Quem conhece? Discutindo as possibilidades pedagógicas do orkut

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Forte, Glenilce Maria de Sousa
Data de Publicação: 2008
Outros Autores: Rocha, Sinara Socorro Duarte
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/739
Resumo: Este artigo busca investigar as múltiplas possibilidades educativas das comunidades virtuais, com ênfase no site de relacionamentos Orkut, analisando suas características, funcionamento e emergência no ciberespaço. Discute a possibilidade de usá-lo tanto numa perspectiva individual – o sujeito traçando seu percurso – quanto numa perspectiva social, visando formar novas comunidades virtuais em torno de interesses comuns, mas voltados para atividades pedagógicas. Dentre as diferentes comunidades virtuais existentes neste site, analisou-se apenas as comunidades virtuais constituídas com a finalidade de compreender as potencialidades da rede nos processos de aprendizagem de alunos e na formação continuada de professores. Conclui-se, inicialmente que a Internet tem transformado as relações sociais e de aprendizagem através do cyberespaço, que o grande desafio é transportar essa inovação para dentro dos muros escolares, sendo necessária a interação entre governo e sociedade acadêmica, tendo a informática educativa papel decisivo neste processo de transformação da sala de aula. 
id UNICAMP-19_d29355efc747e6372388f07ed56e8a9e
oai_identifier_str oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/739
network_acronym_str UNICAMP-19
network_name_str ETD - Educação Temática Digital
repository_id_str
spelling Quem conhece? Discutindo as possibilidades pedagógicas do orkutComunidades virtuais. Orkut. Novas tecnologias na educação.Novas tecnologias na educaçãoEste artigo busca investigar as múltiplas possibilidades educativas das comunidades virtuais, com ênfase no site de relacionamentos Orkut, analisando suas características, funcionamento e emergência no ciberespaço. Discute a possibilidade de usá-lo tanto numa perspectiva individual – o sujeito traçando seu percurso – quanto numa perspectiva social, visando formar novas comunidades virtuais em torno de interesses comuns, mas voltados para atividades pedagógicas. Dentre as diferentes comunidades virtuais existentes neste site, analisou-se apenas as comunidades virtuais constituídas com a finalidade de compreender as potencialidades da rede nos processos de aprendizagem de alunos e na formação continuada de professores. Conclui-se, inicialmente que a Internet tem transformado as relações sociais e de aprendizagem através do cyberespaço, que o grande desafio é transportar essa inovação para dentro dos muros escolares, sendo necessária a interação entre governo e sociedade acadêmica, tendo a informática educativa papel decisivo neste processo de transformação da sala de aula. Universidade Estadual de Campinas2008-11-14info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/73910.20396/etd.v9i1.739ETD - Educação Temática Digital; v. 9 n. 1 (2007): Número Temático: Da tecnologia educacional, humana e visual à educação filosófica e ambiental; 69-83ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 No. 1 (2007): Número Temático: Da tecnologia educacional, humana e visual à educação filosófica e ambiental; 69-83ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 Núm. 1 (2007): Número Temático: Da tecnologia educacional, humana e visual à educação filosófica e ambiental; 69-831676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/739/754Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessForte, Glenilce Maria de SousaRocha, Sinara Socorro Duarte2017-04-03T10:43:32Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/739Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:41.313282ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
dc.title.none.fl_str_mv Quem conhece? Discutindo as possibilidades pedagógicas do orkut
title Quem conhece? Discutindo as possibilidades pedagógicas do orkut
spellingShingle Quem conhece? Discutindo as possibilidades pedagógicas do orkut
Forte, Glenilce Maria de Sousa
Comunidades virtuais. Orkut. Novas tecnologias na educação.
Novas tecnologias na educação
title_short Quem conhece? Discutindo as possibilidades pedagógicas do orkut
title_full Quem conhece? Discutindo as possibilidades pedagógicas do orkut
title_fullStr Quem conhece? Discutindo as possibilidades pedagógicas do orkut
title_full_unstemmed Quem conhece? Discutindo as possibilidades pedagógicas do orkut
title_sort Quem conhece? Discutindo as possibilidades pedagógicas do orkut
author Forte, Glenilce Maria de Sousa
author_facet Forte, Glenilce Maria de Sousa
Rocha, Sinara Socorro Duarte
author_role author
author2 Rocha, Sinara Socorro Duarte
author2_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv Forte, Glenilce Maria de Sousa
Rocha, Sinara Socorro Duarte
dc.subject.por.fl_str_mv Comunidades virtuais. Orkut. Novas tecnologias na educação.
Novas tecnologias na educação
topic Comunidades virtuais. Orkut. Novas tecnologias na educação.
Novas tecnologias na educação
description Este artigo busca investigar as múltiplas possibilidades educativas das comunidades virtuais, com ênfase no site de relacionamentos Orkut, analisando suas características, funcionamento e emergência no ciberespaço. Discute a possibilidade de usá-lo tanto numa perspectiva individual – o sujeito traçando seu percurso – quanto numa perspectiva social, visando formar novas comunidades virtuais em torno de interesses comuns, mas voltados para atividades pedagógicas. Dentre as diferentes comunidades virtuais existentes neste site, analisou-se apenas as comunidades virtuais constituídas com a finalidade de compreender as potencialidades da rede nos processos de aprendizagem de alunos e na formação continuada de professores. Conclui-se, inicialmente que a Internet tem transformado as relações sociais e de aprendizagem através do cyberespaço, que o grande desafio é transportar essa inovação para dentro dos muros escolares, sendo necessária a interação entre governo e sociedade acadêmica, tendo a informática educativa papel decisivo neste processo de transformação da sala de aula. 
publishDate 2008
dc.date.none.fl_str_mv 2008-11-14
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/article
info:eu-repo/semantics/publishedVersion
Pesquisa bibliográfica
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/739
10.20396/etd.v9i1.739
url https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/739
identifier_str_mv 10.20396/etd.v9i1.739
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.relation.none.fl_str_mv https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/739/754
dc.rights.driver.fl_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
info:eu-repo/semantics/openAccess
rights_invalid_str_mv Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
publisher.none.fl_str_mv Universidade Estadual de Campinas
dc.source.none.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital; v. 9 n. 1 (2007): Número Temático: Da tecnologia educacional, humana e visual à educação filosófica e ambiental; 69-83
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 No. 1 (2007): Número Temático: Da tecnologia educacional, humana e visual à educação filosófica e ambiental; 69-83
ETD - Educação Temática Digital; Vol. 9 Núm. 1 (2007): Número Temático: Da tecnologia educacional, humana e visual à educação filosófica e ambiental; 69-83
1676-2592
reponame:ETD - Educação Temática Digital
instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron:UNICAMP
instname_str Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
instacron_str UNICAMP
institution UNICAMP
reponame_str ETD - Educação Temática Digital
collection ETD - Educação Temática Digital
repository.name.fl_str_mv ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
repository.mail.fl_str_mv ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br
_version_ 1800216650687971328