No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupações
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647807 |
Resumo: | A notícia das ocupações estudantis na rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro surpreendeu pesquisa então em andamento, em colégio de ensino médio dessa mesma rede, que apontava grande dificuldade de organização política do corpo discente. Realizam-se, então, visitas a escolas ocupadas e entrevistas com ativistas, com foco em aspectos político-pedagógicos do movimento, concebidas, desenvolvidas e problematizadas com base na abordagem narrativa proposta por Leonor Arfuch, bem como nas noções de performatividade e iterabilidade da linguagem, segundo Jacques Derrida e Judith Butler. A discussão dos registros das entrevistas evidenciou a pertinência da perspectiva interseccional para tais estudos, colocando sob rasura categorizações inicialmente assumidas pela pesquisa, como jovem e estudante, além de evidenciar a relevância da identificação de gênero na contingência pesquisada. Concluímos, ainda, pela riqueza e radicalidade das invenções desse movimento, que impõem a necessidade de abertura a novas possibilidades de ativismo político, bem como pela urgência da criação de outro vocabulário e gramática para a abordagem político-pedagógica desse novo ativismo, para o quê defendemos a pertinência de uma perspectiva desconstrutora e interseccional. |
id |
UNICAMP-19_cadccd204d02b1468994cd9f09b83e5a |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647807 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupaçõesJuventude. Escola. Gênero. Feminismo. Participação política. Desconstrução.JuventudeEscolaGêneroA notícia das ocupações estudantis na rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro surpreendeu pesquisa então em andamento, em colégio de ensino médio dessa mesma rede, que apontava grande dificuldade de organização política do corpo discente. Realizam-se, então, visitas a escolas ocupadas e entrevistas com ativistas, com foco em aspectos político-pedagógicos do movimento, concebidas, desenvolvidas e problematizadas com base na abordagem narrativa proposta por Leonor Arfuch, bem como nas noções de performatividade e iterabilidade da linguagem, segundo Jacques Derrida e Judith Butler. A discussão dos registros das entrevistas evidenciou a pertinência da perspectiva interseccional para tais estudos, colocando sob rasura categorizações inicialmente assumidas pela pesquisa, como jovem e estudante, além de evidenciar a relevância da identificação de gênero na contingência pesquisada. Concluímos, ainda, pela riqueza e radicalidade das invenções desse movimento, que impõem a necessidade de abertura a novas possibilidades de ativismo político, bem como pela urgência da criação de outro vocabulário e gramática para a abordagem político-pedagógica desse novo ativismo, para o quê defendemos a pertinência de uma perspectiva desconstrutora e interseccional.Universidade Estadual de Campinas2017-03-11info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionAvaliado pelos paresPesquisa empíricaapplication/pdfapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/864780710.20396/etd.v19i0.8647807ETD - Educação Temática Digital; v. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 23-47ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 23-47ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 23-471676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647807/15181https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647807/19932Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessLeite, Miriam Soares2018-04-13T15:26:13Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8647807Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:25:21.745354ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupações |
title |
No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupações |
spellingShingle |
No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupações Leite, Miriam Soares Juventude. Escola. Gênero. Feminismo. Participação política. Desconstrução. Juventude Escola Gênero |
title_short |
No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupações |
title_full |
No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupações |
title_fullStr |
No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupações |
title_full_unstemmed |
No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupações |
title_sort |
No “colégio dos alunos, por alunos, para alunos”: feminismo e desconstrução em narrativas das ocupações |
author |
Leite, Miriam Soares |
author_facet |
Leite, Miriam Soares |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Leite, Miriam Soares |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Juventude. Escola. Gênero. Feminismo. Participação política. Desconstrução. Juventude Escola Gênero |
topic |
Juventude. Escola. Gênero. Feminismo. Participação política. Desconstrução. Juventude Escola Gênero |
description |
A notícia das ocupações estudantis na rede pública de ensino do estado do Rio de Janeiro surpreendeu pesquisa então em andamento, em colégio de ensino médio dessa mesma rede, que apontava grande dificuldade de organização política do corpo discente. Realizam-se, então, visitas a escolas ocupadas e entrevistas com ativistas, com foco em aspectos político-pedagógicos do movimento, concebidas, desenvolvidas e problematizadas com base na abordagem narrativa proposta por Leonor Arfuch, bem como nas noções de performatividade e iterabilidade da linguagem, segundo Jacques Derrida e Judith Butler. A discussão dos registros das entrevistas evidenciou a pertinência da perspectiva interseccional para tais estudos, colocando sob rasura categorizações inicialmente assumidas pela pesquisa, como jovem e estudante, além de evidenciar a relevância da identificação de gênero na contingência pesquisada. Concluímos, ainda, pela riqueza e radicalidade das invenções desse movimento, que impõem a necessidade de abertura a novas possibilidades de ativismo político, bem como pela urgência da criação de outro vocabulário e gramática para a abordagem político-pedagógica desse novo ativismo, para o quê defendemos a pertinência de uma perspectiva desconstrutora e interseccional. |
publishDate |
2017 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2017-03-11 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Avaliado pelos pares Pesquisa empírica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647807 10.20396/etd.v19i0.8647807 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647807 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v19i0.8647807 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647807/15181 https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8647807/19932 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 23-47 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 23-47 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 19 (2017): Número Especial: (Des)ocupar é resistir?; 23-47 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216653824262144 |