No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupações

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Leite, Miriam Soares
Data de Publicação: 2017
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647807
Resumo: A notícia das ocupações estudantis na rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro surpreendeu pesquisa então em andamento, em colégio de ensino médio dessa mesma rede, que apontava grande dificuldade de organização política do corpo discente. Realizam-se, então, visitas a escolas ocupadas e entrevistas com ativistas, com foco em aspectos político-pedagógicos do movimento, concebidas, desenvolvidas e problematizadas com base na abordagem narrativa proposta por Leonor Arfuch, bem como nas noções de performatividade e iterabilidade da linguagem, segundo Jacques Derrida e Judith Butler. A discussão dos registros das entrevistas evidenciou a pertinência da perspectiva interseccional para tais estudos, colocando sob rasura categorizações inicialmente assumidas pela pesquisa, como jovem e estudante, além de evidenciar a relevância da identificação de gênero na contingência pesquisada. Concluímos, ainda, pela riqueza e radicalidade das invenções desse movimento, que impõem a necessidade de abertura a novas possibilidades de ativismo político, bem como pela urgência da criação de outro vocabulário e gramática para a abordagem político-pedagógica desse novo ativismo, para o quê defendemos a pertinência de uma perspectiva desconstrutora e interseccional.
id UNICAMP-19_cadccd204d02b1468994cd9f09b83e5a
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647807
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupaçõesJuventude. Escola. Gênero. Feminismo. Participação política. Desconstrução.JuventudeEscolaGêneroA notícia das ocupações estudantis na rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro surpreendeu pesquisa então em andamento, em colégio de ensino médio dessa mesma rede, que apontava grande dificuldade de organização política do corpo discente. Realizam-se, então, visitas a escolas ocupadas e entrevistas com ativistas, com foco em aspectos político-pedagógicos do movimento, concebidas, desenvolvidas e problematizadas com base na abordagem narrativa proposta por Leonor Arfuch, bem como nas noções de performatividade e iterabilidade da linguagem, segundo Jacques Derrida e Judith Butler. A discussão dos registros das entrevistas evidenciou a pertinência da perspectiva interseccional para tais estudos, colocando sob rasura categorizações inicialmente assumidas pela pesquisa, como jovem e estudante, além de evidenciar a relevância da identificação de gênero na contingência pesquisada. Concluímos, ainda, pela riqueza e radicalidade das invenções desse movimento, que impõem a necessidade de abertura a novas possibilidades de ativismo político, bem como pela urgência da criação de outro vocabulário e gramática para a abordagem político-pedagógica desse novo ativismo, para o quê defendemos a pertinência de uma perspectiva desconstrutora e interseccional.Universidade Estadual de Campinas2017-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864780710.20396/etd.v19i0.8647807ETD - Educação Temática Digital; v. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 23-47ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 23-47ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 23-471676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647807/15181https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647807/19932Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Miriam Soares2018-04-13T15:26:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647807Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:21.745354ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupações
title No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupações
spellingShingle No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupações
Leite, Miriam Soares
Juventude. Escola. Gênero. Feminismo. Participação política. Desconstrução.
Juventude
Escola
Gênero
title_short No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupações
title_full No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupações
title_fullStr No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupações
title_full_unstemmed No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupações
title_sort No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupações
author Leite, Miriam Soares
author_facet Leite, Miriam Soares
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Leite, Miriam Soares
dc.subject.por.fl_str_mv Juventude. Escola. Gênero. Feminismo. Participação política. Desconstrução.
Juventude
Escola
Gênero
topic Juventude. Escola. Gênero. Feminismo. Participação política. Desconstrução.
Juventude
Escola
Gênero
description A notícia das ocupações estudantis na rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro surpreendeu pesquisa então em andamento, em colégio de ensino médio dessa mesma rede, que apontava grande dificuldade de organização política do corpo discente. Realizam-se, então, visitas a escolas ocupadas e entrevistas com ativistas, com foco em aspectos político-pedagógicos do movimento, concebidas, desenvolvidas e problematizadas com base na abordagem narrativa proposta por Leonor Arfuch, bem como nas noções de performatividade e iterabilidade da linguagem, segundo Jacques Derrida e Judith Butler. A discussão dos registros das entrevistas evidenciou a pertinência da perspectiva interseccional para tais estudos, colocando sob rasura categorizações inicialmente assumidas pela pesquisa, como jovem e estudante, além de evidenciar a relevância da identificação de gênero na contingência pesquisada. Concluímos, ainda, pela riqueza e radicalidade das invenções desse movimento, que impõem a necessidade de abertura a novas possibilidades de ativismo político, bem como pela urgência da criação de outro vocabulário e gramática para a abordagem político-pedagógica desse novo ativismo, para o quê defendemos a pertinência de uma perspectiva desconstrutora e interseccional.
publishDate 2017
dc.date.none.fl_str_mv 2017-03-11
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Avaliado pelos pares
Pesquisa empírica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647807
10.20396/etd.v19i0.8647807
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647807
identifier_str_mv 10.20396/etd.v19i0.8647807
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647807/15181
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647807/19932
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 23-47
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 23-47
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 23-47
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216653824262144