O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2008 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/663 |
Resumo: | Neste artigo analisamos o ensino de Psicologia nos cursos de licenciaturas, procedendo a uma retomada de estudos e pesquisas de cerca de três décadas de história. A partir desta retrospectiva indagamos sobre o que aprendemos até aqui, quais problemas persistem em nosso cenário, exigindo de nós novas perguntas e ações. Consideramos o contexto de reformas curriculares, empreendidas recentemente nos cursos de licenciatura, e dados de pesquisa que indicam a persistência de muitos dos problemas antigos. Discutimos a idéia de que a persistência desses problemas está diretamente implicada com a manutenção da metáfora de fundamento na Psicologia da Educação, posicionando-se pela necessidade de modificação de seu status para o de uma disciplina teórico-prática. |
id |
UNICAMP-19_c8f61eedf2baa5e4a207d37f2b0208ee |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/663 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
O ensino de psicologia no espaço das licenciaturasEnsino de psicologia. Psicologia da educação. Licenciaturas.Psicologia da educaçãoNeste artigo analisamos o ensino de Psicologia nos cursos de licenciaturas, procedendo a uma retomada de estudos e pesquisas de cerca de três décadas de história. A partir desta retrospectiva indagamos sobre o que aprendemos até aqui, quais problemas persistem em nosso cenário, exigindo de nós novas perguntas e ações. Consideramos o contexto de reformas curriculares, empreendidas recentemente nos cursos de licenciatura, e dados de pesquisa que indicam a persistência de muitos dos problemas antigos. Discutimos a idéia de que a persistência desses problemas está diretamente implicada com a manutenção da metáfora de fundamento na Psicologia da Educação, posicionando-se pela necessidade de modificação de seu status para o de uma disciplina teórico-prática. Universidade Estadual de Campinas2008-12-03info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/66310.20396/etd.v8i2.663ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 295-306ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 295-306ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 295-3061676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/663/678Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLarocca, Priscila2017-03-31T09:58:52Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/663Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:36.338599ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas |
title |
O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas |
spellingShingle |
O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas Larocca, Priscila Ensino de psicologia. Psicologia da educação. Licenciaturas. Psicologia da educação |
title_short |
O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas |
title_full |
O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas |
title_fullStr |
O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas |
title_full_unstemmed |
O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas |
title_sort |
O ensino de psicologia no espaço das licenciaturas |
author |
Larocca, Priscila |
author_facet |
Larocca, Priscila |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Larocca, Priscila |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Ensino de psicologia. Psicologia da educação. Licenciaturas. Psicologia da educação |
topic |
Ensino de psicologia. Psicologia da educação. Licenciaturas. Psicologia da educação |
description |
Neste artigo analisamos o ensino de Psicologia nos cursos de licenciaturas, procedendo a uma retomada de estudos e pesquisas de cerca de três décadas de história. A partir desta retrospectiva indagamos sobre o que aprendemos até aqui, quais problemas persistem em nosso cenário, exigindo de nós novas perguntas e ações. Consideramos o contexto de reformas curriculares, empreendidas recentemente nos cursos de licenciatura, e dados de pesquisa que indicam a persistência de muitos dos problemas antigos. Discutimos a idéia de que a persistência desses problemas está diretamente implicada com a manutenção da metáfora de fundamento na Psicologia da Educação, posicionando-se pela necessidade de modificação de seu status para o de uma disciplina teórico-prática. |
publishDate |
2008 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2008-12-03 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/663 10.20396/etd.v8i2.663 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/663 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v8i2.663 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/663/678 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 8 n. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 295-306 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 No. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 295-306 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 8 Núm. 2 (2007): Número Temático: Docência em psicologia; 295-306 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216650295803904 |