Escolas municipais de educação infantil na cidade de São Paulo de 1989 a 1992: o legado de Paulo Freire para o currículo e a gestão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: Nascimento, Iracema Santos do
Data de Publicação: 2023
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: ETD - Educação Temática Digital
Texto Completo: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672805
Resumo: Durante a administração da prefeita Luiza Erundina na cidade de São Paulo (1989-1992), tendo Paulo Freire e Mário Sérgio Cortella como secretários de educação, foram efetivadas diversas iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade e democratização da educação paulistana. Uma delas foi o movimento de reorientação curricular, voltado para todas as etapas e modalidades da educação básica. Este artigo dedica-se a analisar como se deu essa reorientação nas escolas municipais de educação infantil (EMEIs), à luz dos princípios da teoria educacional freiriana. O objetivo é verificar como e se tais princípios se materializaram em ações concretas e quais teriam sido seus resultados nas políticas de educação infantil da cidade. O corpo de dados analisados compõe-se de documentos oficiais da secretaria municipal de educação (SME) de São Paulo e de depoimentos de educadoras que atuaram na equipe da SME durante o período estudado. Como referencial teórico, utilizam-se obras de Paulo Freire e de outros autores situados no campo das teorias críticas da educação. Dentre os achados, identificamos quatro princípios freirianos sustentando a reorientação curricular: dialogicidade, reflexão coletiva sobre a prática, movimento (transformação) e implicação (comprometimento subjetivo com o processo). Verificou-se que a reorientação curricular resultou em transformações positivas para a educação infantil e também para as outras etapas, como a significativa redução das taxas de repetência na 1a série. Por fim, reafirma-se a viabilidade do princípio constitucional da gestão democrática sustentar a gestão educacional, tanto no nível central dos sistemas quanto no nível das unidades escolares.
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spelling Escolas municipais de educação infantil na cidade de São Paulo de 1989 a 1992: o legado de Paulo Freire para o currículo e a gestãoMunicipal schools of early childhood education in the city of São Paulo from 1989 to 1992: Paulo Freire's legacy for curriculum and managementEscuelas municipales de educación infantil de la ciudad de São Paulo de 1989 a 1992: el legado de Paulo Freire para el currículo y la gestiónMovimiento de reorientación curricularEducación InfantilGestión democráticaPaulo FreireDepartamento Municipal de Educación de São PauloMovimento de reorientação curricularEducação infantilGestão democráticaPaulo FreireSecretaria Municipal de Educação de São PauloCurricular reorientation movementChild educationDemocratic managementPaulo FreireSão Paulo Municipal Department of EducationDurante a administração da prefeita Luiza Erundina na cidade de São Paulo (1989-1992), tendo Paulo Freire e Mário Sérgio Cortella como secretários de educação, foram efetivadas diversas iniciativas voltadas para a melhoria da qualidade e democratização da educação paulistana. Uma delas foi o movimento de reorientação curricular, voltado para todas as etapas e modalidades da educação básica. Este artigo dedica-se a analisar como se deu essa reorientação nas escolas municipais de educação infantil (EMEIs), à luz dos princípios da teoria educacional freiriana. O objetivo é verificar como e se tais princípios se materializaram em ações concretas e quais teriam sido seus resultados nas políticas de educação infantil da cidade. O corpo de dados analisados compõe-se de documentos oficiais da secretaria municipal de educação (SME) de São Paulo e de depoimentos de educadoras que atuaram na equipe da SME durante o período estudado. Como referencial teórico, utilizam-se obras de Paulo Freire e de outros autores situados no campo das teorias críticas da educação. Dentre os achados, identificamos quatro princípios freirianos sustentando a reorientação curricular: dialogicidade, reflexão coletiva sobre a prática, movimento (transformação) e implicação (comprometimento subjetivo com o processo). Verificou-se que a reorientação curricular resultou em transformações positivas para a educação infantil e também para as outras etapas, como a significativa redução das taxas de repetência na 1a série. Por fim, reafirma-se a viabilidade do princípio constitucional da gestão democrática sustentar a gestão educacional, tanto no nível central dos sistemas quanto no nível das unidades escolares.During the administration of mayor Luiza Erundina in the city of São Paulo (1989-1992), with Paulo Freire and Mário Sérgio Cortella as secretaries of education, several initiatives were carried out to improving the quality and democratization of education, as the curriculum reorientation movement. This article analyzes how this reorientation took place in municipal schools of early childhood education (EMEIs), in the light of the principles of Freire's educational theory. The objective is to verify how and if such principles were materialized in concrete actions and what would have been their results in the early childhood education policies at municipal level. For that we analyzed official documents from the municipal education department of São Paulo (SME) and testimonials from educators who worked on the SME during the period. As a theoretical reference, works by Paulo Freire and other authors assigned with critical theories of education are used. Among the findings, we identified four Freirian principles supporting the curricular reorientation: dialogicity, collective reflection on practice, movement (transformation) and implication (subjective commitment to the process). It was verified that the curricular reorientation resulted in positive transformations for early childhood education and also for the other stages, such as the significant reduction of school failure rates in the 1st grade. Finally, it is possible to confirm the viability of the constitutional principle of democratic management to support educational management, both at the central level of systems and at the level of school units.Durante la administración de la alcaldesa Luiza Erundina en São Paulo (1989-1992), con Paulo Freire y Mário Sérgio Cortella como secretarios de educación, se llevaron a cabo varias iniciativas destinadas a mejorar la calidad y democratización de la educación, como el movimiento de reorientación curricular. Este artículo está dedicado a analizar cómo se produjo esta reorientación en las escuelas municipales de educación de la primera infancia, a la luz de los principios de la teoría educativa de Freire. El objetivo es verificar cómo y si tales principios se materializaron en acciones concretas y cuáles habrían sido sus resultados en las políticas de educación de la primera infancia. Los datos analizados fueron documentos oficiales de la Secretaría Municipal de Educación (SME) y testimonios de educadoras que actuaron en el equipo de la SME durante el período. Como referente teórico se utilizan trabajos de Paulo Freire y otros autores ubicados en el campo de las teorías críticas de la educación. Entre los hallazgos, identificamos cuatro principios freirianos que sustentaron la reorientación curricular: dialogicidad, reflexión colectiva sobre la práctica, movimiento (transformación) e implicación (compromiso subjetivo con el proceso). Se verificó que la reorientación curricular resultó en transformaciones positivas para la educación de la primera infancia y también para las demás etapas, como la reducción de las tasas de reprobación en el 1° grado. Finalmente, reafirmamos la viabilidad del principio constitucional de la gestión democrática para sustentar la gestión educativa, tanto a nivel central de los sistemas como a nivel de las unidades escolares.Universidade Estadual de Campinas2023-11-27info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionTextoTextoinfo:eu-repo/semantics/otherapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/867280510.20396/etd.v25i00.8672805ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Continuous publication; e023068 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 25 (2023): Publicación continua; e023068 ETD - Educação Temática Digital; v. 25 (2023): Publicação contínua; e023068 1676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/8672805/32853Brasil; ContemporâneoBrazil; Contemporary Brasil; ContemporáneoCopyright (c) 2023 ETD - Educação Temática Digitalhttps://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/4.0info:eu-repo/semantics/openAccessNascimento, Iracema Santos do2024-01-10T21:04:57Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/8672805Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2024-01-10T21:04:57ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false
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