de estudos e pesquisas de cerca de três décadas de história. A partir desta retrospectiva indagamos sobre o que aprendemos até aqui, quais problemas persistem em nosso cenário, exigindo de nós novas perguntas e ações. Consideramos o contexto de reformas curriculares, empreendidas recentemente nos cursos de licenciatura, e dados de pesquisa que indicam a persistência de muitos dos problemas antigos. Discutimos a idéia de que a persistência desses problemas está diretamente implicada com a manutenção da metáfora de fundamento na Psicologia da Educação, posicionando-se pela necessidade de modificação de seu status para o de uma disciplina teórico-prática. Universidade Estadual de Campinas2008-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/66310.20396/etd.v8i2.663ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 295-306ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 295-306ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 295-3061676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/663/678Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLarocca, Priscila2017-03-31T09:58:52Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/663Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:36.338599ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas
title O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas
spellingShingle O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas
Larocca, Priscila
Ensino de psicologia. Psicologia da educação. Licenciaturas.
Psicologia da educação
title_short O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas
title_full O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas
title_fullStr O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas
title_full_unstemmed O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas
title_sort O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas
author Larocca, Priscila
author_facet Larocca, Priscila
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Larocca, Priscila
dc.subject.por.fl_str_mv Ensino de psicologia. Psicologia da educação. Licenciaturas.
Psicologia da educação
topic Ensino de psicologia. Psicologia da educação. Licenciaturas.
Psicologia da educação
description Neste artigo analisamos o ensino de Psicologia nos cursos de licenciaturas, procedendo a uma retomada de estudos e pesquisas de cerca de três décadas de história. A partir desta retrospectiva indagamos sobre o que aprendemos até aqui, quais problemas persistem em nosso cenário, exigindo de nós novas perguntas e ações. Consideramos o contexto de reformas curriculares, empreendidas recentemente nos cursos de licenciatura, e dados de pesquisa que indicam a persistência de muitos dos problemas antigos. Discutimos a idéia de que a persistência desses problemas está diretamente implicada com a manutenção da metáfora de fundamento na Psicologia da Educação, posicionando-se pela necessidade de modificação de seu status para o de uma disciplina teórico-prática. 
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-12-03
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/663
10.20396/etd.v8i2.663
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/663
identifier_str_mv 10.20396/etd.v8i2.663
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/663/678
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 295-306
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 295-306
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 295-306
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216650295803904