Imagens da África no cinema: o potencial da mídia no ensino de história
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2009 |
Outros Autores: | |
Tipo de documento: | Artigo |
Idioma: | por |
Título da fonte: | ETD - Educação Temática Digital |
Texto Completo: | https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/919 |
Resumo: | Este artigo apresenta uma leitura crítica do conteúdo de dois filmes que abordam o preconceito racial. Foram selecionados os filmes: Um grito de liberdade e Sarafina o som da liberdade, como fonte de pesquisa. O objetivo é investigar os aspectos culturais, econômicos, sociais e políticos da África, a fim de propor uma metodologia de análise fílmica, com base nos Estudos Culturais. De que maneira o cinema, ao mostrar os conflitos sociais gerados pelas leis raciais, pode contribuir para formar professores mais preparados e capazes de lidar com o racismo e o preconceito na sala de aula? No espaço escolar, esses filmes analisados na perspectiva de Douglas Kellner, Michel Foucault e Stuart Hall, podem ampliar a nossa compreensão sobre a lógica da dominação pela segregação racial e contribuir para mobilizar ações de valorização e de reconhecimento da história e cultura africana e afro-brasileiro. |
id |
UNICAMP-19_d5e94af6c1ab4cc3fb5d79ad7b4cdaa3 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/919 |
network_acronym_str |
UNICAMP-19 |
network_name_str |
ETD - Educação Temática Digital |
repository_id_str |
|
spelling |
Imagens da África no cinema: o potencial da mídia no ensino de históriaMídia na educação. Apartheid. Estudos culturais. Ensino de História.Formação de professoresEstudos CulturaisEste artigo apresenta uma leitura crítica do conteúdo de dois filmes que abordam o preconceito racial. Foram selecionados os filmes: Um grito de liberdade e Sarafina o som da liberdade, como fonte de pesquisa. O objetivo é investigar os aspectos culturais, econômicos, sociais e políticos da África, a fim de propor uma metodologia de análise fílmica, com base nos Estudos Culturais. De que maneira o cinema, ao mostrar os conflitos sociais gerados pelas leis raciais, pode contribuir para formar professores mais preparados e capazes de lidar com o racismo e o preconceito na sala de aula? No espaço escolar, esses filmes analisados na perspectiva de Douglas Kellner, Michel Foucault e Stuart Hall, podem ampliar a nossa compreensão sobre a lógica da dominação pela segregação racial e contribuir para mobilizar ações de valorização e de reconhecimento da história e cultura africana e afro-brasileiro. Universidade Estadual de Campinas2009-12-23info:eu-repo/semantics/articleinfo:eu-repo/semantics/publishedVersionPesquisa bibliográficaapplication/pdfhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/91910.20396/etd.v11i1.919ETD - Educação Temática Digital; v. 11 n. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 96-122ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 No. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 96-122ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 Núm. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 96-1221676-2592reponame:ETD - Educação Temática Digitalinstname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)instacron:UNICAMPporhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/919/pdf_104Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digitalinfo:eu-repo/semantics/openAccessFelipe, Delton AparecidoTeruya, Teresa Kazuko2017-09-13T13:09:49Zoai:ojs.periodicos.sbu.unicamp.br:article/919Revistahttp://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etdPUBhttps://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/oaippec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br1676-25921676-2592opendoar:2022-11-08T14:24:51.920768ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Imagens da África no cinema: o potencial da mídia no ensino de história |
title |
Imagens da África no cinema: o potencial da mídia no ensino de história |
spellingShingle |
Imagens da África no cinema: o potencial da mídia no ensino de história Felipe, Delton Aparecido Mídia na educação. Apartheid. Estudos culturais. Ensino de História. Formação de professores Estudos Culturais |
title_short |
Imagens da África no cinema: o potencial da mídia no ensino de história |
title_full |
Imagens da África no cinema: o potencial da mídia no ensino de história |
title_fullStr |
Imagens da África no cinema: o potencial da mídia no ensino de história |
title_full_unstemmed |
Imagens da África no cinema: o potencial da mídia no ensino de história |
title_sort |
Imagens da África no cinema: o potencial da mídia no ensino de história |
author |
Felipe, Delton Aparecido |
author_facet |
Felipe, Delton Aparecido Teruya, Teresa Kazuko |
author_role |
author |
author2 |
Teruya, Teresa Kazuko |
author2_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
Felipe, Delton Aparecido Teruya, Teresa Kazuko |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Mídia na educação. Apartheid. Estudos culturais. Ensino de História. Formação de professores Estudos Culturais |
topic |
Mídia na educação. Apartheid. Estudos culturais. Ensino de História. Formação de professores Estudos Culturais |
description |
Este artigo apresenta uma leitura crítica do conteúdo de dois filmes que abordam o preconceito racial. Foram selecionados os filmes: Um grito de liberdade e Sarafina o som da liberdade, como fonte de pesquisa. O objetivo é investigar os aspectos culturais, econômicos, sociais e políticos da África, a fim de propor uma metodologia de análise fílmica, com base nos Estudos Culturais. De que maneira o cinema, ao mostrar os conflitos sociais gerados pelas leis raciais, pode contribuir para formar professores mais preparados e capazes de lidar com o racismo e o preconceito na sala de aula? No espaço escolar, esses filmes analisados na perspectiva de Douglas Kellner, Michel Foucault e Stuart Hall, podem ampliar a nossa compreensão sobre a lógica da dominação pela segregação racial e contribuir para mobilizar ações de valorização e de reconhecimento da história e cultura africana e afro-brasileiro. |
publishDate |
2009 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2009-12-23 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/article info:eu-repo/semantics/publishedVersion Pesquisa bibliográfica |
format |
article |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/919 10.20396/etd.v11i1.919 |
url |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/919 |
identifier_str_mv |
10.20396/etd.v11i1.919 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.relation.none.fl_str_mv |
https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/etd/article/view/919/pdf_104 |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital info:eu-repo/semantics/openAccess |
rights_invalid_str_mv |
Copyright (c) 2018 ETD - Educação Temática Digital |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
publisher.none.fl_str_mv |
Universidade Estadual de Campinas |
dc.source.none.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital; v. 11 n. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 96-122 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 No. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 96-122 ETD - Educação Temática Digital; Vol. 11 Núm. 1 (2009): Número Temático: "Formação, Currículo e Outras Práticas Educacionais"; 96-122 1676-2592 reponame:ETD - Educação Temática Digital instname:Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) instacron:UNICAMP |
instname_str |
Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
instacron_str |
UNICAMP |
institution |
UNICAMP |
reponame_str |
ETD - Educação Temática Digital |
collection |
ETD - Educação Temática Digital |
repository.name.fl_str_mv |
ETD - Educação Temática Digital - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) |
repository.mail.fl_str_mv |
ppec@unicamp.br||acdiasjr@gmail.com||etd@unicamp.br|| gilbfe@unicamp.br |
_version_ |
1800216651494326272 |